Plástica Gengival

Cuidar da higiene bucal não se resume apenas aos cuidados com os dentes. Outra parte que merece destaque é a gengiva

 

Considerada a moldura dos dentes, a gengiva pode apresentar sérios problemas como retração, sorriso gengival e manchas escurecidas, que podem comprometer a estética bucal e acabar com a relação harmoniosa existente entre dentes e gengiva.

A Dra. Fátima Caldeira fala dos problemas mencionados acima e como se livrar deles. A Retração Gengival é quando acontece o desaparecimento da camada que reveste  a raiz do dente, ficando à mostra. Isso pode ocorrer em um só dente ou em vários provocando um aumento da sensibilidade na área exposta e basta ingerir um alimento frio como um sorvete, por exemplo, para que a dor manifeste. “Existem várias causas para a retração gengival. Entre elas, a mais comum é devido à falta de informações de como escovar os dentes adequadamente. Chamado de traumatismo pela escovação, as pessoas acabam comprando escovas de baixa qualidade, em que as cerdas são duras e acabam machucando a gengiva”, diz a Dra. Fátima.

O tratamento é feito através de cirurgias, que são feitas principalmente para melhorar o aspecto da área atingida. Mas, o melhor tratamento continua sendo a prevenção através da escovação adequada e na mudança dos hábitos, para evitar o transtorno futuro.

Já o Sorriso Gengival é outra alteração que incomoda muito quem sofre com a doença. Ele se caracteriza por apresentar uma gengiva muito aparente,  num sorriso mais relaxado.

Geralmente, o problema é resolvido com uma cirurgia que faz a correção ou remoção dos excessos de gengiva, que fica por cima da coroa dentaria. Aqui também vale a prevenção: uma boa higiene bucal, o uso do fio dental. Essas medidas são importantes, pois impedem a formação das placas bacterianas. Se a gengiva ficar vermelha, inchada, flácida ou sangra durante a escovação isso pode ser um sinal de que algo não está bem. E aí vale a visita ao dentista.

As manchas gengivais ocorrem, principalmente, em pessoas que possuem ascendência negra e asiática e caracteriza-se por manchas na gengiva, que podem incomodar por deixar a gengiva escurecida. Hoje, no mercado já existe o Peeling Gengival, que resolve o problema de forma rápida e com resultado bem natural.

Esse tratamento resulta na remoção das células que produzem o pigmento marrom. A técnica é feita sob anestesia. Em poucos dias já é possível notar uma melhora significativa das manchas gengivais.

Ter um sorriso bonito é fundamental para mostrar a alegria de viver. E o Spa Dental disponibiliza as mais modernas técnicas para cuidar dos dentes, de forma rápida, segura e com um corpo clínico altamente qualificado.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*