Irlanda vai “esverdear” São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus e Salvador

Ireland1O evento mundial, conhecido como Greening, comemora o dia de São Patrício e iluminará os Arcos da Lapa e três arenas olímpicas, no Rio, pela primeira vez

Todo dia 17 de março, para comemorar o dia de São Patrício, seu padroeiro, e o dia nacional do país, a Irlanda ilumina de verde monumentos e edifícios ao redor do planeta. As pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China, a cidade jordaniana de Petra, a roda gigante London Eye, em Londres, a Disneyland de Paris, a Torre de Pisa, o famoso hotel Burj Al Arab, nos Emirados Árabes Unidos e até a fonte da Casa Branca em Washington são alguns dos locais já esverdeados.

O objetivo é fazer milhões de pessoas dos quatro cantos do mundo conectarem-se com a riquíssima cultura irlandesa, celebrando suas relações com importantes países e ainda reunindo os irlandeses que deixaram sua terra natal.

Ireland2Uma das novidades deste ano é a iluminação expandida do Rio de Janeiro, que ocorrerá no dia 16 de março. Três arenas do Parque Olímpico serão esverdeadas numa parceria com o comitê dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Além delas, os Arcos da Lapa também receberão o Greening pela primeira vez, junto do Cristo Redentor, que participou todos os anos desde que a ação estreou no Brasil, em 2013. Ambos serão iluminados graças ao apoio do Prefeito Eduardo Paes e do Cardeal Dom Orani João Tempesta.

Assim como no ano passado, a ação de 2016 também incluirá locais em São Paulo no dia 17 de março, graças a uma parceria com a Prefeitura e seu Departamento de Iluminação Pública (Ilume). Estes serão o Viaduto do Chá e a Biblioteca Mário de Andrade, ambos na região central, o Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera, e a Ponte das Bandeiras, que cruza o Rio Tietê, na zona norte.

Além disso, também em 17 de março, os seguintes cartões postais também serão iluminados: a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, graças ao Arcebispo Dom Sérgio da Rocha, e o Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF); o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), graças ao Governador José Melo de Oliveira; e o Elevador Lacerda, em Salvador (BA), graças ao Prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto. Para saber mais sobre o Greening, acesse https://www.tourismireland.com/Marketing/Marketing-Highlights/Marketing-Catalogue/Global-Greening.

Aplicativo e seminários multidisciplinares

Parte das preparações para essa semana de comemorações, está em desenvolvimento um aplicativo para Android e iOS. Com elementos históricos, ele partirá da visita que Dom Pedro II fez à Irlanda em 1877 para inspirar os viajantes modernos a conhecerem a ilha hoje.

Além disso, haverá eventos multidisciplinares que destacarão o centenário do Levante de Páscoa e Roger Casement, personagem irlandês que, como cônsul britânico no início do século XX, expôs as atrocidades da indústria da borracha no Brasil. Casement foi morto pelo seu envolvimento no Levante de 1916, que depois culminou na independência da Irlanda, em 1922. No dia 17/3, em Brasília, o CCBB sediará um seminário às 9h e uma mostra sobre como o diplomata se transformou em revolucionário. Depois haverá um seminário sobre seu trabalho humanitário em Manaus (18 e 19/3, no Centro Cultural Palácio da Justiça) e mais atividades em São Paulo (21 e 22/3, na Universidade de São Paulo). Para mais informações, acesse https://www.dfa.ie/irish-embassy/brazil/news-and-events/, para Brasília e Manaus, e http://catedrawbyeats.vitis.uspnet.usp.br/index.php/pt/noticias/269-eventos-de-abertura-da-catedra-de-estudos-irlandeses-w-b-yeats, para São Paulo.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 127 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*