Primeiro Monster Jam no Brasil recebe mais de 30 mil pessoas

Evento aconteceu na Arena Corinthians e contou com oito caminhões monstros fazendo manobras pelas pistas cheias de obstáculos

No último dia 16 aconteceu, pela primeira vez no Brasil, o Monster Jam, maior e mais famoso evento de caminhões monstros do mundo.

A competição foi realizada em São Paulo, na Arena Corinthians.

Voltado para toda a família, o Monster Jam trouxe ao Brasil os mais famosos caminhões da categoria como Grave Digger, Max-D, El Toro Loco, Scooby-Doo, Monster Mutt Dalmatian, Alien Invasion, Zombie e New Earth Authority (NEA).

Os veículos, que chegam a pesar mais de cinco toneladas cada um, realizaram manobras em uma pista cheia de obstáculos.

Com motores com potência de 1.500cv, os pilotos fazem os carros saltarem a uma altura de mais de 10 metros, percorrendo até 40 metros voando pelo ar.

Durante o intervalo, os presentes também contaram com uma apresentação de Motocross onde pilotos profissionais e conceituados no segmento de FMX realizaram manobras de movimentos livres pelos obstáculos e rampas da pista entretendo os fãs de esportes radicais.

A competição

A primeira parte da competição contou com uma etapa classificatória onde vencia o piloto que desse a volta mais rápida na pista. O vencedor foi o Grave Digger do piloto Morgan Kane.

Após o intervalo, os caminhões monstros voltaram para a apresentação freestyle, onde cada piloto tinha dois minutos livres na pista. O campeão desta etapa foi o Max-D.

Além de curtir o show, o público votou em cada performance realizada pelos veículos no portal Judges Zone e escolheu o grande vencedor da noite. Na somatória total dos pontos, o campeão foi o piloto Morgan Kane e seu Grave Digger.

Arena Corinthians coberta de terra e obstáculos

O gramado da Arena foi totalmente removido e coberto de terra. Foram montados obstáculos como rampas, e colocados veículos para serem destruídos pelos caminhões. Para preservar os sistemas de drenagem, irrigação e refrigeração do solo, foram colocadas três camadas de material de proteção específico para essa finalidade.

Caminhões monstros

Veículos altamente modificados, os caminhões do Monster Jam têm como principal característica os pneus de grandes dimensões que chegam a ter 1,67m de diâmetro por 1,09m de largura, pesando mais de 360 kg cada.

Os caminhões monstros têm aproximadamente 3,2m de altura, 3,6m de largura, 5,4m de comprimento e pesam mais de 5 toneladas. Com potência de 1.500 cv, são capazes de acelerar a até 130 km por hora.

Os propulsores são abastecidos com metanol, consumindo cerca de três litros por minuto, mas com baixa emissão de poluentes. O motor é traseiro, o banco do motorista fica no centro do veículo e não há portas. O piloto entra por baixo do caminhão, que tem carroceria de fibra de vidro.

O evento

Realizado há mais de 25 anos, o Monster Jam é um tradicional evento americano que percorre grandes arenas em todo o mundo. A atração entretém mais de 4 milhões de fãs por ano em 125 locais diferentes, em mais de 350 apresentações.

Só em 2017 mais de 90 arenas e 36 estádios ao redor do mundo já receberam o evento. Seis novos países tiveram a oportunidade de ver de perto os caminhões monstros como Arábia Saudita, Argentina, França, China, Singapura e, agora, Brasil.

O Monster Jam é realizado pela Feld Entertainment, líder mundial em produzir e apresentar eventos de experiência em entretenimento familiar.

Monster Jam em números

  • Cerca de 600.000 metros de terra são usados anualmente para meticulosamente criar as trilhas do Monster Jam.
  • O Monster Jam Dirt Crew utiliza cerca de 100 mil caminhões de terra por ano para criar todas as trilhas do Monster Jam.
  • Mais de 1.000 rolos de plástico são utilizados para proteção dos campos anualmente.
  • Para construir uma trilha Monster Jam, são usadas anualmente 3.000 peças de equipamentos Caterpillar.
  • Mais de 85.000 litros de combustível são consumidos anualmente para alimentar os equipamentos de construção de trilhas.
  • Demora até 12 horas para construir uma arena Monster Jam e até 20 horas para construir uma pista no estádio.
  • Demora até 16 horas para montagem de um evento Monster Jam em estádio e até 6 horas para eventos em arena.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*