A aurora boreal pode ser vista no Repórter Eco com Marco Brotto

auroramarcoPrograma que vai ao ar no domingo (19/7) traz matéria com fotógrafo que explica como assistir ao fenômeno. Um dos maiores acervos de sons de animais e entrevista com uma antropóloga de 90 anos que tem muito a ensinar também são destaques desta edição. Vai ao ar às 17h30, na TV Cultura

O fenômeno é difícil de ser observado, mas o fotógrafo Marco Brotto conseguiu e explica o que é preciso para presenciar um dos maiores espetáculos da Terra: a aurora boreal.  A reportagem está no Repórter Eco do próximo domingo (19/7), que também destaca uma grande coleção de sons de animais do mundo à disposição do público, e uma lição dada por Edith La Bate, antropóloga de 90 anos. O programa da TV Cultura vai ao ar às 17h30, com apresentação de Márcia Bongiovanni.

A paixão pelas auroras boreais mudou a vida do comerciante curitibano Marco Brotto. Visível apenas no hemisfério norte, o evento é de rara beleza e encantamento. Para presenciar o espetáculo, Marco se aventurou, pela primeira vez, em 2008, quando foi ao Alasca. Porém, não conseguiu presenciar a aurora boreal nem desistiu de seu objetivo. Alguns anos depois, foi para a Noruega, onde foi possível ver e se maravilhar com o fenômeno. A partir daí, aprendeu a fotografar o céu e não parou mais.

Hoje fotógrafo e cinegrafista, Marco fala da emoção das diferentes reações das pessoas ao assistirem a aurora boreal. “Não tem como descrever. A emoção de você estar lá é uma coisa muito diferente. Você vê o mundo de outra maneira… Tem gente que chora, tem gente que sai correndo… Mexe com a parte espiritual e com essa racional, de querer entender como funciona tudo isso”.

A aurora boreal acontece todos os anos no extremo norte da Terra. Mas não é fácil conseguir captar o fenômeno. É praticamente uma caçada. Marco conta que a busca começa bem antes da viagem, e esta exige tempo, dinheiro e disposição para enfrentar o frio. Mas no final ele recomenda: “Vale a pena contemplar essa maravilha”.

O Repórter Eco é apresentado pela jornalista Márcia Bongiovanni. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*