Farol Santander inaugura exposição “Deu Liga! UEFA Champions League”

Mostra faz parte do patrocínio global do banco à UEFA Champions League e inaugura novo andar do Farol Santander

Competição reúne atletas de 102 nacionalidades de cinco continentes, numa forma de celebrar a diversidade cultural e a harmonia

A “Orelhuda”, taça da Champions League, será exibida com exclusividade na abertura da exposição, em 24/04

O Banco traz ao Brasil o dispositivo Fieeld para uma experiência inovadora aos deficientes visuais

O Farol Santander, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, inaugura um novo andar de exposições com a mostra “Deu Liga! UEFA Champions League”, a partir de amanhã. Com curadoria de Leonel Kaz e Marcelo Duarte, a mostra receberá a “Orelhuda”, troféu da mais importante competição de clubes do mundo, a UEFA Champions League, que tem como patrocinador global o Banco Santander. A taça ficará exposta somente na data de abertura.

A mostra trará interatividade, painéis de jogadores em tamanho real, vídeos de lances marcantes, mostruários com camisas e uniformes completos de jogadores emblemáticos e equipes, além de bolas utilizadas em finais.

“O Santander é um entusiasta do esporte em todo o mundo e a Liga dos Campeões da UEFA é, hoje, a mais importante competição interclubes, acompanhada de perto em todos os continentes. A exposição é uma forma de prestar homenagem a um dos campeonatos que mais transcendem fronteiras. Esta é uma mostra única e inesquecível, feita para quem tem espírito esportivo e é apaixonado por futebol – assim como nós, no Santander Brasil”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

Inaugurando mais um andar, o 24º do Farol Santander, o espaço será ambientado com bandeiras dos países de todas as equipes e jogadores participantes, ao som de torcidas. Logo após, um grande painel com um mapa-múndi propõe a primeira interatividade: ao apertar os botões correspondentes aos 79 times que participam da atual edição do torneio, o visitante confere os nomes dos clubes, jogadores e suas nacionalidades. Os botões, que simulam as botoeiras das antigas estações de metrô de Paris e Nova Iorque, estão identificados com os escudos das equipes.

Um grande monitor de vídeo apresenta uma seleção especial de lances marcantes (como grandes defesas e gols incríveis de ídolos brasileiros) dos últimos anos da história do torneio. Outra experiência é um painel multimídia com uma seleção especial de fotos de jogadores, em tamanho real, dos 16 clubes que avançaram às oitavas de final desse ano. As imagens sobrepõem à camisa do clube do atleta as cores da bandeira de sua nacionalidade.

A celebração do respeito à diversidade é um dos destaques desta mostra, como ressalta o curador Leonel Kaz, “estamos apresentando uma exposição com estrutura cenográfica pop e linguagem contemporânea voltada a convivência harmoniosa dos povos. O futebol permite isso, ao mesmo tempo em que mexe com a paixão dos torcedores em todo o mundo”.

No centro da mostra, quatro totens interativos permitem aos visitantes acessar informações, dados e curiosidades como histórico da competição; tabela com todos os times que já participaram da UEFA Champions League, seguido dos respectivos números de jogos, gols, vitórias, derrotas e empates; curiosidades sobre as nacionalidades e números gerais da competição.

Entre as curiosidades, estão números que revelam Espanha e França como os países com maior quantidade de jogadores inscritos na competição, 141 e 139, respectivamente. Já o Brasil é o país estrangeiro com maior número de jogadores no torneio: são 103 atletas. O time mais “brasileiro” é o Shakhtar Dontesk, da Ucrânia, com nove profissionais.

Na parte histórica, o visitante vai descobrir que a inspiração para criação da Liga dos Campeões da UEFA veio do Campeonato Sul-Americano de Clubes, que antecedeu a Libertadores da América. Em 1948, a edição vencida pelo Vasco da Gama (RJ) repercutiu na Europa e, a partir daí, iniciou-se um movimento pela criação de uma competição nos mesmos moldes.

Ainda no histórico que conecta os continentes sul-americano e europeu, a partir de 1960, os campeões da Champions e da Libertadores passariam a se enfrentar, no que foi chamado de Copa Intercontinental e se popularizou no Brasil como “Mundial Interclubes”. A primeira final foi Real Madrid (ESP) x Peñarol (URU), com vitória dos europeus.

Próximo ao final da exposição, a sessão de memorabilia apresenta camisetas autografadas, uniformes completos e bolas utilizadas em importantes jogos. Entre os destaques selecionados pelo curador e jornalista Marcelo Duarte, estão itens como camisas dos brasileiros Thiago Silva (PSG), Oscar (Chelsea) e Luiz Gustavo (VL Wolfsburg). Bolas oficiais utilizadas na edição 2015/16, autografada por jogadores de Real Madrid e Barcelona, também estarão expostas ao público. Dos jogadores internacionais, as atrações ficam por conta das camisas autografadas de Messi (Barcelona), temporada 2011 e Cristiano Ronaldo (Real Madrid), temporada 2014.

Ao final, uma experiência interativa traz a simulação do torcedor em meio ao campo, permitindo fazer um selfie desse momento, ao som do impactante hino da UEFA Champions League.

Farol Santander apresenta dispositivo Fieeld para deficientes visuais

O Santander acredita no futebol como um instrumento capaz de mover, inspirar e transformar vidas. Pensando nesses valores e na inclusão acessível, o Banco traz ao Brasil o dispositivo Fieeld, que permite aos deficientes visuais sentir o futebol de uma maneira inédita.

Com o Fieeld é possível acompanhar os movimentos da partida e a trajetória da jogada, que são previamente carregadas, utilizando as pontas dos dedos. A posição da bola é acompanhada por um sistema de câmaras de alta definição que cobrem todo o campo e, repassam as coordenadas de localização da bola a todo instante. Para chegar ao melhor resultado possível, o dispositivo foi testado por pessoas com diferentes graus de deficiência visual e diferentes sensibilidades nos dedos.

Na exposição “Deu liga! UEFA Champions League”, o Fieeld acompanhará vídeos de jogadas da atual edição do torneio. Entre as quais, destacam-se gols de Neymar (PSG), Philippe Coutinho (Barcelona) e Roberto Firmino (Liverpool).

Ficha Técnica

Curadoria: Leonel Kaz e Marcelo Duarte

Projeto Expográfico: Pedro Mendes da Rocha

Instalações Multimídias e Interativas: Aya Studio

Direção de Produção: Ana Helena Curti

Sobre Leonel Kaz

Leonel Kaz, jornalista, foi curador do Museu do Futebol. Foi co-autor e editor de 40 livros sobre arte e cultura, entre os quais “Brasil, um Século de Futebol”. Foi Secretário de Cultura e Esportes do Estado do Rio e professor de Cultura Brasileira na PUC/ Rio.

Sobre Marcelo Duarte

Marcelo Duarte é jornalista brasileiro e autor do livro de referência de maior sucesso do Brasil: “O Guia dos Curiosos” (O Grande Guia para a mente curiosa). Como autor publicou 29 livros. Foi anfitrião de alguns talk shows de rádio no Brasil e do programa de TV da ESPN Brasil “Loucos por Futebol” por 12 anos. Foi ainda correspondente da Copa do Mundo em 4 campeonatos (1998, 2006, 2010 e 2014). Além de ter sido um dos curadores da exposição permanente do Museu do Futebol.

Sobre o Farol Santander

O Farol Santander, inaugurado no dia 25 de janeiro de 2018, é um centro de empreendedorismo, cultura e lazer. Com 1 ano de vida, um dos principais pontos turísticos de São Paulo já recebeu mais de 360 mil visitantes e 5 exposições de arte, além de sua programação regular.

As atrações do Farol Santander ocupam 14 andares dos 35 do edifício de 161 metros, que por um longo período foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul. As novidades em 2019 incluem a abertura do Bar do Cofre SubAstor e 3 novos andares dedicados à gastronomia, tema que ganha força como um dos eixos temáticos do Farol.

As visitas começam pelo hall do térreo e, seguem até o mirante do 26º andar que, após a revitalização, ganhou uma unidade do Suplicy Cafés.

SERVIÇO – FAROL SANTANDER – Deu Liga! UEFA Champions League

Quando: de 24 de abril a 28 de julho

Onde: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 09h às 20h (terça a sábado) / 09h às 19h (domingo)

Ingressos: site e bilheteria física no local

Horário Bilheteria: 09h às 19h (terça a sábado) / 09h às 18h (domingo)

Ingressos: R$ 20 (visitação completa ao Farol Santander)

Capacidade por andar: 60 pessoas

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros: 2 por andar – 1 masculino e 1 feminino (2º andar, 8º andar, 21º andar, 22º andar, 23º andar, 24º andar e  26º andar)

Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso

Saídas de emergência

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*