Guaspari e Morena Leite assinam os sabores da festa beneficente do Masp

maspCardápio criado pela chef será harmonizado com Guaspari Rosé, Vale da Pedra Branco e Tinto

Os vinhos da Guaspari, vinícola paulista de Espirito Santo do Pinhal, foram escolhidos para serem servidos no jantar beneficente do Masp, no dia 24 de novembro. O evento, que tem como objetivo angariar recursos para o museu, neste ano celebra a cultura popular brasileira por meio da mostra A mão do povo brasileiro, 1969/2016. Para dar o toque mais nacional à festa, a vinícola terá rótulos na recepção e harmonizará os pratos do jantar assinados pela chef Morena Leite, à frente do Grupo Capim Santo. Recepção e jantar serão realizados no mezanino do 1º subsolo no Masp.

Durante o coquetel, será servido o Guaspari Rosé 2015 para harmonizar com bolinho de aipim com queijo da Serra da Canastra, chips de banana da terra com bombom de guacamole, bombom de camarão com chutney de manga e vol au vent de abóbora com carne seca. Já para o jantar, a entrada será blinis de tapioca com surubim defumado harmonizado Vale da Pedra 2015 Branco, e como prato principal, risoto de pato com tucupi ou risoto de palmito pupunha, ambos servidos com o Vale da Pedra 2015 tinto.

Festa
Além do jantar, haverá um show de Marisa Monte e uma festa com coquetel e open bar para cerca de 800 pessoas, no Grande Hall do MASP, no 2º subsolo. A chef criou um cardápio especial que terá com croquete de palmito pupunha com molho de limão, bolinho de aipim com queijo da Serra da Canastra, chips de banana da terra com bombom de guacamole, bolinho de feijoada, canudinho de pato com molho de pitanga e bombom de camarão. Haverá cumbuquinhas de salada de trigo com castanhas brasileiras e geleia de uva e aligot de tapioca com carne seca.

Tanto o jantar quanto a festa são abertos a qualquer pessoa que deseje contribuir com o MASP. Há convites de diversos valores, que variam entre R$2,5mil – convite individual para o jantar – a R$500 – ingressos individuais para a festa. O objetivo é atender um público amplo e de faixas etárias diversas, incentivando o apoio e a participação da sociedade na construção de um museu diverso e plural.

Os convites para a festa e coquetel podem ser adquiridos pelo email patrono@masp.org.br ou pelo telefone 11 3149 5944.

Sobre a vinícola Guaspari
O projeto da Vinícola teve início em 2006, quando foram plantadas as primeiras videiras em uma antiga fazenda de café na região de Espírito Santo do Pinhal (no Estado de São Paulo). Foram escolhidas variedades francesas, selecionadas pelas características do terroir. Os 50 hectares de vinhedos são divididos em 12 terroirs distintos, demarcados em função da especificidade dos microclimas existentes para expressar toda a qualidade e tipicidade de cada uva. As variedades plantadas são Syrah, Pinot Noir, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Merlot, Viognier, Petit Verdot e Chardonnay. Uma das grandes inovações do projeto da Vinícola Guaspari é a transferência da safra para o inverno, quando a amplitude térmica, a insolação e a ausência de chuvas são semelhantes às das grandes regiões vinícolas do mundo. Cada estágio do ciclo de vida das parreiras recebe o meticuloso cuidado de profissionais capacitados por técnicos experientes vindos de Portugal, Estados Unidos e Chile.

Atualmente, a empresa produz vinhos feitos com a uva Syrah e Sauvignon Blanc. Entre os rótulos tintos estão Guaspari Syrah Vista do Chá 2011, 2012 e 2013; Guaspari Syrah Vista da Serra 2011, 2012, 2013 e 2014 e o Vale da Pedra tinto. Já os brancos são Guaspari Sauvignon Blanc 2012 e 2013 e o Vale da Pedra branco. E há também o Guaspari Rosé 2015.

A qualidade do projeto foi reconhecida desde a chegada dos vinhos ao mercado em 2014. Em 2015 o vinho Guaspari Syrah – Vista Da Serra 2012, recebeu medalha de prata na 9ª edição da Competição Internacional Syrah du Monde, organizado pela Associação Forum D’Enologie, na França. Em abril deste ano, no Decanter World Wine Awards 2016, o mesmo rótulo foi premiado com medalha de bronze. Neste mesmo concurso, foram premiados Guaspari Sauvignon Blanc 2013, que ganhou medalha de recomendação e, o Guaspari Syrah – Vista do Chá 2012, que ganhou a medalha de ouro, prêmio inédito para o Brasil, atingindo 95 pontos.

Além disso, desde 2013 a Guaspari é a única vinícola sul-americana convidada a participar do Le Palais de Grand Cru, que reúne os principais chateaux (como Romanee Conti, Veja Sicilia e Opus One), e é organizado pela FICOFI – grupo francês dedicado ao estudo e degustação dos melhores vinhos do mundo.

Sobre Morena Leite
Morena Leite está à frente do Grupo Capim Santo — responsável pelas cinco unidades dos restaurantes Capim Santo e Santinho -, onde coordena uma equipe de 250 pessoas, além de comandar a escola de gastronomia Sabores e Saberes, o Instituto Capim Santo, que promove inclusão social por meio da gastronomia, e uma empresa de eventos. É também autora de livros premiados. Em 2011, sob seu comando, o Capim Santo recebeu o prêmio de Melhor Cozinha Brasileira, pela revista Go Where Gastronomia. Em 2014, a rede Santinho ganhou o prêmio Melhor Refeição em Bufê, segundo o júri do especial Comer & Beber 2014-2015, da Veja São Paulo.

SERVIÇO
A MÃO DO POVO BRASILEIRO
Comissão organizadora: A comissão organizadora da festa é formada por: Geyze Diniz (Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do MASP), Cleusa Garfinkel, Gabriela Affonso Ferreira Giannella, Juliana Siqueira de Sá, Patricia Druck, Paula Depieri, Raquel Novais, Regina Pinho de Almeida, Rose Setubal, Sabina Lowenthal, Titiza Nogueira e Vilma Eid.
Jantar: 500 pessoas (com direito a participarem da festa); Mezanino
Festa: 800 pessoas; Grande Hall do 2º subsolo
Show: Marisa Monte
Data: 24 de novembro de 2016
Horários: Coquetel e Jantar – 19h30; Festa – 22h
Informações: 11 3149 5944
Endereço: Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP; entrada pela Rua Carlos Comenale.
Estacionamento: Haverá serviço de manobrista terceirizado no local.
Acessível a deficientes, ar condicionado, classificação 18 anos.

Facebooktwittergoogle_plusmail

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 127 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

One comment

  1. F) Observe a linguagem empregada na notícia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*