A 20ª edição do Festival de Cinema Italiano chega ao Brasil em 29 de outubro de 2025 celebrando duas décadas de exibição e difusão da cinematografia italiana. Neste marco histórico, o evento reúne uma seleção especial que mescla estreias inéditas no país e uma retrospectiva de obras fundamentais, oferecendo ao público um panorama abrangente da riqueza e da diversidade do cinema da Itália.
NAPOLI – NEW YORK é o filme escolhido para a cerimônia de abertura, que será realizada no Auditório Ibirapuera, no dia 28 de outubro. Dirigido pelo renomado diretor Gabriele Salvatores, o longa é inspirado em uma história original de Fellini e Tullio Pinelli sobre duas crianças que, movidas pela esperança, embarcam clandestinamente para os Estados Unidos no pós-guerra.
Com delicadeza e força emocional, o longa presta um tributo às esperanças e às dores da imigração italiana, entrelaçando o realismo histórico à poesia visual característica de Salvatores.
O evento de abertura contará também com o ator Reynaldo Gianecchini como mestre de cerimônia e reunirá grandes personalidades do Brasil e da Itália, além da presença de autoridades italianas e empresários do setor para celebrar o melhor do cinema italiano.
O Festival é um projeto organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália e com o Ministério da Cultura.
Mais informações no site oficial do evento:https://festivalcinemaitaliano.com/
Ficha técnica
“Napoli-New York”
Direção: Gabriele Salvatores
Elenco: Pierfrancesco Favino, Dea Lanzaro, Antonio Guerra, Anna Ammirati, Antonio Catania
País: Itália
Ano: 2024
Duração: 124 min
Gênero: Drama
Trailer: Assista aqui
Sinopse: No imediato pós-guerra, entre as ruínas de uma Nápoles devastada pela miséria, os pequenos Carmine e Celestina tentam sobreviver como podem, sempre se ajudando mutuamente. Numa noite, embarcam como clandestinos em um navio rumo a Nova York, com o sonho de viver com a irmã de Celestina, que emigrara anos antes. Ao lado de tantos outros italianos em busca de uma vida melhor, os dois chegam a uma metrópole estranha, que após muitos desafios e descobertas, aprenderão a chamar de lar.