São Paulo ganha espaço destinado exclusivamente para flutuação

Flutuar Float Center promove uma experiência única e benéfica para o corpo e a mente

Uma sensação de profundo relaxamento e encontro consigo mesmo. Isso é o que os paulistanos estão experimentando na Flutuar, uma empresa destinada exclusivamente à prática da flutuação, localizada no bairro de Pinheiros. Embora pouco conhecida no Brasil, a flutuação (ou floating, em inglês) já é bem popular nos Estados Unidos e também na Europa. Inúmeros estudos científicos apontam os benefícios da flutuação tanto para o corpo quanto para a mente.

A Flutuar Float Center é a realização de um sonho do alemão radicado no Brasil, Tobias Nold e seu sócios. Em viagens a trabalho para os Estados Unidos, ele conheceu os benefícios da flutuação. “Eu fiquei encantado com tudo o que vi. Lá o mercado é bem consolidado, com mais de 450 centros de flutuação e diversos fabricantes de tanques e equipamentos relacionados”, revela. Animado com a ideia, reuniu mais 11 amigos para viabilizar o projeto por aqui. Em abril, foi inaugurada a primeira unidade da empresa.

O processo é bastante simples. O cliente toma uma ducha e veste roupa de banho. Em uma sala privativa, entra num tanque de flutuação de última geração, composto por água (a 35,5 graus, a mesma temperatura média da pele de nosso corpo) com sal Epsom, ou Sulfato de Magnésio, como é mais conhecido no Brasil. Essa alta concentração do sal possibilita a flutuação pela densidade elevada da água, além de apresentar muitos benefícios para saúde e o bem estar.

Os estímulos sensoriais são rigorosamente controlados e planejados para facilitar o relaxamento dos flutuadores. Com protetores auriculares, o cliente entra no tanque – que lembra muito uma banheira grande, mas com tampa. “As cápsulas são tão grandes quanto uma cama de casal ou o interior de um carro grande”, ressalta. Nos primeiros dez minutos, ouve uma música relaxante e depois passa 45 minutos numa escuridão total ou sob luzes de cromoterapia, de acordo com a sua escolha.

A água toca o corpo, que flutua o tempo todo, de forma muito suave e macia. “A sensação é de aconchego e total segurança, como se estivéssemos de volta ao ventre de nossas mães. Muitos de nossos clientes descrevem uma experiência intra uterina”, revela. Ali, alguns experimentam uma sensação de grande inspiração ou de profundo relaxamento, chegando a atingir um estado meditativo profundo. Nesse ambiente extremamente seguro e íntimo, a consciência corporal aumenta. O silêncio é absoluto e ouve-se apenas os sons produzidos pelo seu próprio corpo. “Você ouve sua própria respiração e alguns escutam até a batida do coração, além de outras funções do corpo. Tudo isso flutuando, com sensação de gravidade zero, como se você estivesse no Mar Morto”.

Nos minutos finais, a música volta para avisar que a sessão está chegando ao fim. O cliente é orientado a se movimentar vagarosamente. Há uma sensação de toque diferente na pele e nos cabelos. Os benefícios são perceptíveis. A Flutuar oferece shampoo, condicionador, sabonete e toalhas para que o cliente não precise se preocupar com nada. Finalizada a experiência, é conduzido para tomar um chá feito com ervas plantadas na horta própria. “Achamos importante que as pessoas não saiam daqui correndo, queremos que voltem à realidade com bastante calma e tranquilidade”, diz Nold.

O público tem sido bastante variado. Muitos vão em busca da redução de dores crônicas, estresse, fadiga muscular, inflamações, artrite, artrose e enxaquecas. Outros querem melhorar a qualidade do sono, reforçar o sistema imunológico, ampliar a criatividade e o autoconhecimento. Médicos, fisioterapeutas e até psicólogos tem recomendado a flutuação como tratamento terapêutico complementar. Segundo Nold, as reações após a flutuação são variadas, mas é possível identificar alguns padrões. “Há os que relatam um estado de meditação profunda, que muitos não tem certeza se adormeceram ou não. Outros conseguem realmente pensar em nada. A mente fica em atenção plena no presente. Há outros que saem do tanque em um estado eufórico, após longas ‘viagens’ pela mente. É comum que os flutuadores entrem em um estado de flow, criatividade e de muitos insights”, revela.

Os efeitos da flutuação duram de dois a três dias e são cumulativos. O magnésio ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio regulador do estresse e da ansiedade. A flutuação frequente vai ajudar as pessoas a criarem uma resistência ao estresse e ansiedade. Assim como na yoga ou meditação, é o treino que vai ampliando os benefícios. “É interessante que a pessoa entre no tanque com um propósito. Seja ele pensar sobre uma decisão que precisa tomar, um problema que tem que resolver, uma dor que precisa amenizar ou simplesmente, relaxar e curtir esse momento de ócio”, recomenda. Quem quiser fechar a experiência com chave de ouro pode ainda se deliciar com uma das opções de massagens disponíveis no local.

Contra indicações praticamente não existem. Até gestantes se beneficiam da flutuação. A prática só não é recomendada para pessoas com doenças mentais graves, como esquizofrenia, ou doenças graves de pele. Pessoas com problemas na cervical podem recorrer a um travesseiro de apoio. Caso alguém não se sinta confortável durante a sessão, há um botão dentro do tanque para solicitar auxílio. Além de um grande diferencial em infraestrutura, a Flutuar investe muito na higiene do processo. A água é filtrada e tratada quatro vezes após cada sessão. O processo utiliza esterilização, ozônio e raios UV, que eliminam os microrganismos, e um filtro de partículas retira qualquer sólido que for até 100 vezes menor que  a espessura de um fio de cabelo.

Com tantos pontos a favor, a Flutuar Float Center espera que a flutuação se torne um hábito do paulistano. A empresa deseja expandir, mas por enquanto, o foco está em aumentar a taxa de ocupação do espaço Atualmente, são oferecidas 24 sessões por dia, de segunda a sábado. “Estamos muito animados com o potencial do negócio. Acreditamos que muitos vão se beneficiar da prática da flutuação. Queremos promover essa experiência única a cada vez mais pessoas. Temos como propósito ajudar as pessoas a encontrarem um pouco de paz interior”, finaliza Nold.

Sobre a Flutuar Float Center:

www.flutuar.me/ (11) 96379 2036

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*