Conselho Rgional de Nutrição 3ª Região (CRN-3) apoia homenagem ao Dia do Nutricionista na Câmara de São Paulo

No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. Para celebrar a data, o Conselho Regional de Nutrição 3ª Região (CRN-3) apoia a homenagem que a Câmara Municipal de São Paulo realizará no dia 25 de agosto, às 18h  e às 21h será servido um coquetel de confraternização      

A Nutricionista Dra. Andrea Esquivel , Presidente do Concelho Regional de Nutrição 3ª Região

Na ocasião, os profissionais serão recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do campo, o Exmo. Vereador Sr. Marcelo Messias e pela Presidente do CRN-3, Dra. Andréa Esquivel numa solenidade especial de reconhecimento público aos nutricionistas.

De acordo com a presidente do CRN-3, Dra. Andrea Esquivel, em 2026 o Conselho optou por uma estratégia diferente para a celebração do Dia do Nutricionista, buscando estimular que o reconhecimento à profissão parta também da própria sociedade.

“Para comemorar a data, o Conselho, em 2026, optou por mudar a estratégia, para que o reconhecimento desse profissional parta também da sociedade. Contamos, para isso, com o apoio do Poder Legislativo da cidade de São Paulo, que instituiu o Dia do Nutricionista por meio da PL – Projeto de Lei 122/2025 de 10/02/2025, de autoria do Exmo. Vereador Sr. Marcelo Messias, com a finalidade de incluir a data no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo o “

Dessa forma, é a sociedade que promove uma movimentação para reconhecer valorizar o profissional nutricionista. O Conselho entra como apoiador desse movimento de reconhecimento público e oferece todo o suporte ao evento, inclusive indicando nutricionistas e profissionais que se destacam por suas trajetórias.

São movimentos que partem da sociedade, representada pelo Poder Legislativo, que é também representante dos cidadãos. Com isso, o Conselho busca incentivar outros vereadores e outras cidades a instituírem o Dia do Nutricionista, para que a sociedade reconheça cada vez mais a importância e o trabalho desses profissionais”, destaca Andrea.

A presidente também ressalta a importância da iniciativa do Exmo. Vereador Sr. Marcelo Messias para a valorização da profissão.

“Ficamos muito felizes com a decisão do Exmo. Vereador Sr. Marcelo Messias de reconhecer nossa profissão. É a primeira vez que ocorre uma iniciativa como essa para instituir oficialmente a data no município, e isso representa um reconhecimento muito importante. É também um trabalho de políticas públicas que nossa gestão vem desenvolvendo para aproximar cada vez mais o nutricionista da sociedade”, afirma Andrea.

Reconhecimento do nutricionista pela sociedade

“Trabalhar para que a sociedade amplie seu reconhecimento em relação ao nutricionista é uma bandeira minha como presidente e da nossa gestão como um todo. Queremos mostrar à sociedade a importância desse profissional e sua contribuição para a saúde da população.

Eu sempre digo que a saúde começa pela nutrição. É ela que atua na primeira etapa preventiva contra as doenças. Nesse sentido, precisamos divulgar cada vez mais o trabalho do nutricionista para a sociedade.

Temos seis grandes áreas de atuação e mais de 26 especialidades. São profissionais que têm muito a contribuir para a saúde da população, seja de forma preventiva, terapêutica ou curativa, seja auxiliando na manutenção de uma vida saudável e equilibrada.

Temos um papel fundamental, principalmente em conjunto com os demais profissionais da área da saúde. O nutricionista não é um mero agente promotor de emagrecimento. Temos uma atuação preventiva muito importante. A alimentação adequada e saudável é fundamental: pode ser uma aliada da saúde, mas, quando mal orientada ou utilizada de maneira inadequada, também pode representar riscos. É ao nutricionista que cabe orientar adequadamente a população”, ressalta.

Andréa também fala sobre sua trajetória profissional e o orgulho que sente da profissão.

“Sou uma nutricionista muito orgulhosa da minha profissão. São 40 anos de formada, e eu sei o quanto contribuí ao longo dessa trajetória. Quando vejo os resultados alcançados pelas pessoas que atendi e nas empresas em que atuei, pude perceber e mostrar a diferença que a presença do nutricionista faz e o quanto esse profissional contribui.

Quero estender esse sentimento a todos os profissionais, para que sintam o mesmo orgulho que eu tenho da nossa profissão. Vamos trabalhar em conjunto para que a sociedade também tenha orgulho e reconheça cada vez mais a importância do nutricionista.”

Nutricionista do Comitê Paralímpico Brasileiro apesentará a atleta paralímpica Beth Gomes

A Nutricionista esportiva Monique Moreira, do Comitê Paralímpico Brasileiro fará uma fala durante a solenidade e apresentará uma de suas pacientes, atleta que integra o Comitê   Elizabeth Gomes, que falará sua trajetória e o impacto da nutrição para sua performance. Ela é nutricionista esportiva, especialista em Nutrição e Metabolismo Esportivo pelo GANEP e com certificação internacional em Nutrição Esportiva pelo American College of Sports Medicine (ACSM). É Coordenadora de Nutrição do Comitê Paralímpico Brasileiro e nutricionista do Suzano Vôlei, atua no acompanhamento de atletas de alto rendimento em diferentes modalidades e fases do ciclo esportivo. Também realiza atendimento clínico particular, desenvolvendo estratégias nutricionais individualizadas para saúde, composição corporal, recuperação e maximização do desempenho.

A atleta Elizabeth Gomes, mais conhecida como Beth Gomes, é atleta paralímpica brasileira das provas de lançamento de disco e arremesso de peso. Sua trajetória no esporte paralímpico começou no basquete em cadeira de rodas, após o diagnóstico de esclerose múltipla aos 27 anos.

É bicampeã paralímpica no lançamento de disco — Tóquio 2020 e Paris 2024 —, recordista mundial, multicampeã mundial e parapan-americana. Em Paris 2024, também conquistei a medalha de prata no arremesso de peso e tive a honra de ser uma das porta-bandeiras da delegação brasileira na cerimônia de abertura. Sua história é marcada pela superação, pela determinação e pela capacidade de me reinventar todos os dias por meio do esporte.

CRN-3: história e importância

O Conselho Regional de Nutrição – 3ª Região (CRN-3) foi criado no contexto da regulamentação da profissão de nutricionista no Brasil, a partir da Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978, que criou o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e os Conselhos Regionais de Nutricionistas.

O CRN-3 passou a atuar na fiscalização e orientação profissional nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Em 2026, portanto, são aproximadamente 48 anos de atuação do Sistema CFN/CRN e de contribuição para a regulamentação, fiscalização, orientação e valorização das profissões da área de Nutrição.

Atualmente, o CRN-3 reúne cerca de 80 mil profissionais, entre Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de aproximadamente 14 mil pessoas jurídicas registradas.

O principal papel do CRN-3 é proteger a sociedade, garantindo que a Nutrição seja exercida por profissionais legalmente habilitados, de forma ética, responsável e tecnicamente qualificada.Ao fiscalizar e orientar o profissional, o CRN-3 não está apenas defendendo uma categoria; está, sobretudo, defendendo o direito da sociedade a uma assistência nutricional segura e de qualidade.

Para saber mais sobre o Conselho, acesse:www.crn3.org.br

Redes sociais: Instagram e Facebook: @crn3regiao

Serviço

Solenidade Especial em homenagem ao 31 de agosto Dia do Nutricionista

Local: Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta
Sala: Prestes Maia
Endereço: Viaduto Jacareí, 109 – Bela Vista, São Paulo (SP)
Data: 25 de agosto de 2026
Horário: 18h

Às 21h será serviço um coquetel de confraternização.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*