Arte transforma Olímpia: projeto Conexão Visual revitaliza espaços públicos

Com patrocínio do Grupo Condumax Incesa,  Hot Beach Parques & Resorts e Donaire Supermercados via PROAC os artistas Bruna Serifa e Diego DGOH entregam três obras inéditas para a cidade de Olímpia

O município de Olímpia, no interior de São Paulo, celebrou a revitalização de três importantes espaços públicos com a conclusão do projeto “Conexão Visual”, que contou com a participação dos renomados artistas Bruna Serifa e Diego DGOH. A iniciativa, realizada com recursos do ProAC Editais e patrocínio do Grupo Condumax e Incesa, trouxe um novo olhar para a paisagem urbana e reforçou o vínculo entre arte, comunidade e patrimônio cultural.

Inauguração e Intervenções

No dia 22 de novembro, o evento de inauguração das obras aconteceu às margens do Ribeirão Olhos D’Água, na Avenida Aurora Forti Neves, com a presença dos artistas, autoridades locais e moradores da região. As intervenções incluem:

  • Bruna Serifa: Dois painéis artísticos instalados ao longo do Ribeirão Olhos D’Água, destacando a valorização do meio ambiente e da identidade local.
  • Diego DGOH: Obras nas fachadas do Estádio Maria Tereza Breda e da ONG Humanizar, transformando os locais em pontos de inspiração e pertencimento comunitário.

Palestras e Envolvimento Comunitário

Além das intervenções, os artistas ministraram palestras na E.E. Antonio Augusto Reis Neves, abordando o impacto do muralismo e da arte urbana. Os encontros, realizados no dia 21 de novembro, promoveram um diálogo enriquecedor com os jovens sobre a importância da arte como ferramenta de transformação social.

Impacto e Colaboração

O projeto foi desenvolvido em quatro etapas — diagnóstico, projeto, realização e acompanhamento — para garantir a inclusão da comunidade em todas as fases. Oficinas de co-criação e rodas de conversa ajudaram a mapear as necessidades locais e integrar moradores ao processo criativo.

Lucas Silveira, produtor executivo do projeto, destacou a relevância da iniciativa:
“Revitalizar espaços públicos por meio da arte é uma forma de aproximar as pessoas da cidade em que vivem, gerando pertencimento e orgulho comunitário.”

Apoio e Parcerias

“Conexão Visual” contou com o patrocínio do Grupo Condumax Incesa e apoio de Hot Beach Parques & Resorts e Donaire Supermercados via lei estadual de cultura (PROAC), reafirmando a importância de parcerias entre governo, empresas e sociedade na promoção da arte e da cultura.

As intervenções já se tornaram marcos visuais e sociais em Olímpia, reafirmando o potencial transformador da arte nos espaços urbanos e fortalecendo o diálogo entre tradição, modernidade e participação cidadã.

Crédito: Cachalote Filmes

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*