Assim é a Natureza: fui para o Hawaii ver a erupção do Vulcão Kilauea e dei de cara com o Tornado Lane

Eu sempre tive fascinação por vulcões e quando eu soube que o vulcão Kilauea estava em erupção, comecei a fazer o planejamento para ir para o Hawaii e a melhor forma de observar o vulcão. O vulcão Kilauea fica em Big Island.

Big Island é a ilha mais nova do arquipélago havaiano, e, entre suas atrações, podemos escolher entre avistar um enorme vulcão com neve, ou com lava; ou florestas tropicais com cachoeiras deslumbrantes.

O Parque Nacional dos Vulcões, que abriga o Kilauea, em Hilo, é mais uma das principais atrações da Big Island, onde se pode ver lava escorrendo em diversas direções. Ainda no parque é possível fazer algumas trilhas em busca de visões de lava e fumaça de algumas crateras, ou ir ao observatório do Kilauea, que também é uma imagem incrível no anoitecer com a lava alaranjada brilhando na cratera. Para ver lava escorrendo até o mar, é possível visitar a praia de Kalapana ou fazer alguns tours de barco, que também dão uma visão incrível desse espetáculo natural.

Porém, como a erupção estava muito forte, o Parque Nacional dos Vulcões foi fechado e as 2 únicas possibilidades de observar a erupção seria por barco, chamados de Lava Boats ou por helicóptero.

Quando o Parque Nacional dos Vulcões está aberto a melhor hospedagem é em Volcano, mas quando está fechado, o ideal é se hospedar em Hilo.

Eu encontrei todos os passeios que eu queria fazer na agência KapohoKine Adventures, em HILO. Eu optei por 3 passeios:
– Waipio Valley Explorer HILO

– Maunakea Stellar Explorer Hilo

– Lava Boat tour

A primeira  aventura, Waipio Valley Explorer parte de Hilo e é a melhor maneira de visitar Waipio Valley e a famosa Costa  de Hamakua.

Neste passeio visitam-se florestas tropicais exuberantes e cachoeiras maravilhosas.

Chegando no Waipio Valley, muda-se de transporte e embarca-se numa van 4 × 4, mais adequada à paisagem dali para frente.

A segunda aventura também se inicia em Hilo, e segue para Rainbow Falls, na foto. Em seguida, você vai viajar pela estrada entre Mauna Kea e Mauna Loa, dois dos vulcões mais altos na Terra. O guia vai passar ideias sobre a Vulcanologia, geologia e história destas maravilhas, bem como fornecerá informações sobre os vários fluxos de lava e flora e fauna que formos observando.

Com um telescópio de última geração, segue-se para Mauna Kea para observar as estrelas à noite. O Monte Mauna Kea é considerada a maior montanha do mundo, se medirmos desde sua base que está no fundo do mar. E em determinadas épocas do ano, ele fica coberto de neve, algo inesperado nas tropicais ilhas havaianas. Para se chegar ao topo é possível pegar uma trilha 4×4, e lá em cima existem telescópios do mundo inteiro destinados ao estudo dos céus, além de uma paisagem de se perder horas, uma vez que possui um dos céus mais limpos do planeta.

Você vai observar o céu profundo e dependendo do que está visível no céu e o que o tempo permitir, pode-se observar galáxias, nebulosas, aglomerados de estrelas, planetas, sistemas de estrelas duplas, lua e muito mais. São fornecidos  casacos quentes.

O último passeio foi o mais emocionante porque, apesar de ser cansativo por navegarmos em águas turbulentas e nos molharmos, pudemos ver as lavas incandescentes atingirem as águas do mar.

Veja o filme:

As fotos abaixo mostram mais do que consigo descrever em palavras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de eu viajar, eu li muito a respeito e descobri que a Fissura 8 estava expelindo tanta lava que podia durar um ano. Assim, me planejei com calma, porém no dia que cheguei a Fissura parou com a erupção. Assim, eu consegui ver a queda da lava no oceano, porém, não consegui ver nada do helicóptero.

Já que o vulcão parecia estar adormecido, resolvi ir para KONA. A melhor maneira de fazer esse trajeto é alugar um carro e ir conhecendo vários locais no caminho.

A estrada que liga Kona a Hilo é famosa pela sua beleza. As duas cidades são localizadas em lados opostos da ilha, e no caminho fiz várias paradas, dentre elas, uma para conhecer a Green Sand Beach, praia famosíssima pela sua areia verde, um visual extremamente inusitado (na foto de capa e também na foto acima).

Bem perto, fica a Punalu’u, ou Black Sand Beach, com areia preta vulcânica (na foto acima). Em seguida, pode-se visitar Ka Lae, um marco histórico, o local onde acredita-se que os primeiros  polinésios chegaram ao Hava. É o ponto mais ao sul dos EUA. Além de possuir um belo templo, é um dos locais preferidos para pesca na Big Island. Se ainda tiver um tempinho, pode parar para visitar Volcano, uma cidade com diversas galerias de arte à beira do vulcão Kilauea, o vulcão mais ativo dos Estados Unidos, na atualidade.

KONA em Big Island

Kona é um centro com várias opções de compras, passeios, visitas e descanso para os turistas, que apreciam grãos de café que estão entre os melhores do planeta.

No seu centrinho há um palácio real havaiano chamado Palácio Holihe’e, todo feito de corais, sendo uma das antigas moradas do Rei Kamehameha. Saindo do centro da cidade há várias opções para visitas, como praias, montanhas e atividades.

Em Kona, há várias opções de mergulho com golfinhos ou tubarões. Mas uma das atrações mais populares é o mergulho noturno com as arraias-mantas. Para esta atividade você pode optar por snorkel ou mergulhos com tanques.

KANALUA OCTOPUS FARM – Fazenda de Polvos KANALUA

É isso mesmo que você leu. É uma fazenda de polvos.

Aqui há uma divertida atividade de interação com os polvos que mudam de cor, conforme sua necessidade de se camuflar.

É obrigatório fazer reservas pelo site  https://www.kanaloaoctopus.com/, porque senão corre-se o risco de não conseguir realizar o tour.

KONA SEAHORSE FARM TOUR

Bem perto da fazenda de polvos há uma de cavalos-marinhos. É um super procurado passeio e fica entre o centrinho e o aeroporto.

Aqui cabem 2 dicas. Como é um passeio disputado, não vá sem antes fazer uma reserva através do site: http://seahorse.com/hawaii-vacation-kona-tours/ocean-rider-tours

Além disso, em Kona é proibido colocarem cartazes anunciando as atrações e fica meio difícil de encontrar se você não tiver um GPS. Como eu não tinha um, fui perguntando até encontrar.

O tour dura entre 1 e 1,5 horas e permite que você veja cavalos marinhos, machos grávidos e dragões marinhos, que são cavalos marinhos,  cheios de folhagens, para ficarem camuflados (foto acima).

O must deste passeio é poder ter entre suas mãos um dos cavalos marinhos. É uma sensação que lhe faz voltar a ser criança (foto abaixo). 

Na última foto são cavalos-marinhos pigmeus. Tive que ampliar muito a foto para que fosse possível vê-los.

Eles também têm um aquário onde mais de metade das 36 espécies de cavalos-marinhos do mundo está em exposição, uma piscina de maré interativa e estação de alimentação de peixes para as crianças.

PASSEIOS DE BARCO PARA A BAÍA DE KEALAKEKUA

Kealakekua Bay é uma baía de 1 km e meio de largura perto da cidade de Captain Cook Big Island. O melhor mergulho é no lado norte da baía.

Você pode escolher entre diversos cruzeiros para visitar a baía, que duram entre 3 horas e meio dia e normalmente fornecem equipamento de snorkel, lanches e bebidas, bem como informações de interesse geral, sobre a baía de Kealakekua.

O melhor snorkeling na baía de Kealakekua é em torno do monumento Captain Cook, mas chegar lá é difícil, pode ser mais interessante reservar um cruzeiro que faça snorkel no local.

Outros pontos com  vida marinha abundante e mais  fácil acessibilidade são Kahaluu Beach Park, 16 minutos ao sul de Kona e Honaunau Bay, mais conhecido como Two Step , 40 minutos ao sul de Kona.

Após pesquisar bastante, encontrei tudo que eu queria fazer na agência SUNLIGHT ON WATER, que oferece os seguintes passeios:

  • de nado com golfinhos: Dolphin Swim,

  • o snorkel na Baía de Kealakekua: Kealakekua Bay Snorkel e, finalmente a realização de um sonho, o nado com as Mantas Gigantes:  Manta Snorkel.

HOSPEDAGEM:

HILO

Eu recomendo o Hilo Bay Hale Bed & Breakfast, onde me hospedei por 4 noites.

Localizado no coração de Hilo, esta casa clássica construída em 1914, está estrategicamente localizada perto de todos os lugares mais interessantes para conhecer, para se alimentar nesta que é a segunda maior cidade do Havaí.

Este delicioso Bed & Breakfast está rodeado por jardins exuberantes, parecendo um oásis com varanda ao ar livre para tomar o seu breakfast, incluído na diária, para jantar ou apenas relaxar.

A partir da varanda na frente da casa, você tem vistas privilegiadas da Baía de Hilo e da cidade de Hilo.  Todos os quartos têm ar condicionado e banheiros privativos.

Do hotel você pode programar com fácil acesso, suas visitas a Akaka Falls, Parque Nacional dos Vulcões e fluxos de lava ativo, Mauna Kea, o famoso Mercado de Agricultores de Hilo, ótimos lugares para comer e fazer compras, museus e galerias,  e o Centro de Visitantes na Costa Puna com praias de areia negra e maravilhoso snorkeling.

Conheça todos os detalhes desta hospedagem assistindo ao vídeo:

https://youtu.be/5vEX4gc3_F8

http://hilobayhalebnb.com/index.html

KONA

KA AWA LOA PLANTATION

82 5990 NAPOOPOO

PO BOX 1280

KEALAKEKUA, HI 96750

Tel: 808-323-2686

Este Bed&Breakfast é o melhor que já tive oportunidade de me hospedar e oferece vistas espetaculares da costa de Kona.

Fica numa localização super privilegiada e próxima às melhores atrações do local, tais como a greja Pintada, a 6 km de distância, o Jardim Botânico de Amy BH Greenwell Ethnobotanical, com espécies raras de plantas, Capitão Cook e a Baía de KealaKeKua, a 5 km.

Se sobrar um tempinho, pode-se desfrutar de chuveiros ao ar livre e da banheira de hidromassagem.

Os anfitriões Greg e Mike são muito simpáticos, atenciosos, receptivos e sempre tem disposição para lhe ajudar no que você precisar.

No Ka’awa Loa Plantation, você pode relaxar na varanda espaçosa com mesas e assentos amplos.

Um café da manhã feito com frutas da estação e produtos caseiros é servido diariamente.

E, se você tiver sorte, poderá desfrutá-lo na presença da mãe de Greg, uma senhorinha encantadora, simpática e com uma ótima conversa.

As acomodações do Ka’awa Loa Plantation possuem móveis confortáveis, área de estar e mesa de trabalho.

Todos os quartos são bem iluminados e apresentam decoração inspirada na ilha.

O Wi-Fi gratuito está incluído em todos os quartos.

 

Agências de Viagens:

  • HILO
    KapohoKine Adventur – www.kapohokine.com – store@Kapohokine.com –
    tel: (808) 964-1000
    Mailing Address:
    PO Box 638
    Pepeekeo, HI 96783
  • KONA
    Sunlight on Water – www.sunlightonwater.com – sunlightonwater@gmail.com –
    tel:  (808) 896-2480
    Mailing Address: SunLight On Water
    PO Box 4729
    Kailua-Kona, HI 96745

Eu não recomendo a agência  https://www.hawaiiislandandoceantours.com/,  em KONA, pois são rudes no atendimento e só pensam no dinheiro que podem ganhar com você.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*