Cunha na Páscoa se destaca pela arte e natureza

Cunha2302Atividades como ateliês de cerâmica e trilhas são opções perfeitas para curtir a estância climática paulista

Desde trilhas em meio à Mata Atlântica até cerâmicas de diferentes tipos, a Estância Climática de Cunha (SP) se destaca como um destino repleto de possibilidades para descansar e aproveitar o feriado da Páscoa. A cidade, localizada a 241 km da capital paulista e a apenas 53 km de Paraty (RJ), fica próxima ao Parque Estadual da Serra do Mar e é considerada um importante polo da arte cerâmica no Brasil.

Neste feriado, os visitantes podem aproveitar para conhecer os diversos ateliês, cada um com um trabalho único. No dia 26/03 o Atelier Suenaga & Jardineiro fará a abertura de seu forno Noborigama (na foto à direita), com uma apresentação de todo o processo de produção. O forno, feito em aclive e que chega a 1.400ºC, foi introduzido em Cunha em 1975. A queima é feita durante a semana e o esfriamento lento dura três dias, quando o forno é aberto para revelar as peças prontas.

Cunha2302aNeste mesmo dia, o ateliê Gaia Arte Cerâmica fará a queima de cerâmica Raku e sua abertura de forno. A técnica é associada à cerimônia do chá japonesa e resulta em peças craqueladas. O evento custa R$ 25 por pessoa e ocorrerá às 18h30, com agendamento prévio.

Para quem gosta de natureza, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha propicia várias atividades, como as  trilhas do Rio Paraibuna, que pode ser autoguiada e possui 1,7 km de extensão total e a das Cachoeiras, indicada para ciclistas e observadores de aves, com 14,4 km de extensão total.

Além dessas atividades, Cunha também se destaca pela gastronomia. Cardápios inspirados em receitas regionais e elaborados à base de shitake, pinhão, truta e carne de cordeiro são servidos nos diversos restaurantes da cidade.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cunha.sp.gov.br e na página do Facebook da Secretaria de Turismo e Cultura de Cunha: www.facebook.com/secretariadeturismodecunha.

Sobre Cunha
Cunha está localizada no Alto Vale do Paraíba, a 232 quilômetros de São Paulo. Estância climática tradicional, conta com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas charmosas para todos os gostos e bolsos, a maioria com piscina, atividades de lazer e bons restaurantes. Isso faz com que muitos turistas encontrem em Cunha o lugar ideal para passar o fim de semana ou as férias. Com seus campos de lavanda, restaurantes com gastronomia regional, cervejas artesanais e os tradicionais ateliês de cerâmica.  A cidade é uma ótima pedida para relaxar e entrar em contato com a natureza. Mais informações podem ser obtidas no site www.cunha.sp.gov.br.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*