BALANÇO OLÍMPICO DA PREFEITURA DO RIO – 2014

Em 2014, o Rio de Janeiro ganhou ainda mais ares de Cidade Olímpica. No Parque Olímpico, na Barra, e no Complexo Esportivo de Deodoro as novas instalações esportivas mudaram a paisagem nas duas regiões. As obras, realizadas pela Prefeitura, com coordenação da RioUrbe e da Empresa Olímpica Municipal (EOM), seguem três pilares – legado, economia de recursos públicos e construção de equipamentos esportivos que atendam ao padrão olímpico e, ao mesmo tempo, sejam simples.

Mas o avanço dos últimos 12 meses não foi apenas nos projetos diretamente ligados aos Jogos. As obras do Plano de Políticas Públicas, que deixarão a cidade ainda mais maravilhosa para visitantes e turistas, promoveram melhorias nas áreas de transporte e meio ambiente. A mais de um ano do início dos Jogos, a Transoeste (ligação entre a Barra e Santa Cruz/Campo Grande) e a renovação da região do Porto, marcada pela derrubada da Perimetral, já são realidade na vida dos cariocas.

Em 2015, o trabalho entra na reta final, com a entrega de algumas das novas arenas e a realização de mais de 40 eventos para testar alguns itens de cada instalação. A construção da Transolímpica e a duplicação do Elevado do Joá vão continuar a pleno vapor. Cada vez mais o apoio dos cariocas e a parceria entre os três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal), a Autoridade Pública Olímpica e o Comitê Rio 2016 serão fundamentais. Confira abaixo destaques da Cidade Olímpica em 2014 e o que está previsto para os próximos meses.

•         PARQUE OLÍMPICO

O Parque Olímpico é o coração dos Jogos Rio 2016. Ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, onde ocorrerão disputas de 16 modalidades olímpicas (basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis) e nove paralímpicas (basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, golbol, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas). Atendido por duas das novas linhas de BRT, a Transolímpica e a Transcarioca, o Parque Olímpico também será o local do principal legado esportivo dos Jogos Rio 2016: o Centro Olímpico de Treinamento (COT), voltado para atletas de alto rendimento.
Para a construção do Parque Olímpico, foram feitas duas parcerias. Uma Parceria Público-Privada (PPP), entre a Prefeitura e o consórcio Rio Mais, permite a construção e manutenção (por 15 anos) da infraestrutura do Parque Olímpico, além das Arenas Cariocas 1, 2, e 3, do Centro Principal de Mídia (MPC), do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do hotel e da infraestrutura da Vila dos Atletas (que também está sendo erguida na Barra).
Para viabilizar a construção das demais instalações – Estádio Aquático, Centro de Tênis, Velódromo e Arena do Futuro –, a Prefeitura assinou um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal. A União aporta os recursos e a Prefeitura, através da RioUrbe e da Empresa Olímpica Municipal, é responsável pela execução das obras.

Infraestrutura
Situação atual – O trabalho nas redes subterrâneas chegou a 70% de conclusão. Foram colocados 10,5 km de redes de drenagem (extensão equivalente a 3,5 vezes a praia de Ipanema), 5,3 km de redes de esgoto, 8,3 km de redes de água, 5 km de redes de incêndio, 5 km de rede de iluminação, 9,9 km de rede de média tensão e 21,9 km de redes de telecomunicações. Estão em andamento as obras dos estacionamentos, da Via Olímpica, dos terraços para espectadores e a recuperação das margens da lagoa.
ü  Arenas Cariocas 1, 2 e 3
Situação atual – Fase final de montagem das estruturas de concreto pré-moldado e da cobertura. Nos pavilhões 2 e 3, as áreas de competição estão prontas e no pavilhão 1, em andamento. Na Arena Carioca 3, a cobertura já começou a ser colocada. O trabalho de montagem da estrutura metálica começou no solo, com a formação de módulos que começaram a ser içados com uso de guindastes. Os serviços de alvenaria e instalações estão em andamento nos três pavilhões.
Conclusão – Terceiro trimestre de 2015.
Arena Carioca 1
Capacidade: 16.000 lugares
Modalidades: Basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas
Eventos-teste – Janeiro de 2016 (basquete e rúgbi em cadeira de rodas)
Arena Carioca 2
Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica
Eventos-teste – Janeiro de 2016 (judô, taekwondo e luta livre)
Arena Carioca 3
Capacidade: 10.000 lugares
Modalidades: Esgrima, taekwondo e judô paralímpico
Eventos-teste – Abril de 2016 (levantamento de peso e esgrima)

Centro de Tênis
Situação atual – As fundações foram concluídas. A primeira etapa da montagem da estrutura de concreto pré-moldado das arquibancadas da arena principal está praticamente concluída. Os serviços de alvenaria e armação do fosso dos fotógrafos da arena principal foi iniciada. Nas quadras de 5 mil e 3 mil lugares, as lajes das arquibancadas temporárias estão em fase final de construção. A execução da base dos pisos das áreas de competição e as redes de infraestrutura estão em andamento.
Conclusão – Quarto trimestre de 2015.
Capacidade: 19.750 lugares
Quadra principal: 10.000 lugares
Quadra 2: 5.000 lugares
Quadra 3: 3.000 lugares
Treze quadras de treino e aquecimento: 250 lugares cada
Modalidades: Tênis, tênis em cadeira de rodas e futebol de 5
Evento-teste – Dezembro de 2015 (tênis)

Velódromo
Situação atual – As obras de fundação estão em fase final. A montagem da estrutura de concreto pré-moldado está em andamento e já foram colocados os primeiros pilares.
Conclusão – Quarto trimestre de 2015.
Capacidade: 5.000 lugares
Modalidades: Ciclismo (pista) e paraciclismo de pista
Evento-teste – Março de 2016 (ciclismo pista)

Arena do Futuro
Situação atual – As fundações e a montagem da estrutura metálica (pilares principais, vigas principais da cobertura e treliças) foram concluídas. Estão em andamento a montagem das telhas da cobertura, da estrutura metálica da arquibancada, da estrutura do fechamento lateral, a colocação das lajes pré-moldadas, a concretagem da laje de piso da arena e a execução das redes internas de infraestrutura.
Conclusão – Quarto trimestre de 2015.
Capacidade: 12.000 lugares
Modalidades: Handebol e golbol
Eventos-teste: Abril (handebol) e maio (golbol) de 2016

Estádio Aquático
Situação atual – As fundações estão na fase final. Estão em andamento a concretagem da laje de piso; a montagem da estrutura metálica da arquibancada e a cobertura da piscina principal; e os serviços de instalação e alvenaria.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016.
Capacidade: 18.000 lugares
Modalidades: Natação, polo aquático e natação paralímpica
Evento-teste: Maio de 2016 (natação olímpica e paralímpica)

Parque Aquático Maria Lenk
Situação atual – A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, como a construção de uma nova piscina de aquecimento. As obras vão começar no primeiro trimestre de 2015.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016.
Capacidade: 5.000 lugares
Modalidades: Saltos ornamentais e nado sincronizado
Evento-teste: Fevereiro (saltos ornamentais) e março (nado sincronizado) de 2016

Arena Rio
Situação atual – A instalação está pronta e precisa apenas de adaptações, que vão começar no primeiro trimestre de 2015.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 12.000 lugares
Modalidades: Ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica e basquete em cadeira de rodas
Evento-teste: Abril de 2016 (ginástica artística)

Centro Internacional de Transmissão (IBC)
Situação atual – A montagem da estrutura metálica do prédio e concretagem das lajes estão na fase final. Estão em andamento a montagem da cobertura (telhas) e a construção dos reservatórios, sanitários, instalações, escadas metálicas internas e paredes internas. Galerias técnicas estão sendo montadas nas fachadas leste e oeste.
Conclusão: Terceiro trimestre de 2015

Centro Principal de Mídia (MPC)
Situação atual – As obras de fundações, contenções e concretagem do segundo pavimento foram finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto (pilares, vigas e lajes) dos níveis subsolo, térreo e mezanino; a concretagem do terceiro pavimento da torre sul; e a montagem da fachada de vidro.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Hotel
Situação atual – As obras de fundações e contenções estão finalizadas. Estão em andamento as estruturas de concreto dos núcleos de elevadores e escadas, e a montagem da estrutura metálica do prédio.
Conclusão – Segundo trimestre de 2016

•         CAMPO DE GOLFE

Situação atual: As obras de construção do campo de golfe começaram em 2013 e estão dentro do cronograma. A topografia dos 18 buracos foi concluída, assim como a dragagem dos lagos situados dentro do campo e o sistema de irrigação. O plantio da grama começou em maio e está 95% concluído. O prédio de apoio e manutenção está em fase final de acabamento, e o prédio principal (Club House) está em fase de fundação.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade: 15 mil lugares
Modalidade: Golfe
Evento-teste: Novembro de 2015

•         RIOCENTRO

O local receberá instalações complementares para se adequar às competições. O pavilhão 6 será construído para receber as competições de boxe e vôlei sentado.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016

Capacidade:
Pavilhão 2: 6.500 lugares
Pavilhão 3: 6.500 lugares
Pavilhão 4: 6.500 lugares

Modalidades:
Pavilhão 2: levantamento de peso olímpico e levantamento de peso paralímpico
Pavilhão 3: tênis de mesa olímpico e tênis de mesa paralímpico
Pavilhão 4: badminton
Pavilhão 6: boxe e vôlei sentado
Eventos-teste: Novembro de 2015 (bocha, tênis de mesa, badminton e boxe)

•         VILA DOS ATLETAS

Situação atual: Todos os 31 prédios foram erguidos. Estão em andamento as obras nas fachadas. O trabalho atingiu 60% de conclusão.
Conclusão: Dezembro de 2015.

•         COMPLEXO ESPORTIVO DE DEODORO

Em julho de 2014, a Prefeitura do Rio iniciou as obras do Complexo Esportivo de Deodoro. O local será sede de 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas e, como recebeu os Jogos Pan-americanos de 2007 e os Jogos Mundiais Militares de 2011, já tinha 60% das áreas de competição permanentes construídas. As intervenções são coordenadas pela Prefeitura e realizadas com recursos do Governo Federal.
Após os Jogos, o circuito de canoagem slalom e a pista de BMX farão parte do Parque Radical, que será o legado esportivo do evento para a região. Com cerca de 500 mil metros quadrados, o parque será o segundo maior da cidade (atrás apenas do Parque do Flamengo).  Instalações esportivas terão uso combinado como centro olímpico de treinamento de atletas de alto rendimento e lazer da população, em uma região com poucas opções para a prática de atividades ao ar livre e grande concentração de população jovem.

Existentes:
Centro de Tiro – Os sete estandes passarão por adequações. Será construído um estande temporário para as finais (tiro e carabina), com 2.000 lugares

Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Capacidade total: 7.250 lugares
Evento-teste: Abril de 2016

Piscina do pentatlo moderno – A piscina será reformada e terá uma arquibancada com 2 mil lugares temporários.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 2 mil lugares

Centro de Hipismo – A pista do CCE, as pistas de treinamento e a arena de saltos e adestramento serão adaptadas e ampliadas. Haverá uma nova clínica veterinária e acomodações para tratadores e veterinários (72 apartamentos de 3 quartos), que ficarão como legado após os Jogos. A arena de salto e adestramento terá 14.200 lugares, sendo 1.200 permanentes e 13.000 temporários. A arena do CCE terá 20 mil espectadores em pé e 1.000 assentos temporários.

Situação atual: A pista da arena do CCE existente está sendo adaptada, com a implantação de sistema de irrigação e controle de vetores.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade total: 35.200 lugares
Evento-teste: Agosto de 2015

Centro de Hóquei Sobre Grama – Os dois campos existentes serão adaptados. Serão construídos vestiários, uma arquibancada permanente com 2.500 lugares na quadra principal e um centro de administração. Durante os Jogos, o Centro de Hóquei terá 5.000 assentos temporários na quadra secundária e 10.000 lugares na quadra principal, sendo 2.500 permanentes.

Situação atual – As obras estão em fase de terraplenagem

Conclusão: Quarto trimestre de 2015

Capacidade total: 15 mil lugares
Evento-teste: Novembro de 2015

Novas instalações permanentes:
ü  Arena da Juventude – O ginásio, que abrigará as partidas da primeira fase de basquete feminino e a disputa de esgrima do pentatlo moderno, terá 2.000 lugares permanentes e 3.000 temporários

Situação atual: As obras estão em fase de terraplenagem e fundações. Foi concluído o estaqueamento e a colocação de blocos está em andamento.

Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 5.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016

Pista de BMX

Situação atual: As obras estão em fase de terraplenagem

Conclusão: Terceiro trimestre de 2015

Capacidade: 7.500 lugares temporários
Evento-teste: Outubro de 2015

Circuito de canoagem slalom

Situação atual: As obras de terraplanagem estão em fase de conclusão. A concretagem da laje do lago está em andamento.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 8.000 lugares temporários
Evento-teste: Novembro de 2015

Instalações provisórias:
ü  Pista de Mountain Bike

Conclusão: Terceiro trimestre de 2015

Capacidade: 27.500 lugares, sendo 2.500 temporários e 25.000 em pé
Evento-teste: Outubro de 2015

ü  Estádio de Deodoro – A arena receberá as disputas de rúgbi, hipismo do pentatlo moderno e combinado do pentatlo moderno (corrida e tiro) e futebol de 7
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 15.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016

•         MARINA DA GLÓRIA

A Marina da Glória foi a primeira instalação a ser testada para os Jogos Olímpicos, no evento-teste realizado em agosto.
Situação atual: Os trabalhos de adaptação para os Jogos Olímpicos foram iniciados com a instalação de tapumes instalados e montagem de canteiros de apoio. Foram estabelecidos parâmetros de ocupação para a área da Marina da Glória que visam a valorizar a paisagem cultural do Parque do Flamengo. Entre eles estão a obrigatoriedade de o projeto se orientar pela integração ao traçado da enseada e do Parque do Flamengo; a limitação de 12 metros acima do nível do mar como altura máxima para edificações; a determinação de que a projeção de área construída não ultrapasse 10 mil m²; a proibição de instalação de qualquer tipo de cerca na parte terrestre da Marina da Glória, liberando o acesso público aos usuários do Parque.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade: 10.000 lugares
Evento-teste: Agosto de 2015

•         SAMBÓDROMO

Situação atual: A reforma necessária para os Jogos foi finalizada em fevereiro de 2012
Modalidades: Largada e chegada da maratona, tiro com arco e tiro com arco paralímpico
Capacidade: 30.000 lugares (maratona), 6.000 lugares (tiro com arco).
Evento-teste: Julho (maratona) e setembro (tiro com arco) de 2015

•         ESTÁDIO OLÍMPICO JOÃO HAVELANGE

A ampliação temporária do Estádio Olímpico João Havelange – de 45 mil para 60 mil lugares – será realizada no primeiro semestre de 2016. A licitação para as obras de adequação do estádio aos requisitos olímpicos foi lançada em outubro de 2014. As obras começarão no primeiro trimestre de 2015.
As intervenções no entorno imediato, iniciadas em junho de 2014, incluem a reurbanização das quatro vias que formam o quarteirão do estádio, com implantação de nova pavimentação, melhoria da acessibilidade e das redes de infraestrutura, paisagismo e adoção de nova iluminação pública atendendo aos parâmetros do passeio olímpico. Também estão incluídas a restauração das estruturas dos galpões tombados das antigas oficinas ferroviárias e a urbanização de uma área de 43mil m², conjunto que formará a nova Praça do Trem. O trabalho termina no segundo semestre de 2015.
Modalidade: Atletismo
Capacidade: 60.000 lugares (sendo 45.000 temporários)
Evento-teste: Maio de 2016

PLANO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

O Plano de Políticas Públicas – Legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é composto por 14 projetos executados pela Prefeitura, 10 projetos executados pelo Governo do Estado e três projetos executados pelo Governo Federal. São obras de infraestrutura (incluindo esportiva) e políticas públicas nas áreas de mobilidade, meio ambiente, urbanização, educação e cultura que estão em andamento e foram aceleradas e/ou viabilizadas pelo fato de a cidade sediar o evento.

Os 14 projetos executados pela Prefeitura, com investimento de R$ 14,3 bilhões, em valores de abril de 2014, são obras de infraestrutura e políticas públicas em andamento, necessárias à cidade e que foram aceleradas e/ou viabilizadas pelo fato de o Rio sediar o evento.

Todos os projetos executados pela Prefeitura estão com maturidade igual ou superior a 3 e, por isso, já têm seus orçamentos definidos. Do total de R$ 14,3 bilhões, cerca de 64% (R$ 9,2 bilhões) estão sendo financiados por parcerias com o setor privado. Do valor restante, cerca de R$ 3,9 bilhões estão sendo investidos pelo Município e cerca de R$ 1,2 bilhão pelo Governo Federal.

A maioria dos projetos (86%), um total de 12, está em fase bem avançada – maturidade igual ou superior a 4, o que significa já estarem com os contratos para início das obras assinados ou com a construção em curso. Entre os projetos com maturidade 4 está a última etapa do projeto do BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste. A Prefeitura já inaugurou 95% desse corredor expresso, beneficiando 120 mil pessoas. A conclusão do trecho Alvorada-Shopping Città America e a conexão com o Jardim Oceânico para integração com a Linha 4 do Metrô, inseridas no Plano de Políticas Públicas – Orçamento do Legado, ampliarão o legado de mobilidade para a população.

Os projetos executados pela Prefeitura estão concentrados em quatro principais áreas estratégicas: mobilidade, meio ambiente, renovação urbana e desenvolvimento social.

•         MOBILIDADE

O conjunto de intervenções inclui mudanças estruturais como implantação de sistema integrado de transporte, ampliação de avenidas, construção de viadutos e modernização do controle de tráfego.

Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
O VLT vai conectar os bairros da Região Portuária ao Centro, incluindo o Aeroporto Santos Dumont, passando pelas imediações da Rodoviária Novo Rio, Praça Mauá, Avenida Rio Branco, Cinelândia, Central do Brasil, Praça XV e Santo Cristo. Integrado aos outros meios de transporte, como metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e teleférico, o VLT será fundamental para melhorar o trânsito da região, reduzindo o fluxo de veículos, com seis linhas e 56 paradas. O VLT terá 28 km de extensão e deverá atender uma média de 285 mil passageiros por dia.
Situação atual: As obras para implantação do VLT começaram em diversas vias: Avenida General Luiz Mendes de Morais, Via Binário do Porto, Avenida Rio Branco e ruas da Gamboa, Saúde e Santo Cristo.

BRT Transolímpica
Com 26 km de extensão (sendo 13 km somente de via expressa), a Transolímpica ligará a Barra da Tijuca a Deodoro. A estimativa é que o tempo de viagem seja reduzido em 54%, beneficiando 70 mil passageiros por dia. A Transolímpica ainda terá ligação com a Transcarioca, em Curicica, e com a Transoeste, no Recreio dos Bandeirantes, além de ser integrada aos trens da SuperVia, em Deodoro. O projeto inclui a duplicação da Avenida Salvador Allende, bem como a abertura de novos caminhos pelo Maciço da Pedra Branca, através da construção de um túnel com quatro emboques. Ao todo, o BRT contará com 46 estações.
Situação atual: A obra está cerca de 50% concluída. Entre os avanços, destacam-se as construções do viaduto Boiúna (75%); das pontes Rio Grande (75%) e Piraquara (87%); das alças Av. Brasil (70%), dos emboques norte do Túnel Boiúna (70%); e a terraplenagem na Colônia Juliano Moreira (40%).
Conclusão: Primeiro semestre de 2016.

BRT Transoeste
A Prefeitura já inaugurou 95% deste corredor expresso, com 59 km de extensão, beneficiando mais de 120 mil pessoas. A linha, que liga Santa Cruz e Campo Grande ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, já reduziu o tempo de viagem dos passageiros em até 50%. A última etapa do projeto, que faz parte do Plano de Políticas Públicas, consiste na conclusão do Lote 0 (trecho entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico) para integração com a Linha 4 do Metrô.
Situação atual: As obras do Lote 0 começaram em maio. As seguintes ações estão em andamento: ampliação do estacionamento para o BRT no Terminal Alvorada; construção da quarta faixa de rolamento na Avenida das Américas; execução da supressão vegetal local; realocação dos blocos semafóricos; e readequação da iluminação pública. Para 2015, estão previstas a conclusão do pavimento rígido do BRT; o asfaltamento e a sinalização (horizontal e vertical) da pista central; e a construção da ponte sobre o canal Marapendi e das estações do corredor expresso.
Conclusão: Primeiro semestre de 2016

Duplicação do Elevado do Joá
A ampliação do Elevado do Joá vai otimizar o acesso entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca. O projeto contempla a construção de duas novas pistas e dois novos túneis paralelos aos atuais. Com 5 km de extensão, estas vias permitirão o aumento de aproximadamente 35% da capacidade viária do elevado. A obra inclui a implantação de uma ciclovia no viaduto já existente.
Situação atual: As obras começaram em junho. Os principais serviços executados são: finalização do tratamento dos túneis existentes, escavações e início das detonações dos túneis novos. Estão em andamento as fundações e pilares do novo Elevado das Bandeiras e da nova Ponte da Joatinga e o início das fundações da ciclovia.
Conclusão: Primeiro semestre de 2016.

Viário do Parque Olímpico
Consiste na requalificação urbana e duplicação das Avenidas Abelardo Bueno e Salvador Allende, bem como a criação de corredor de BRT (8,7 km e 7 estações) e outras vias próximas. A remodelação da área inclui melhorias nas calçadas e ruas, adoção de padrões de acessibilidade e uso de iluminação eficiente. O espaço integrará quatro equipamentos: o Parque Olímpico, a Vila dos Atletas, o Parque dos Atletas e o Riocentro. Além da construção de uma ciclovia, a mobilidade será favorecida por meio da construção do Terminal Olímpico – conexão das linhas dos BRTs Transolímpica e Transcarioca e a construção do Terminal Recreio – conexão dos BRTs Transoeste e Transolímpica.

•         MEIO AMBIENTE

Reabilitação Ambiental de Jacarepaguá
O programa inclui ações estruturais voltadas para correção das seções dos cursos d´água da região e adoção de medidas que contribuam para aumentar a permeabilidade do solo, como o reflorestamento de encostas. Na fase 1 serão recuperados 15 cursos d’água, com revitalização das margens e recuperação da calha dos rios. As intervenções vão aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais. Cerca de 350 mil moradores serão beneficiados diretamente. O programa reduzirá consideravelmente o risco de enchentes na região.
Conclusão: Segundo semestre de 2015
Situação atual: As obras estão em andamento nos lotes B e C – rios Banca da Velha, Covanca, Grande, Pechincha e Tindiba. Já foram realizados cerca de 70% da obra, o que corresponde a 22 km de curso de água.

Saneamento Zona Oeste – Bacia do Rio Marangá
A implantação de sistema de esgotamento sanitário na Área de Planejamento 5 (Zona Oeste) faz parte de uma concessão da Prefeitura por um período de 30 anos. Na primeira fase de infraestrutura está previsto o saneamento da Bacia do Rio Marangá, que beneficiará 232 mil moradores de diversos bairros da região. Até agosto de 2016, a maior parte da primeira fase estará concluída, o que atenderá às necessidades do Complexo Esportivo de Deodoro para os Jogos. Serão realizados serviços de coleta e tratamento de esgoto em uma área de 20 milhões de metros quadrados, o que corresponde a 11 sub-bacias de esgotamento e inclui os bairros de Deodoro, Vila Militar, Magalhães Bastos, Realengo, Padre Miguel, Bangu e Senador Camará. Serão implantados 200 km de rede coletora de esgoto e interceptores. Também serão construídas e modernizadas uma estação de tratamento de esgoto e sete estações elevatórias.
Além das intervenções citadas, a concessão contempla a prestação de serviços comerciais, atendimento ao usuário, operação e manutenção de todo o sistema. O projeto prevê também, por parte da concessionária responsável pelas obras, o monitoramento constante da qualidade da água e um trabalho de educação ambiental junto aos moradores da região.
Situação atual: Os 50 mil metros de redes e troncos coletores executados representam 15,6% do total; as obras de três elevatórias estão em andamento; já começaram as obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Deodoro, que atenderá o Complexo Esportivo de Deodoro – a unidade terá a capacidade ampliada em 10 vezes.

•         RENOVAÇÃO URBANA

Os projetos contemplam intervenções como a revitalização da Região Portuária, obras de drenagem para o controle de enchentes, pavimentação de calçadas, ampliação da acessibilidade e iluminação pública com eficiência energética.

Porto Maravilha
As obras do Porto Maravilha estão promovendo a recuperação completa da infraestrutura urbana da região portuária do Rio, incluindo transporte e serviços públicos, além da preservação das características culturais do local. O projeto prevê a revitalização de uma área de 5 milhões de metros quadrados, sendo 70 km de ruas e vias urbanizadas e a construção de 4 túneis, incluindo o maior túnel urbano rodoviário da cidade, o Túnel da Via Expressa, com 2,7 km de extensão. Os trabalhos realizados até agora já possibilitaram a devolução à cidade de tesouros arqueológicos como o antigo Cais da Imperatriz e os Jardins Suspensos do Valongo, e criaram novas opções culturais como o Museu de Arte do Rio.
Situação atual: O principal marco de 2014 foi a finalização da implosão do Elevado da Perimetral. A remoção permitiu o avanço das obras do sistema de drenagem da Região Portuária e da implantação do novo sistema de mobilidade urbana na área central. Também foram concluídas as escavações do Túnel do Binário (Túnel Rio 450); e começou a construção do novo Centro de Controle Operacional (CCO) dos túneis na Praça Mauá, que será o mais moderno do País. Em 2015 serão inaugurados o Museu do Amanhã e o novo passeio público (do Armazém 8 à Praça da Misericórdia, com 3,5 km e 215 mil m²).

Controle de Enchentes da Grande Tijuca

O projeto, de responsabilidade do Governo Municipal, tem como objetivo controlar as cheias e dar melhor funcionalidade ao sistema de drenagem da Grande Tijuca. O projeto inclui a construção de cinco reservatórios de amortecimento de cheias e o desvio e adequação do curso do rio Joana, com redução de vazão da ordem de 100m³/s.
O reservatório da Praça da Bandeira contempla a bacia de drenagem local com volume de 18 milhões de litros. Os outros reservatórios funcionarão para as vazões excedentes dos rios Trapicheiros (de 70 milhões de litros, na Rua Heitor Beltrão); Joana (de 58 milhões de litros, na Praça Niterói); Maracanã (de 43 milhões de litros, na Praça Varnhagen) e Jacó (de 50 milhões de litros, no Alto Grajaú). Haverá intervenções em cursos d’água, como a construção de desvio do rio Joana por meio de túnel, retirando um terço da vazão que chega ao Canal do Mangue, único ponto de deságue das águas pluviais da Grande Tijuca. A região passará a ter um segundo deságue na Baía de Guanabara. Além disso, será feita a canalização do trecho do Rio Trapicheiros e a construção de uma galeria de desvio de parte da vazão do Rio Maracanã pela Rua Felipe Camarão.
Situação atual: O reservatório da Praça da Bandeira está em operação; estão sendo construídas as paredes e as colunas de reforço dos reservatórios das praças Niterói e Varnhagen; a escavação do reservatório da Praça Niterói alcançou 48% de conclusão; o reservatório da Varnhagen está 25% concluído; as obras de desvio do Rio Joana estão em andamento – 1.400m concluídos.

Requalificação Urbana do Entorno do Estádio Olímpico João Havelange
O projeto prevê a execução do Programa Bairro Maravilha no Engenho de Dentro, nas ruas ao norte da estação e no entorno do Estádio João Havelange. Trata-se da reurbanização de aproximadamente 34 vias com melhorias na acessibilidade, nova pavimentação de calçadas, recapeamento das faixas de rolamento e realinhamento do meio-fio.
A intervenção propõe a ampliação da rede cicloviária e a revisão da arborização e da iluminação pública. Também está prevista a melhoria do sistema de drenagem superficial, com a realização de reparos ou implantação de novos trechos de rede onde houver necessidade.

•         DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Montagem das quatro escolas da Arena do Futuro
Após os Jogos, a Arena do Futuro será desmontada e transformada em quatro escolas municipais, cada uma com capacidade para 500 alunos. Três ficarão na região da Barra e Jacarepaguá e uma, em São Cristóvão. A Prefeitura criou o conceito de arquitetura nômade, empregado pela primeira vez em Jogos Olímpicos, que reforça o princípio adotado pela Prefeitura de que os Jogos devem servir à cidade, evitando a construção de instalações esportivas que seriam pouco utilizadas e potencializando o legado do evento esportivo.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

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