Depois de temporada de sucesso em São Paulo, Susana Ribeiro traz ao Rio, no Teatro Poeirinha, a comédia noturna

SONHEI COM VOCÊ

texto e direção de Susana Ribeiro

interlocução artística de Pedro Brício

com Nicolas Vargas e Susana Ribeiro

Através do encontro entre uma fisioterapeuta de 55 anos e um estudante de cinema de 30, a peça fala sobre preconceito entre as classes sociais, etarismo, impotência sexual em jovens adultos e o narcisismo tóxico na atual sociedade da imagem.


Após 38 anos de uma carreira sólida como atriz e diretora, 
Susana Ribeiro (fundadora e integrante da Companhia dos Atores, e atualmente no ar na série “Senna”, da Netflix, como a mãe do piloto), estreia como autora neste projeto, trazendo o ponto de vista feminino para a discussão de fenômenos sociais contemporâneos.

ESTREIA: dia 06 de maio (3ªf), às 20h
ONDE: Teatro Poeirinha
– R. São João Batista, 104 – Botafogo / RJ    tel: (21) 2537-8053
HORÁRIOS: 3ª e 4ª às 20h / INGRESSOS: R$80 e R$40 (meia) na bilheteria de 3ª a dom das 15h até as 20h e em https://bileto.sympla.com.br/event/105327?share_id=1-copiarlink / CAPACIDADE: 65 lugares / DURAÇÃO: 70 min / GÊNERO: comédia noturna / CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos / ACESSIBILIDADE: sim / TEMPORADA: até 25 de junho
A partir de 06 de maio, a peça SONHEI COM VOCÊ, com texto e direção de Susana Ribeiro, no elenco ao lado do ator gaúcho Nicolas Vargas (“Senna, na Netflix; Desalma” e “Todo Dia A Mesma Noite”, no Globoplay), estará em cartaz no Teatro Poeirinha. A dramaturgia conta com a interlocução artística de Pedro Brício, recentemente indicado ao Prêmio Shell de Melhor Autor por “Um Jardim Para Tchekhov”.
O texto aborda a diversidade cultural dos grandes centros urbanos, especialmente o desafio enfrentado por mulheres de meia idade, solteiras e sem filhos, que muitas vezes são vistas como não realizadas em sua plenitude.
Os dois personagens principais representam diferentes classes sociais, universos culturais e gerações diferentes. Enquanto a personagem Simone luta para se afirmar como uma mulher independente, desafiando as expectativas impostas pela estrutura patriarcal, Daniel enfrenta suas próprias amarras internas e percepções sobre si mesmo, descobrindo que está preso em uma imagem que só lhe causa sofrimento.
“Acredito, como autora desse texto, que em nosso mundo atual as mulheres ainda precisam de alguma forma ficcionalizar suas experiências mais íntimas, seja através de sua aparência, ou de um comportamento ‘moldável’ ao sistema patriarcal para poderem se empoderar sem ameaçá-lo de forma alguma. Assim ocorre com a personagem Simone que, mesmo sendo 25 anos mais velha e experiente, precisa submeter suas fantasias e visões de mundo às inseguranças e preconceitos do jovem e inexperiente Daniel. No mundo onde ele transita, uma mulher solteira, de meia idade e sem filhos, muitas vezes ‘não tem direito’ à plenitude.”, reflete Susana Ribeiro.
mito greco-romano de Eco e Narciso (?) atravessa a peça como uma narrativa paralela que aparece no plano dos sonhos, destacando o pensamento patriarcal que limita as liberdades sexuais e criativas, muitas vezes resultando em abuso contra as mulheres e sofrimento nos homens.
(?) Segundo a mitologia, Narciso era um belo jovem, cortejado por homens e mulheres. Eco era uma ninfa grega castigada por Hera, esposa de Zeus, para que sempre e somente repetisse os últimos sons que ouvisse. Certo dia, Eco cruza o caminho de Narciso, que estava contemplando sua imagem em um lago. Eles começam uma conversa, mas apenas as últimas palavras das frases de Narciso são repetidas. Seduzido por suas próprias palavras e pela sua imagem, ele acaba imergindo nas águas.

Depois de uma curta e bem sucedida temporada em um site specif em São Paulo – o estúdio fotográfico da fotógrafa Priscila Prade -, o espetáculo acontece pela primeira vez em um teatro.

SINOPSE
No Rio de Janeiro, Simone, 55 anos, fisioterapeuta, e Daniel, 30 anos, estudante de cinema, se conhecerão num encontro improvável: ela será personagem de um documentário de Daniel. Suas vidas estão separadas por 20 minutos de metrô, 25 anos de idade e muitos preconceitos. Durante as conversas e filmagens, descobrem mais semelhanças do que imaginavam, até que revelações inesperadas de Simone mudam o rumo de tudo.
A ENCENAÇÃO
A cena inclui uma câmera, que assume um ponto de vista em cena, projetando luz como um refletor de teatro e dando foco à ação. A música do cantor Hyldon (1951), o preferido da personagem Simone e desconhecido no universo de Daniel, permeia a ação trazendo uma atmosfera de humor e poesia – melodia e letra são a expressão de um subtexto presente entre esses dois personagens, revelando ao espectador sentimentos e intenções escondidas entre eles e criando uma coreografia que eles realizam juntos muitas vezes sem se dar conta de que estão dançando.
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Susana Ribeiro
Interlocução Artística: Pedro Brício
Elenco: Nicolas Vargas e Susana Ribeiro
Cenografia: Andre Cortez
Iluminação: Wagner Freire
Figurino: Susana Ribeiro
Design Gráfico: Danusa Carvalho
Trilha Sonora: Susana Ribeiro
Produção: Corpo Rastreado
Produção Rio de Janeiro: Juliana Mattar
Gestão de Mídias Sociais: Henrique Bastos
Idealização e Realização: Capisco Produções
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany
 
SUSANA RIBEIRO – autora, diretora e atriz
Atriz e diretora carioca, formada pela Faculdade CAL de Artes Cênicas, fundadora da Cia dos Atores, Susana Ribeiro reside em São Paulo desde 2017. Em 2013 dirige “Conselho de Classe”, recebendo o prêmio APCA de melhor direção. Em 2015, o espetáculo se apresenta no Sesc Belenzinho e na Mostra Premmia Br no Ibirapuera. Em 2016, dirige “Rent – O Musical”, recebendo indicação para o Prêmio Reverência de Melhor Direção. Em 2018, comemora 30 anos de sua companhia teatral participando da “Ocupação Enxame” no Sesc Pinheiros, com dois espetáculos de seu repertório: “Conselho de Classe” e “Insetos”. Em 2019, volta com nova temporada paulista protagonizando o musical “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz”. Em 2021, dirige o espetáculo/filme infantil “Quem Matou O Leão” para o Teatro Unimed online. Em 2022, atua na remontagem paulista de “Ensina-Me A Viver”. EM 2023, dirige “Selvagem” em temporada no Sesc Ipiranga e o podcast de ficção “Envenenados”. Atualmente protagoniza a série “Senna” na Netflix.
Susana também tem se lançado ao desafio da escrita de ficção no audiovisual nos últimos anos. Durante a pandemia, encontrou a oportunidade para tirar da gaveta alguns projetos escritos inacabados. Em 2021, cursou a Roteiraria para desenvolvimento de longa-metragem e finalizou seu primeiro tratamento de “Aprenda Isso”. O roteiro foi semifinalista do Concurso Guiões de Roteiro, concorrendo com vários países de língua portuguesa. Além disso, Susana desenvolve series de ficção e reality em parceria com a Rinoceronte Produções e com a Flor de Laranjeira Produções. O trabalho com as roteiristas dessas parcerias ainda lhe inspirou a escrever um curta-metragem baseado em uma crônica sua sobre a confusão mental na menopausa. Todos estes projetos estão em fase de desenvolvimento e captação.
PEDRO BRÍCIO – interlocução artística
Pedro Brício é formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é mestre em Teatro pela UniRio. Cursou a Desmond Jones School of Mime (Londres), a Scuola Internazionale dell’attore Comico (Italia) e a École Philippe Gaulier (Londres). Escreveu e dirigiu as peças “King Kong Fran” (em parceria com Rafaela Azevedo), “Sonhos de uma noite” com o Galpão, “O condomínio”, “Me salve, musical!”, “Trabalhos de amores quase perdidos”, “Cine-Teatro Limite”, “A incrível confeitaria do Sr. Pellica”. É ainda autor de “Nastácia”, “Breu”, “Comédia Russa”, “O menino que vendia palavras”, espetáculos dirigidos, respectivamente, por Miwa Yanagisawa, João Fonseca e Cristina Moura.
Recebeu e foi indicado a alguns dos principais prêmios do país pelo seu trabalho, como Shell, APTR, Questão de Crítica, Contigo, APCA, Prêmio do Humor. Escreveu e dirigiu os musicais “Show em Simonal” e “Icaro and the black stars”. Tem textos traduzidos para o inglês, o espanhol, o alemão. Participou da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, da Semana de Dramaturgia Contemporânea, em Guadalajara, e da mostra Una Mirada al Mundo, no Centro Dramático Nacional, em Madri. Como diretor, encenou textos de Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patrícia Melo e Hilda Hilst.
NICOLAS VARGAS – ator
Natural de Porto Alegre, é um ator com extensa carreira no teatro, cinema e streaming. Formado pela Casa de Teatro de Porto Alegre, é conhecido por personagens como Aleksei em “Desalma” (Globoplay), Fernando em “Todo Dia A Mesma Noite” (Netflix), Mathias em “Dr4g0n” (Globoplay), Edmundo em “Vai Dar Nada” (Paramount Plus), Bruno em “O Ninho” (Avante Filmes) e Bonobo em “Prova de Coragem”, longa adaptado do livro “Mãos de Cavalo” de Daniel Galera.
Já trabalhou com diretores como Jorge Furtado, Selton Mello, Carlos Manga Jr., Vicente Amorim, Julia Rezende, Márcio Reolon e Filipe Matzembacher. Já foi dirigido por Luciano Alabarse em “Lilás” e tem longa parceria teatral com seu mestre Zé Adão Barbosa em trabalhos como “O Apanhador” e “Amor de 4”.

Protagoniza 3 trabalhos cinematográficos que estão em festivais ao redor do mundo: os curtas “Correnteza” e “Está Tudo Bem” (vencedor dos prêmios de melhor ator nos Festivais de Canoas; Guacaras, na Argentina; e em Nova York) e o longa “Infinimundo” (vencedor de melhor filme pelo júri popular em Gramado, melhor trilha sonora no Labriff em Los Angeles e melhor figurino no Festival de São Bernardo). “Correnteza” e “Infinimundo” são frutos de sua parceria com os cineastas Diego Müller e Pablo Müller.

Atualmente pode ser visto interpretando Chico Serra na série “Senna” (Netflix)

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*