Dia Mundial do Idoso: 7 vacinas para quem tem mais de 60 anos

Vacinas protegem contra doenças responsáveis por mais de 270 mil internações do público idoso

Uma das principais causas de internações e mortes em idosos são as doenças pneumocócicas como a bronquite, meningite e, principalmente, a pneumonia. Segundo estudo publicado na revista Value in Health, em junho de 2021, cerca de 272 mil internações e mais de 71 mortes de pessoas com mais de 60 anos no Brasil são causadas anualmente por essas doenças, que podem ser evitadas se o paciente seguir à risca o calendário de vacinação.

“Ainda existe uma cultura de se vacinar apenas crianças, no entanto, os adultos também precisam ficar atentos à imunização”, explica a Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto, especialista em vacinas do Delboni Medicina Diagnóstica, marca pertencente à Dasa, a maior rede de saúde integrada do país.

De acordo com a especialista, manter as vacinas em dia também deve ser uma preocupação do público acima de 60 anos. “Nosso sistema imunológico perde a força com o passar dos anos. Além disso, os idosos correm mais risco de desenvolver sequelas após internações por essas doenças e as vacinas são primordiais para reduzir essas chances”, afirma.

Para conscientizar e informar a população neste Dia Mundial do Idoso (1º), a médica apresenta as principais vacinas que toda população acima de 60 anos deve tomar. Vale lembrar que todas estão disponíveis nas unidades do Delboni:

Influenza

A vacina contra a gripe protege o paciente da infecção causada pelo vírus influenza. A doença apresenta sintomas respiratórios e pode ter consequências graves no público acima de 55 anos.

Pneumocócica

A vacina pneumocócica 23 (Pn23) e a vacina pneumocócica 13 (Pn13) são as duas vacinas contra o pneumococo indicadas para o público adulto. Elas protegem o organismo contra diferentes doenças causadas pelo pneumococo, desde as mais leves, como a otite, até as mais graves, como a pneumonia, a meningite e a sepse. Para o público acima de 60 anos, a Pn13 e a Pn23 devem ser aplicadas rotineiramente num esquema sequencial que começa idealmente com a Pn13 e se completa com a Pn23.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença viral aguda, podendo causar febre hemorrágica e até a morte. A indicação é que ela seja aplicada na população que vive em regiões de risco e para aqueles que vão viajar a locais com incidência da doença. Para os idosos, é necessário pedido médico para aplicação.

Herpes Zóster

O herpes zóster, causado pelo herpesvírus humano tipo 3, é comum na população acima de 60 anos justamente por causa da queda da imunidade ao vírus nessa faixa etária. Maiores de 50 anos devem tomar a vacina rotineiramente. A partir de 2022 temos disponível em nossos laboratórios a vacina zóster recombinante, que é inativada e apresenta uma eficácia de 91%.

Tríplice Viral

A vacina tríplice viral previne o sarampo, a caxumba e a rubéola, doenças que podem causar complicações graves em idosos com o sistema imunológico comprometido. A tríplice viral é indicada na infância, no entanto, ainda há muitos adultos que não tomaram – nesse caso, ela pode ser aplicada em qualquer momento da vida. Pessoas acima de 60 anos não precisam habitualmente receber a tríplice viral pois já tiveram sarampo, caxumba e rubéola quando crianças.

Tríplice Bacteriana

Difteria, tétano e coqueluche (dTpa) são os alvos da vacina tríplice bacteriana. São doenças graves e que podem causar sequelas permanentes se não forem tratadas. Para o público idoso que já tomou na infância, é importante realizar reforços a cada 10 anos. Outra situação em que se recomenda a dTpa, mesmo antes dos 10 anos de intervalo, é no caso de pessoas que entrarão em contato próximo de recém-nascidos, de modo a impedir a transmissão da coqueluche, num esquema que é conhecido como estratégia casulo.

Hepatite B

A hepatite B é uma infecção que pode evoluir para doença crônica, cirrose e carcinoma de fígado. Por isso, a vacina hepatite B é recomendada desde recém-nascidos até idosos.

Doutora Maria Isabel enfatiza que, além de manter as vacinas em dia, é importante seguir uma rotina de saúde, com visitas anuais ao médico. “Muitas doenças podem ser diagnosticadas precocemente, possibilitando assim um tratamento menos agressivo e com mais chances de cura”, finaliza.

Sobre o Delboni

O Delboni Medicina Diagnóstica, marca da Dasa, maior ecossistema de saúde integrada do Brasil, tem uma história de mais de 60 anos de eficiência no cuidado de seus pacientes. Em suas 30 unidades de atendimento distribuídas pela Grande São Paulo e Santos — incluindo espaços Delboni Prime e megaunidades — o Delboni oferece exames laboratoriais, de imagem e aplicação de vacinas, além de testes genéticos e genômicos de última geração nas áreas de oncologia, onco-hematologia, diagnóstico de reprodução humana e medicina fetal, doenças raras, farmacogenômica, cardiologia, entre outras. Tecnologia de ponta e corpo clínico com alto reconhecimento técnico garantem a qualidade dos exames e procedimentos realizados pelo Delboni. Para mais informações acesse o site do Delboni ou do Nav.

Sobre a Dasa:

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo.

Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 980 unidades no Brasil.

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas.

Somos Dasa e somos para toda a vida.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*