Personagens da novela ‘Além do Tempo’ se reencontram em dias atuais

AlemProjac, a imprensa conheceu um pouco dos bastidores da nova fase de ‘Além do Tempo’, que tem previsão de início no dia 20. A novela que começou no século XIX passa a ser ambientada nos dias atuais.

A autora Elizabeth Jhin, o diretor Rogério Gomes e o elenco falam um pouco sobre a expectativa para o novo ciclo. “O fim da primeira fase vai criar uma curiosidade grande. As pessoas vão querer ver o que vai acontecer com cada personagem e o que cada um vai trazer de novo”, aposta Elizabeth Jhin. O diretor da novela enfatizou: “A gente está contando uma história de amor e esta nova fase é uma consequência da primeira, elas não existiriam separadamente”.

Paolla Oliveira revelou que sua personagem volta transformada: “A princípio, a Melissa está bem diferente. Ela volta mais serena, cheia de bons sentimentos, mãe de família, trabalhando e cuidando de casa”. Alinne Moraes também falou sobre as diferenças entre a Lívia de 150 anos atrás e a atual: “A personagem da fase anterior era mais fechada, submissa, olhava muito pra baixo. Agora ela vem mais segura, mais tranquila, mais bem resolvida. Então é outra postura”. E Rafael Cardoso resumiu o sentimento de todo o elenco: “A história está muito bem construída. Ficamos apaixonados pelo que apresentaram pra gente e estamos fazendo com muito carinho”, arrematou.

A trama

Cerca de 150 anos depois…

Você colhe aquilo que você planta e nada acontece por acaso? E se fosse possível termos outra chance para conquistar o que desejamos? Uma nova oportunidade para amar, para fazer diferente, para corrigir os erros do passado ou pagar por eles? Esses são alguns dos principais questionamentos da trama de ‘Além do Tempo’, com início no século XIX, que seguem como pano de fundo deste novo momento, mais de um século depois.

Após um salto no tempo e já em pleno século XXI, os personagens voltam com os mesmos nomes, mas com trajetórias e estilos de vida diferentes. Naturalmente, eles não se reconhecem quando se encontram novamente, porém, a sensação de que já estiveram juntos em algum momento estará sempre ali. Cada um carrega em si, apesar da passagem de tempo, algo do seu passado.

De acordo com a autora, o futuro dos personagens, seja quando for, depende das atitudes deles no passado. “Quando escrevi ‘Além do Tempo’, que é uma história de amor que ultrapassa diversas gerações, tive a ideia de fazer uma novela diferente do formato  a que estamos acostumados, em dois momentos distintos. Como disse na época da estreia, em vez de mostrar como foi o passado dos personagens através de sonhos ou em cenas de flashback, quis contar e mostrar as histórias deles de fato. Depois, praticamente em uma nova novela, narrar como será a vida deles, após muitos anos”, explica a autora.

Para o diretor de núcleo, Rogério Gomes, realizar os dois momentos de ‘Além do Tempo’ é um dos maiores desafios de sua carreira, da equipe de produção e do elenco. “O desafio é instigante e estamos com boas expectativas. Eu e a Beth (Elizabeth Jhin) já trabalhamos juntos em outras ocasiões e ela conhece a minha linguagem, assim como conheço a dela, o que facilitou bastante o nosso trabalho”, conta Rogério. O diretor ressalta ainda que haverá novos personagens como a Alice, interpretada por Klara Castanho, e Queiroz (Zé Carlos Machado), entre outros.

O amor eterno

A nova fase de ‘Além do Tempo’ começa, mais uma vez, com uma intensa e mágica troca de olhar entre Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso). No século XIX, enquanto viveram em Campobello, eles tentaram viver o grande amor que sentiam um pelo outro, mas, por diversas circunstâncias, como o ciúme de Melissa (Paolla Oliveira), a relação familiar de Lívia com os Castellini e a amargura de Emília (Ana Beatriz Nogueira), não foi possível. Agora, nos dias atuais, os dois se encaram através do vidro de um metrô no Rio de Janeiro. No meio do caos e da correria, acontece mais um instante de magia, como se eles já se conhecessem há muitos e muitos anos e estivessem predestinados a se encontrar ali. Enquanto o metrô parte, de um lado fica Felipe, perturbado e atônito com a beleza e o olhar daquela mulher; e de outro, Lívia, que, enquanto o celular toca, também fica extremamente mexida e balançada com aquela situação.

Lívia (Alinne Moraes) é filha de Emília (Ana Beatriz Nogueira). Linda e muito bem-sucedida, nasceu na Itália e cresceu dentro do mundo dos vinhos. A sua família é dona de uma grande vinícola na Toscana, chamada Beraldini. O seu pai era enólogo e Lívia aprendeu com ele os segredos da fabricação do vinho. Com o objetivo de se profissionalizar, se formou em viticultura na Itália e fez vários cursos na Europa. Depois que seu pai faleceu, sua mãe voltou ao Brasil para cuidar dos negócios da família, que tem uma empresa de importação e exportação no Rio de Janeiro. Apesar de se amarem muito, Lívia e Emília não têm um relacionamento tranquilo e discutem até mesmo quando estão concordando. Além do relacionamento cheio de atritos com a mãe, Lívia também tem que enfrentar o ciúme doentio de Pedro (Emílio Dantas), que parece ter conseguido o que perseguia há tanto tempo: o seu o amor. No século XXI, Lívia e Pedro são noivos e ele é um dos diretores da Beraldini, mas a troca de olhar com Felipe, mais uma vez, vai tomar o coração de Lívia.

Já Felipe (Rafael Cardoso) é casado com Melissa (Paolla Oliveira) e pai de Alex (Kadu Schons). A família vive em Belarrosa, uma pequena cidade localizada no sul do país. Felipe é um homem apaixonado pela terra e dono de uma pequena vinícola, chamada Campobello. Ele não tem sonhos de se tornar milionário e é feliz com a vida confortável e humilde que leva. Prefere fazer um bom vinho em pequena escala a sacrificar a qualidade de seu produto em troca de maior quantidade. Apesar da boa relação com a mulher e da forte ligação com o filho, tem o desafio de ser um pai mais presente na vida da criança e aprender a lidar com o amor incondicional que Melissa sente por ele e, posteriormente,  o amor incontrolável que sente por Lívia.  O encontro no Rio de Janeiro com a mulher de sua vida acontece por causa de negócios. Felipe está na cidade grande para apresentar um de seus vinhos a um sommelier. Lívia está no metrô atrasada para uma reunião.

Os dois se cruzam novamente quando Lívia (Alinne Moraes) vai a Belarrosa com Anita (Letícia Persiles), sua assessora e amiga, para saber mais informações sobre uma vinícola que está prestes a falir e que pode ser um bom negócio para a sua empresa. Sem imaginar o que vem pela frente, acaba encontrando com Felipe em uma festa tradicional da cidade, e o coração de ambos, mais uma vez, bate forte. A partir daí, eles encontrarão muitos obstáculos para ficar juntos, mas uma coisa é certa: os dois nasceram um para o outro.

Com virada de trama prevista para o próximo dia 20, ‘Além do Tempo’ é uma novela de Elizabeth Jhin, com direção de núcleo de Rogério Gomes e direção geral de Pedro Vasconcelos.

Antes, Campobello. Agora, Belarrosa.

No século XXI, a trama vai se desenrolar em Belarrosa, cidade bem próxima do que era a tranquila Campobello, do século XIX. Apesar do ar histórico e rural da região, Belarrosa prosperou muito com o tempo, principalmente por conta de seu movimentado mercado de vinhos, e hoje é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Além da forte economia por causa da enocultura e do turismo, a região é repleta de paisagens suntuosas e de vinhedos que crescem com vigor.

Produção: Cenografia, produção de arte, figurino e caracterização

A equipe de cenografia iniciou o planejamento para a nova fase da novela bem antes de a própria trama estrear. Em janeiro deste ano, a cenógrafa, Anne Bourgeois, começou a trabalhar no projeto para a cidade cenográfica que será usada apenas agora. Trata-se da fictícia Bellarosa, idealizada como se fosse um centro histórico tombado. Com uma grande rua para pedestres, tem cerca de 3.500 metros quadrados e conta com 20 prédios. Várias construções, como o bar do hotel, a agência de turismo e a loja de Zilda (Nívea Maria) têm cenários em seus interiores.

Na outra cidade cenográfica, também construída para esta nova fase, moram os personagens Massimo (Luís Melo) e Felipe (Rafael Cardoso). “É como se fosse um sítio nos arredores de Bellarosa, com características bem rurais”, explica Anne. A arquitetura das duas construções tem referência no sul do país, onde a novela é ambientada desde o começo. Os cenários em estúdio também são novos. E, ao todo, somam 41 ambientes.

Para manter unidade com a primeira fase da novela, parte do acervo de objetos está sendo usada. “Algo que desse um tom de déjà vu, mas nada exagerado. Misturei alguns objetos de decoração com os novos, criando um DNA próprio para cada espaço. O relógio da casa da condessa Vitória (Irene Ravache), por exemplo, vai voltar a aparecer em outro local”, adianta a cenógrafa.

A produtora de arte da novela, Mirica Vianna, decidiu usar alguns objetos da primeira fase misturados aos cenários atuais. Além disso, teve a ideia de criar uma vitrine com coisas antigas para a loja de Zilda (Nívea Maria). “A personagem também gosta de antiguidade. Nesta vitrine, vamos colocar um ou outro objeto que já apareceu na outra fase”, explica Mirica.

O trabalho da equipe de produção de arte para a nova fase também começou há muito tempo. “Na viagem que fizemos para o sul por conta das primeiras gravações, garimpamos alguns objetos que só seriam usados a partir de agora. Outros foram adquiridos ou produzidos simultaneamente à fase anterior”, finaliza a produtora.

Já para as equipes de figurino e caracterização, o foco está em manter uma ligação com a primeira fase. Não houve reaproveitamento de roupas, já que o vestuário é muito distinto de uma época para outra. A figurinista, Natalia Duran, está produzindo em torno de 30 peças por personagem. “Vai ser um figurino contemporâneo, mas que ao mesmo tempo tem a delicadeza do interior, já que BellaRosa é uma cidade pequena”, adianta.

Alguns personagens terão traços de sua personalidade mantidos em seus figurinos, mesmo com o passar do tempo. É o caso de Dorotéia (Julia Lemmertz), que sempre foi elegante e agora, embora não tenha muito poder aquisitivo, mantém um estilo próprio ao se vestir, mesmo que de forma simples. “No caso da Bianca (Flora Diegues) dos tempos atuais, ela está completamente despida de vaidade e isso se traduz em seu figurino e sua caracterização”, avalia.

A maquiagem da maioria dos personagens segue um tom suave, como foi na primeira fase, mas com um ar contemporâneo. Já os cabelos foram bem modificados, seguindo tendências atuais de corte e cor.

Perfil dos personagens (por ordem alfabética)

Afonso (Caio Paduan): Irmão de Felipe (Rafael Cardoso) e de Severa (Dani Barros), filho de Zilda (Nívea Maria). É contador e bacharel em Direito. Apesar de ter se formado e de receber uma boa proposta para trabalhar em São Paulo, o que ele gosta mesmo é de andar a cavalo e da vida pacata de Belarrosa. É um rapaz bom caráter, inteligente, com uma memória excelente e apaixonado pela cultura do vinho. A sua relação com seu irmão é muito bonita e eles fazem tudo um pelo outro. Além da parte burocrática da vinícola da família, que leva o nome de Campobello, ele também cuida da contabilidade de outras empresas do lugar. O seu maior objetivo é formar uma família feliz, com mulher e filhos.

Alberto (Juca de Oliveira): É italiano, pai de Emília (Ana Beatriz Nogueira). Quando era mais jovem, ele e a filha, que tinha sete anos, foram abandonados por Vitória (Irene Ravache), que fugiu com um homem por quem se apaixonou. Na época, eles viviam felizes em uma pequena cidade no sul da Itália. Alberto nunca perdoou Vitória pelo o que ela fez e não perde uma oportunidade até hoje de denegri-la aos olhos de Emília. Quando Emília descobre que sua mãe vive em Belarrosa e é a dona da Vinícola Ventura, que está prestes a falir, se dispõe a comprá-la. Alberto é radicalmente contra essa compra e fará o possível e o impossível para Emília mudar de ideia e não se reaproximar da mãe.

Alex (Kadu Schons): Filho de Felipe (Rafael Cardoso) e Melissa (Paolla Oliveira), tem uma ligação muito forte com o pai. Constantemente, tem pesadelos com Felipe e sonha que ele se vai e não volta mais. O menino só se sente melhor com a presença do pai. A intensa ligação entre eles desperta o ciúme e a insegurança de Melissa, que adora o filho, mas não consegue ser tão próxima dele. Alex é um menino inteligente, amado pela avó paterna, Zilda (Nívea Maria), e um pouco desprezado pela avó materna, Dorotéia (Julia Lemmertz).

Anita (Letícia Persiles): Formada em administração de empresas, Anita é uma jovem linda, moderna e antenada. É executiva assistente da Beraldini, a empresa da família de Lívia (Alinne Moraes). Quando conhece Roberto (Rômulo Estrela), fica extremamente dividida e uma forte antipatia inicial pode ceder lugar a um amor que nasce sofrido, como se algo lhe dissesse que ela precisa ter cuidado. O medo de se apaixonar e de se entregar para alguém é um dos seus maiores desafios pessoais e Afonso (Caio Paduan), que era apaixonado por ela no século XIX, estará mais uma vez por perto.

Ariel (Michel Melamed):  Continua bem próximo das pessoas, mas agora é uma espécie de “anjo caído”, pois perdeu a maioria de seus poderes. Terá que percorrer um longo caminho até aprender a não interferir no livre-arbítrio dos humanos.

Bento (Luiz Carlos Vasconcelos): Quando adolescente, foi um jovem muito problemático, com histórico de surtos de violência e passagens pela polícia. Foi casado com Rosa (Carolina Kasting) e com ela teve uma filha, chamada Alice (Klara Castanho), hoje adolescente. Não se conforma em ter perdido a ex-mulher e vive correndo atrás dela e de Dorotéia (Julia Lemmertz), com quem teve um caso tórrido e conhecido em Belarrosa.  Apesar das investidas, é completamente ignorado pelas duas. A sua relação com Vitória (Irene Ravache), sua madrasta, é doentia, pois a ama e odeia ao mesmo tempo. Levou a vinícola herdada do pai à falência por conta de sua vida desajustada e vive alternando momentos de sanidade e loucura.

Bernardo (Felipe Camargo): Enófilo e escritor, Bernardo é atualmente um dos maiores autores e documentaristas do mundo. Os seus livros são verdadeiras minas de ouro para as editoras e seus documentários são premiados em diversos festivais de cinema. Já lançou alguns volumes sobre vinhos e escreve sobre a cultura do povo, as tradições, o terroir em toda a sua essência e plenitude. Mais que sobre o vinho em si, seus livros são testemunhos sobre a história do povo que o fabrica, lindamente ilustrado pelas fotos do premiado fotógrafo Raul (Val Perré). Bernardo e Raul se conheceram quando eram ainda estagiários em um jornal de São Paulo, e desde sempre se entenderam muito bem e nunca mais se separaram. É daquelas amizades que parecem de infância. Bernardo anda pelo mundo como se estivesse à procura de alguma coisa, de alguém, mas o quê? Quem?

Bianca (Flora Diegues): Irmã de Felícia (Mel Maia) e sobrinha de Massimo (Luís Melo). Vai morar com ele quando a mãe viajar para o exterior por um tempo. É muito inteligente e ligada em tecnologia. Diferente da Bianca do século XIX, desta vez a jovem não é nem um pouco vaidosa, não se preocupa com o que está na moda e dá valor às coisas simples.

Botelho (Marcelo Torreão): Gerente de um hotel em Belarrosa, é um homem boa praça, generoso e apreciador de bons rótulos e boa comida. Mora com a irmã mais velha, a Neném (Nica Bonfim).

Carola (Ana Flávia Cavalcanti): Secretária particular de Emília (Ana Beatriz Nogueira), Carola é muito eficiente e sempre se adianta às necessidades da patroa. Tem um amor platônico por Pedro (Emílio Dantas) e vai aprender a lutar por esse amor.

Chico (João Gabriel D´Aleluia): Menino muito esperto, é o filho da empregada de Queiroz (Zé Carlos Machado) e Gema (Louise Cardoso). Quando sua mãe morre, Gema tem a ideia de adotá-lo, apesar de seu marido ser completamente contra e não suportar o garoto. Mateus (Cadu Libonati), o filho do casal, é cúmplice e amigo leal de Chico. Prestativo e amoroso, quase todos gostam dele em Belarrosa.

Cícero (Saulo Arcoverde): Uma espécie de anjo aprendiz. É o amigo mais próximo de Ariel (Michel Melamed). Obedece ao Mestre (Othon Bastos) e compreende os seus propósitos. Procura estar perto das pessoas e agir sem interferir no livre-arbítrio delas.

Dorotéia (Julia Lemmertz): É carioca, tem família no Rio de Janeiro e se orgulha disso. Conheceu um gaúcho, pai de Melissa (Paolla Oliveira), casou-se e foi morar em Porto Alegre. Para o seu desgosto, o marido comprou uma propriedade em Belarrosa e eles se mudaram para lá. Dorotéia foi contra o casamento de Melissa com Felipe, um “filho de colonos” que a filha conheceu em uma Festa da Uva. Em certo momento da vida, Dorotéia se relacionou com Bento (Luiz Carlos Vasconcelos).

Emília (Ana Beatriz Nogueira): Elegante, altiva, rica, poderosa e mãe de Lívia (Alinne Moraes). Dona da Casa Beraldini, uma grande empresa de importação e exportação de vinhos de renome internacional. É ambiciosa e às vezes não se importa de passar por cima de alguém para ter êxito em algo que deseja. Teve uma infância feliz, até que Vitória (Irene Ravache), sua mãe, a abandonou para viver uma grande paixão. Quando descobre que sua mãe vive em Belarrosa, tem a ideia de comprar a vinícola que está nas mãos dela e prestes a falir, apesar de seu pai, Alberto (Juca de Oliveira), ser completamente contra. Emília cresceu na Itália, ouvindo o pai falar mal da mãe, reforçando a sua imensa mágoa e ressentimento. Casou-se com um homem visionário e juntos fizeram crescer ainda mais a empresa. Depois da morte do marido, passou a viver entre Itália e Rio de Janeiro, onde fundou uma empresa de importação e exportação de vinhos.

Felícia (Mel Maia): Junto com a irmã Bianca (Flora Diegues), vai morar com o tio Massimo (Luís Melo) quando a mãe viaja para o exterior. É uma menina muito feminina e vaidosa e apesar de gostar de seu tio, ela sente muito a falta da mãe. Logo se afeiçoa a Salomé (Inês Peixoto), funcionária da casa de Massimo, e faz de tudo para o tio se casar com ela. Felícia e a irmã se dão bem, embora ela não entenda como Bianca pode ser tão desprovida de vaidade. Felícia se torna muito amiga de Alex (Kadu Schons) e Chico (João Gabriel D´Aleluia), e aos poucos a menina “fresca” da cidade grande vai sendo desconstruída e dando lugar a uma criança mais sapeca, que não se importa em se sujar de lama e gosta de subir em árvores e jogar bola, assim como era outrora. Ela conhece Rita (Daniela Fontan) e de cara ficam muito amigas, despertando até ciúme em Salomé (Inês Peixoto).

Gema (Louise Cardoso): Dona de uma empresa de enoturismo, leva os turistas para passear pelos vinhedos. É uma mulher alegre, otimista, despojada e um tanto atrapalhada. Apesar de sempre estar com ótimo astral, vive um péssimo casamento com Queiroz (Zé Carlos Machado), com quem tem um filho, o Mateus (Cadu Libonati).  É louca por Chico (João Gabriel D´Aleluia), filho de uma empregada que morreu, e pretende adotá-lo Se apaixona perdidamente pelo fotógrafo Raul (Val Perré) e terá que enfrentar muito preconceito para viver este amor.

Doutor Luiz (Carlos Vereza): É o prefeito de Belarrosa e dono de um hotel no centro histórico da cidade. De família tradicional, é um político honesto, mas não faz nada. Vive em cima do muro tentando agradar a gregos e troianos. Quando alguém chega com alguma ideia nova, ele logo diz “lá vem problema” ou “não inventa”, mas quando algo dá certo ele gosta de levar a fama das conquistas dos outros. É muito amigo de Vitória Ventura.

Massimo (Luís Melo): É tanoeiro, ofício que passa de pai para filho em sua família. É tido como o solteirão mais cobiçado da cidade. Mas por ele está bom demais como está, pois é do tipo que pensa que casamento só serve para estragar a relação. A sua casa é uma bagunça e Salomé (Inês Peixoto) corta um dobrado pra fazer faxina ali. É grande amigo de Botelho (Marcelo Torreão) e do Doutor Luiz (Carlos Vereza), e eles não entendem por que Massimo fala com tanta certeza das mazelas de um casamento. A sua vida vai ter uma reviravolta quando for obrigado a receber em casa as duas sobrinhas, Bianca (Flora Diegues) e Felícia (Mel Maia), a pedido da irmã que, correspondente internacional, foi designada para viver fora do Brasil.

Melissa (Paolla Oliveira): Melissa teria se casado com um homem muito rico, caso seguisse o gosto e os conselhos de sua mãe, Dorotéia (Julia Lemmertz). Miss Belarrosa e Rainha da Uva quando jovem, poderia também ter seguido a carreira de modelo, mas se apaixonou perdidamente por Felipe (Rafael Cardoso) e por ele abriu mão dos sonhos de riqueza que acalentava, embora não se conforme totalmente com a modéstia do marido. É dedicada e boa esposa na medida de seu pouco talento para dona de casa. Trabalha na lojinha da Vinícola Campobello e às vezes ajuda no tear da sogra, Zilda (Nívea Maria), gerenciado pela cunhada, Severa (Dani Barros). Melissa parece ser uma doce figura, até sentir que a vida que escolheu está ameaçada pela chegada de Lívia (Alinne Moraes) a Belarrosa.

Mestre (Othon Bastos): Continua querendo ajudar Ariel (Michel Melamed) a ter fé nos propósitos divinos e a deixar que cada um faça uso de seu livre-arbítrio.

Neném (Nica Bonfim): Irmã mais velha de Botelho (Marcelo Torreão), a quem superprotege. Vive “tentando” arrumar uma esposa para ele, mas no fundo quer manter o irmão solteiro e junto dela para sempre. Trabalha na loja de Zilda (Nívea Maria).

Pedro (Emílio Dantas): Noivo de Lívia (Alinne Moraes), Pedro é um dos diretores da Beraldini, a empresa da família de sua noiva. Charmoso, irônico, trabalhador, é querido por Emília (Ana Beatriz Nogueira), que acredita que ele seja o homem certo para a sua filha. O seu maior problema é o ciúme intenso que sente de sua amada. Traz do passado a culpa de ter provocado uma grande tragédia.

Pérsio (Wagner Santisteban): Trabalha na tanoaria de Massimo (Luís Melo). Começou como aprendiz e agora é o braço direito dele. “O filho que eu não tive”, é o que Massimo diz sobre o rapaz. É um pouco atrapalhado e totalmente sem jeito com as mulheres. Encanta-se por Rita (Daniel Fontan), a quem, no século XIX, não deu valor, mas ela só o vê como amigo.

Raul (Val Perré): Fotógrafo de renome internacional e parceiro de Bernardo (Felipe Camargo) no projeto que documenta o vinho em suas diferentes regiões pelo mundo. O seu pai era juiz e sua mãe, professora universitária. Apesar de tantas viagens pelo mundo por conta do seu trabalho e de fazer sucesso entre as mulheres, ele nunca encontrou alguém em que pudesse confiar seus sentimentos e entregar seu coração. Mas tudo muda quando vai para Belarrosa e conhece Gema (Louise Cardoso). Com as suas belas fotos, consegue mostrar para a mãe de Mateus (Cadu Libonati) a verdadeira personalidade que ela tem escondida por trás de um casamento infeliz.

Rita (Daniela Fontan): Trabalha na empresa de Gema (Louise Cardoso), é sua amiga e braço direito. Formou-se em fisioterapia e faz bicos como personal trainer e massagista. Fica sabendo das puladas de cerca de Queiroz (Zé Carlos Machado), mas não tem coragem de contar para a chefe. Rita é alegre, descolada, namora muito, mas não tem ninguém fixo – nem quer ter. Pérsio (Wagner Santisteban), seu amigo de infância, tem verdadeira adoração por ela, mas Rita só vê amizade entre os dois.

Roberto (Rômulo Estrela): É o médico da cidade de Belarrosa. Continua mulherengo, cara de pau, alto astral e muito charmoso. Relaciona-se brevemente com Michele (Maria Joana), mas se encanta mesmo por Anita (Letícia Persiles).

Rosa (Carolina Kasting): Desde pequena, sempre teve talento para a cozinha e formou-se em gastronomia para aprender ainda mais sobre o mundo da culinária. Foi casada com Bento (Luiz Carlos Vasconcelos), na época um bon vivant charmoso, com quem teve uma filha, Alice (Klara Castanho), hoje adolescente. Tem carinho pelo ex-marido, viveram um tórrido romance, foram felizes por algum tempo, mas Bento é um homem difícil e Rosa não aturou suas atitudes inadequadas. Ao se separar, recebeu um dinheiro da partilha de bens, juntou com um empréstimo bancário e abriu a Osteria, um restaurante de comida italiana.

Salomé (Inês Peixoto): Alegre, péssima cozinheira e prestativa, Salomé trabalha como diarista em várias casas da cidade de Belarrosa. Separada, nutre uma paixão não correspondida por Massimo (Luís Melo), que nem desconfia disso.

Severa (Dani Barros): Filha mais velha de Zilda (Nívea Maria), Severa nasceu prematura e ficou entre a vida e a morte. Ela e Melissa (Paolla Oliveira), sua cunhada, frequentaram a mesma escola e desde então as duas se detestam, um caso típico de antipatia “gratuita”. É uma figura leve e simpática, menos com a mulher do irmão, Felipe (Rafael Cardoso).

Vitória (Irene Ravache): Foi casada com Alberto (Juca de Oliveira), um italiano com quem teve uma filha, Emília (Ana Beatriz Nogueira). Apaixonou-se perdidamente por um homem fascinante, um brasileiro que passou pela pequena cidade onde moravam no sul da Itália, ao ponto de abandonar a família e fugir com ele para o Brasil.  Após algum tempo no Brasil  casou-se com o pai de Bento (Luiz Carlos Vasconcelos), um rapaz problemático. Rico, dono da Vinícola Ventura, seu marido tornou-se prefeito de Belarrosa e faleceu algum tempo depois. Talvez por culpa pelo que fez com a filha no passado, ela se dedicou ao enteado e cuida dele como se fosse seu filho. Com a morte de seu marido, o desajuste de Bento se agravou e ele acabou por levar a vinícola da família à falência. Vitória sempre foi uma mulher altiva e orgulhosa, o que agrava sua situação, já que terá que se desfazer do que restou do patrimônio herdado e se submeter à caridade de sua cunhada, Zilda (Nívea Maria), com quem nunca se deu muito bem.

Walmir (Cassiano Carneiro): Walmir é uma espécie de “faz tudo” no restaurante de Rosa (Carolina Kasting). Prestativo, sempre colaborando para agradar a patroa, que lhe trata muito bem. Cultiva um amor platônico e impossível por Rita (Daniela Fontan). Acha que ela nunca vai dar bola para ele, mas não perde a esperança.

Zilda (Nívea Maria): Mãe de Felipe (Rafael Cardoso), Afonso (Caio Paduan) e Severa (Dani Barros). Leva uma vida simples, sem sacrifícios, e vive para os filhos. É generosa, mas está longe de ser boazinha. Fala a verdade doa a quem doer. Tem uma relação conturbada com Vitória (Irene Ravache) e não tolera o sobrinho, Bento (Luiz Carlos Vasconcelos), de quem faz questão de manter distância. É dona de um pequeno atelier no centro histórico, mas atualmente quem o gerencia é Severa. É obrigada a receber a cunhada falida depois que ela fica praticamente na miséria e terá que aprender a lidar com o orgulho agora que terá certo poder sobre ela.

Novos personagens (por ordem alfabética)

Alice (Klara Castanho): É filha de Rosa (Carolina Kasting) e Bento (Luiz Carlos Vasconcelos) e é uma típica adolescente “rebelde sem causa”. Apaixonada pelo pai, apesar de suas atitudes errôneas, não se conforma da mãe ter se separado dele e faz o possível para atrapalhar qualquer possibilidade de um novo romance na vida de Rosa.

Mateus (Cadu Libonati): Adolescente, filho de Gema (Louise Cardoso) e Queiroz (Zé Carlos Machado). É desprezado pelo pai por não ser o “gênio” que ele esperava, pois só tira notas médias na escola e sempre passa de ano raspando. Vive com um celular nas mãos, como se fosse parte de seu corpo. Mateus apoia a mãe em tudo, adora Chico (João Gabriel D´Aleluia), o filho da empregada da família, e cuida do menino como se fosse seu irmão. Sofre com a maneira como Queiroz trata a mãe, pois ele só sabe apontar o dedo para qualquer deslize dela e ignora suas imensas qualidades. É apaixonado por Michele (Maria Joana), uma bela mulher, bem mais velha que ele e que trabalha na empresa da mãe.

Michele (Maria Joana): Funcionária da empresa de enoturismo de Gema (Louise Cardoso), Michele é uma mulher bonita e interesseira. Queiroz (Zé Carlos Machado) a protege e vive de olho nela. É o tipo que usa o charme e a beleza para conseguir o que quer. Apaixona-se por Roberto (Rômulo Estrela) e não gosta nada de saber quando ele se interessa por Anita (Letícia Persiles).

 

Queiroz (Zé Carlos Machado):  Casado com Gema (Louise Cardoso), faz o tipo arrogante e metido a intelectual. Queiroz considera-se um gênio, lê muito e vive na internet “pesquisando coisas que Gema jamais vai entender”. Não tem planos objetivos, vive sonhando em se tornar fazendeiro de gado, mas não toma uma medida concreta, pois está mais preocupado com as mulheres bonitas e os prazeres da vida. Não liga muito para o filho Mateus (Cadu Libonati) e não tem paciência com ele. Detesta a ideia de a mulher adotar Chico (João Gabriel D’Aleluia).

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*