Queijos já podem entrar na dieta de pessoas com intolerância à lactose

tirolezTirolez oferece ao mercado os cinco queijos preferidos dos brasileiros, porém produzidos por método que elimina a lactose do produto

O consumidor brasileiro que tem intolerância à lactose – tipo de açúcar naturalmente encontrado no leite e seus derivados – já pode contar com uma linha completa de queijos com teor zero de lactose. A nova linha, composta pelos queijos Mussarela, Prato, Minas Padrão, Minas Frescal e Cottage foi desenvolvida pela Tirolez e apresenta menos gorduras totais do que as versões tradicionais, permitindo que portadores de intolerância voltem a consumir queijos em sanduíches, pizzas, lasanhas, entre muitas outras delícias.

A intolerância à lactose só pode ser diagnosticada por médico especialista, mas, em geral, apresenta como sintomas dor abdominal, inchaço, flatulência e diarreia, após a ingestão de alimentos como o leite e seus derivados. De acordo com a RG Nutri, consultoria em nutrição da Tirolez, entre esses alimentos estão: leite, bebidas lácteas, iogurtes, coalhada, queijos, leite condensado, creme de leite e preparações culinárias que apresentem tais ingredientes.

O problema pode ocorrer em qualquer fase da vida, sendo que existem três tipos de intolerância: deficiência congênita de lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose, que se caracteriza pela ausência da produção de lactase desde o nascimento; a Hipolactasia primária do tipo adulto, encontrada em um número muito grande de indivíduos, que se caracteriza pela diminuição da produção de lactase com o passar do tempo; e, por fim, a  Hipolactasia secundária, um transtorno reversível, que pode ocorrer em decorrência de doenças que danificam a ”parede” do intestino e podem prejudicar temporariamente a produção de lactase.

Segundo a RG Nutri, um dos grandes problemas que portadores de intolerância têm que enfrentar é abrir mão do valor nutricional proporcionado pelos laticínios, pois retirar os queijos da dieta pode causar carência de alguns nutrientes. Os leites e seus derivados são alimentos fonte de proteínas de boa qualidade e apresentam ótima quantidade de vitaminas e minerais essenciais à manutenção da saúde, como cálcio, fósforo, magnésio, zinco, selênio, vitamina A e as vitaminas do complexo B.

Cabe ressaltar que, ao abrir mão de laticínios, o consumidor é obrigado a repor os ingredientes tendo que consumir uma grande quantidade de outros alimentos ou mesmo fazendo uso de suplementos, principalmente cálcio, mineral importante na formação e densidade dos ossos. “A linha de queijos sem lactose da Tirolez foi criada justamente para preencher esta lacuna”, explica Gabriela Colombo, gerente de Marketing da Tirolez.

Gabriela explica que o processo de fabricação dos queijos sem lactose é muito similar ao dos queijos tradicionais, sendo que em algum momento da produção é adicionada uma enzima natural que quebra a lactose em dois outros tipos de açúcares (galactose e glicose) que são facilmente digeridos por portadores de intolerância. Esta diferença não é sentida nem na textura, nem no paladar dos queijos, de acordo com testes realizados pela Tirolez.

A linha completa Zero Lactose da Tirolez contempla:

  • Queijo tipo Cottage Zero Lactose (250 g)
  • Minas Frescal Zero Lactose Light (270 g)
  • Mussarela Zero Lactose Light (500 g, tipo “lanchinho”, ou 3,6 Kg, para fatiamento)
  • Prato Zero Lactose Light (500 g, tipo “lanchinho”, ou 3,6 Kg, para fatiamento)
  • Minas Padrão Zero Lactose Light (350 g)

Sobre a Tirolez

Fundada há 35 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 80 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*