A Michelin divulga a seleção 2015 do guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo, destacando 1 restaurante com duas estrelas e 16 restaurantes com uma estrela.
A Michelin publicou a lista de hotéis e restaurantes selecionados em seu guia Michelin Rio de Janeiro & São Paulo 2015, onde constam 188 estabelecimentos, sendo 43 hotéis e 145 restaurantes.
« Esta primeira seleção revela o forte potencial do cenário gastronômico brasileiro, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde os inspetores puderam descobrir cozinhas muito criativas, com produtos locais de qualidade e de grande diversidade, com ricas influências do mundo inteiro. Depois de longos meses de trabalho, nestas duas cidades, nossos inspetores encontraram restaurantes muito promissores, que serão a base da cozinha brasileira dos próximos anos.» comenta Michael Ellis, Diretor Internacional dos guias MICHELIN.
Nesta seleção, inédita na história do guia MICHELIN, o restaurante D.O.M., localizado em São Paulo, foi contemplado com duas estrelas. O chef Alex Atala propõe uma cozinha rica, de personalidade única e altamente criativa, que valoriza os produtos tradicionais brasileiros, frequentemente pouco utilizados, alguns trazidos da Amazônia pelo próprio chef. O Dalva e Dito, o outro restaurante do chef Atala, também se destacou, com uma estrela. Em São Paulo, 10 restaurantes receberam sua primeira estrela nesta edição de 2015, como o Mani, onde a chef Helena Rizzo e seu colega Daniel Redondo apresentam uma cozinha inovadora e criativa, assim como os restaurantes Jun Sakamoto, Kinoshita e Kosushi, que servem uma excelente culinária japonesa.
Seis restaurantes no Rio de Janeiro também se destacaram com uma estrela. Entre eles, o restaurante da chef Roberta Sudbrack, que oferece uma cozinha brasileira moderna e autêntica, usando ingredientes locais, onde as misturas de texturas e de sabores suscitam emoções únicas. O Olympe, restaurante do famoso chef francês Claude Troisgros, instalado no Brasil desde 1979, e de seu filho Thomas, apresenta uma cozinha francesa, utilizando ingredientes e produtos locais.
Vinte e cinco restaurantes foram destacados com o Bib Gourmand nesta primeira edição, sendo 8 no Rio de Janeiro e 17 em São Paulo. Indicado no guia MICHELIN pelo pictograma , o Bib Gourmand destaca os bons restaurantes que oferecem um cardápio completo (entrada, prato principal e sobremesa) por, cerca de R$ 90,00.
A estratégia de comunicação do anúncio e os critérios de seleção, bem como as principais tendências da gastronomia brasileira, identificadas pelos inspetores em suas visitas aos estabelecimentos do Rio e de São Paulo, serão os temas tratados pela Diretora de Marcas e Relações Externas do Grupo Michelin, Claire Dorland-Clauzel, e pelo e Diretor Internacional dos guias MICHELIN, Michael Ellis, na coletiva de imprensa do dia 08 de abril de 2015, às 10h30, em São Paulo, quando o guia MICHELIN Rio de Janeiro e São Paulo 2015, será lançado oficialmente.
Sobre o guia MICHELIN
Há mais de um século, a coleção dos guias MICHELIN oferece aos seus leitores uma seleção dos melhores restaurantes, hotéis e pousadas no mundo inteiro. Os guias MICHELIN cobrem vinte e quatro países em quatro continentes.
Sempre à procura de novos restaurantes de qualidade, os inspetores do guia MICHELIN experimentam, no seu cotidiano, todos os tipos de estabelecimentos e estilos de cozinha. Anônimos, são clientes comuns quando visitam um estabelecimento e sempre pagam sua conta. Mas, são profissionais quando avaliam cada prato, sempre se baseando nos 5 critérios: a qualidade dos produtos utilizados, a personalidade da cozinha, a técnica de cozimento e a harmonização dos sabores, a relação preço/qualidade e a regularidade. Os melhores restaurantes são destacados com Bib Gourmand ou estrelas, com base exclusivamente na qualidade da cozinha e essas atribuições são sempre decididas em colegiado. Conforto e serviço são avaliados à parte com à .
Com o guia MICHELIN Rio & São Paulo, o primeiro da América do Sul, o grupo Michelin continua ajudando milhões de viajantes se deslocarem melhor. Esta missão do guia, que existe desde sua criação em 1900, é também a missão do grupo Michelin: oferecer “a melhor maneira de ir mais longe”.