Último fim de semana de “Uma Semana, Nada Mais” no Teatro UOL

Com direção de João Fonseca, a montagem desnuda as contradições das relações afetivas contemporâneas.

Último fim de semana para ver a comédia Uma Semana, Nada Mais no Teatro UOL. As sessões acontecem sábado e domingo, às 18h, com encerramento em 2 de novembro.

A montagem é uma adaptação da comédia francesa de Clément Michel, já vista por mais de 400 mil pessoas em países como Argentina, Uruguai e Chile. No Brasil, a versão tem direção de João Fonseca, tradução de Priscilla Squeff e reúne no elenco Sophia AbrahãoLeandro Luna e Beto Schultz. A produção é da Viva Cultural e Zero Grau Filmes.

Na trama, Pablo (Leandro Luna) pede ao seu melhor amigo Martin (Beto Schultz) que vá morar com ele e sua namorada Sofia (Sophia Abrahão). O objetivo e? claro: desestabilizar a relação para provocar o fim do namoro. O plano se estende por uma semana – tempo suficiente para expor fragilidades, egoismos e contradições dos três personagens.

A convivência forçada serve de pano de fundo para discutir os limites dos relacionamentos afetivos contemporaneos, por meio do humor. A encenação aposta no riso como meio de provocar reflexão sobre o modo como construimos – e desmontamos – nossas relações interpessoais.

Para João Fonseca, que assina a direção, o interesse pela peça veio do modo como a trama se desdobra. “A forma surpreendente e divertida de como vai se desenrolando a historia foi o que mais me atraiu”, comenta.

Ele destaca ainda a importância do equilibrio entre comicidade e desconforto. “Trabalhamos o ritmo cômico aproveitando ao máximo as situações propostas, para que o humor surja naturalmente, sem exageros.”

Responsavel pela tradução e adaptação do texto, Priscilla Squeff destaca que a versão brasileira partiu da montagem argentina, o que aproximou o ritmo da comedia do nosso repertorio cultural. “Tive que localizar algumas referências, atualizando situações para que ressoassem com o publico brasileiro sem perder o espirito original da peça. O maior desafio é ajustar o tempo comico: os contrapontos verbais precisavam funcionar no nosso ritmo.”

Nesse processo, o ponto de partida foi confiar nos personagens. “Eles são humanos, falhos, exagerados — e justamente por isso, engraçados. A ideia é preservar o humor, mas sem se descuidar da camada critica: a dificuldade de comunicação nos relacionamentos, o medo do confronto, os jogos de poder afetivo. Acredito que o publico vai rir de si mesmo, do amigo, do ex, daquele momento constrangedor que todos já viveram ou ouviram falar.”

Sophia Abrahão aponta a ausencia de comunicação como tema central do espeta?culo. “O que me chama muito atenção é o retrato de como as pessoas podem se desconectar. Todas as confuso?es que acontecem na peça são por falta de dialogo. As situações vão ficando cada vez mais absurdas porque faltou comunicaçao. Gostaria muito que o publico refletisse sobre isso.”

Sobre sua personagem, a atriz vê identificação pessoal: “A Sofia é bem parecida comigo. Ela é do dialogo, quer conversar, expressar seus sentimentos e refletir sobre a relação. Tenho bastante isso nos meus relacionamentos, gosto de deixar as coisas bem claras.”

Para o ator Leandro Luna, o espetáculo levanta questões sobre padrões afetivos e relações sociais. “Todos nós nos encaixamos em um tipo de padrão de relacionamento. A peça apresenta de forma explicita, carateristicas que se enquadram nesses padrões e nos fazem refletir sobre como estamos nos relacionando nos dias de hoje, em como reagimos ao lidar com os nossos medos e inseguranças, e o quanto conseguimos ser verdadeiros nas nossas relações.”

Já Beto Schultz destaca a importancia da confiança. “Acho que a reflexão que fica é que a verdade se prova, mais uma vez, peça essencial para qualquer relação, seja ela de amizade, profissional ou amorosa. Muitas vezes tomamos importantes decisões sem pensar e refletir o que pode causar problemas dificeis de resolver.”

Joa?o Fonseca tambem reflete sobre a conexão entre o texto original e o publico brasileiro: “A peça traz questões universais a respeito das relações amorosas, de fácil identificação em qualquer lugar do mundo, e por isso seu sucesso. Acredito que o talento e o timing de comédia dos atores brasileiros vai potencializar ainda mais essa comédia.”

Serviço: Uma Semana, Nada Mais

Temporada: Até 2 de novembro.

Sessões: Sábado e domingo às 18h.

Classificação etária: 14 anos.

Duração: 80 minutos.

Ingressos: R$100,00 (inteira) / R$ 50,00 (meia).

Vendas: teatrouol.com.br

Teatro UOL – Shopping Pátio Higienópolis

Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Consolação, São Paulo – SP

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*