Podere Felceto Experiência de viver à moda Toscana

  Toscana1Localizada no coração do Chianti Clássico, entre Florença e Siena, duas joias arquitetônicas da região, a antiga casa de Podere Felceto, na Villa da família Del Mastio, proporciona a seus hóspedes a melhor experiência de viver à moda Toscana, deixando-se seduzir pelo lugar, pela vida dos moradores locais, seus hábitos, suas histórias e principalmente sua cultura.

A vivência é perfeita para toda a família, para grupos de amigos, ou mesmo a dois. Ideal também para comemorar momentos especiais como casamentos, bodas e aniversários.

A Casa Principal, um antigo mosteiro erguido no século 15, é uma típica construção de fazenda e conta com 450 m2 de área construída, cercada por um imenso olival, de propriedade da família Del Mastio, e por vinhedos com um bosque cortado por uma estrada original do Império Romano.

Do alto da colina é possível avistar o Rio Pesa e a paisagem do Chianti.

A casa, tombada pelo patrimônio histórico, foi totalmente reformada de modo a acomodar confortavelmente até 13 pessoas e é decorada com móveis típicos da região.

Toscana3O principal espetáculo é o pôr do sol, que pode ser admirado da piscina, dos terraços das varandas ou embaixo da parreira. Os dois andares da casa têm acessos independentes e podem ser alugados separadamente em algumas épocas do ano.

Além disso, a Villa conta também com o Cottage, aconchegante chalé situado a 10 metros da casa principal, com 22 m2, com total privacidade e que instala confortavelmente um casal, e o Fienile, que abriga até cinco pessoas em três quartos, com banheiros privativos, uma cozinha e um jardim exclusivo de onde se pode apreciar um fim de tarde privilegiado, com um bom vinho do Chianti.

Podere Felceto possui todos os serviços de um hotel, aliados ao charme de se estar numa casa, como cozinha equipada, roupa de cama, mesa e banho, limpeza, calefação, piscina ecológica, salão com mesa de bilhar, TV e telefone. Na Villa, a ideia é que os hóspedes preparem suas próprias refeições – à la toscana, se quiserem, ajudem a colher azeitonas, se se animarem e façam compras como os moradores da região.

Toscana2O agriturismo oferece também os menus especiais toscanos, deliciosas refeições caseiras preparadas com ingredientes frescos e de primeira qualidade, acompanhadas com o azeite produzido no local pela família Del Mastio. Os cardápios trazem pratos tradicionais da culinária toscana, preparados pelo Cuocco Jacopo, chef conceituado na região. Os visitantes ainda contam com toda a hospitalidade dos anfitriões e proprietários, Jussara e Roberto Del Mastio, ela, brasileira e ele, italiano.

A Villa Podere Felceto, a sua casa na Toscana, fica a menos de 3 Km de Panzano in Chianti, a 30 Km de Florença e a cerca de 40 Km de Siena, em um ponto do Chianti onde a natureza se mantém intacta. Aves, faisões, javalis  e cervos podem ser vistos com frequência.  Na região, são indicados caminhadas ou passeios de bicicletas pelas antigas estradas romanas e etruscas, com suas plantações de girassóis, oliveiras e vinícolas. Completam o passeio, as visitas a castelos e igrejas medievais, tours pelos mercados das praças Greve e Panzano, além do roteiro gastronômico de Baco.

Dentre os diferenciais de Podere Felceto, está o fato de que a propriedade é também produtora de azeite extravirgem orgânico. Existem cinco hectares e mais de mil plantas usadas na fabricação do azeite. No final de novembro e início de dezembro, os hóspedes podem participar da colheita das azeitonas e da chamada “spremitura”, quando os frutos são prensados no “frantoio”. Para chegar ao “extra vergine d’oliva”, as olivas passam pelo processo apenas uma vez.

Toscana4A produção de azeite extra virgem de Podere Felceto é considerada pela família Del Mastio, a mais importante no ramo agrícola, não somente pelas ótimas propriedades orgânicas e benéficas, mas tb pela sua preciosidade.

A plantação de 4 hectares de produção biológica e familiar, hospeda 4 diferentes variedades de oliveiras: Frantoio, Moraiolo, Leccino e Pendolino. O extra virgem deriva da combinação dessas 4 variedades, que oferece uma harmonia de aromas e sabores típicos da zona rural do Chianti, caracterizado por um perfume de especiarias, ervas frescas e alcachofra.

Todos os anos, em novembro, a família se reúne para colheita, que dura cerca de três semanas, vivendo em uma atmosfera de antecipação das primeiras prensagens e degustação do novo óleo com pão e alho, assim chamada de “fettunta”.

“Nosso desejo é compartilhar, através da degustação, uma viagem ao conhecimento do azeite, suas propriedades e seu uso na dieta mediterrânea, enfatizando a importância do consumo de produtos orgânicos e locais de qualidade”, explica Jussara Del Mastio, proprietária de Podere Felceto.

Já a degustação oferecida aos hóspedes é realizada na adega em dois formatos:

Degustação clássica com explicação do cultivo, da colheita e da primeira prensagem acompanhada por um trio de crostini com pão toscano: bruschetta, pão com azeite, fettunta e um copo de Chianti Clássico Biológico.

A degustação com almoço ou jantar é realizada com produtos locais, a fim de promover a cultura culinária do Km0, uma forma de promover os produtos gastronômicos de seus vizinhos da região, que não chega a dar 1 km. Então por exemplo, o queijo pecorino e caprino é comprado de um fornecedor vizinho, assim como as massas de trigo sem glúten.

O Km0 solidariza-se com o que é próximo; os gêneros alimentícios produzidos mais perto do consumidor e, portanto, mais ligados à cultura e história local. Seria, então, possível devolver às pessoas a chance de optar pelo que lhes é regional, numa valorização de suas próprias raízes.

O jantar ou almoço oferecido na degustação vem acompanhado de uma explicação do cultivo, colheita e primeira prensagem, acompanhada de produtos gastronômicos realizados com produtos de seus vizinhos, além de ingredientes da própria produção da villa.

O menu inclui:

– Entrada:  fettunta, bruschetta e crostini;

– Pasta: massa feita com trigo de grão duro orgânico chamado “Senatore Cappelli” temperados com nosso azeite e lascas de queijo parmigiano reggiano;

– Gran tagliere: legumes grelhados da nossa horta, queijo de cabra e queijo de ovelha produzidos localmente na região acompanhados com mostarda de Cremona, finocchiona do Açougueiro Dario Cecchini e presunto Toscano;

– Dessert: Cantucci e Vin Santo;

É necessário reservar.

A união do Km0 com o Slow Food visa resgatar toda a imensa diversidade da gastronomia global que esta se perdendo, fazendo ainda uma releitura das culinárias regionais, ampliando ainda mais esta diversidade. A ideia do movimento é causa, em longo prazo, uma revolução na alimentação mundial e desacelerar a padronização que assola o mundo do setor.

É uma experiência inesquecível!

www.casanatoscana.com.br

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*