BELIZE, das ruínas incas ao Blue Hole

Esta reportagem é um relato da minha experiência pessoal em Belize.

Belize atrai amantes da natureza e mergulhadores do mundo todo que se apaixonam pelas incríveis paisagens naturais do país.

Dentre elas, a segunda maior barreira de corais do mundo (a primeira está na Austrália) e a maior do ocidente, além do fantástico Blue Hole, um grande buraco azul de 145 metros de profundidade rodeado por um atol coberto pelo mar azul.

As lindas praias de Belize no mar do Caribe são famosas pelas águas azuis turquesa, mas Placencia e Ambergrys Caye são os locais mais famosos, com diversas atividades para o dia e durante a noite.

As praias de Ambergrys são mais estreitas, porém com areia branca e fininha, enquanto as praias de Placencia parecem um cartão postal, embora a areia seja mais escura e mais áspera.

AMBERGRIS CAYE, muitas vezes referida apenas como San Pedro, é a maior ilha, ao norte de Belize. Colonizada por mestiços do México é o destino mais popular em Belize. Está localizada a menos de um quilômetro da segunda maior barreira de corais do mundo e oferece formas variadas de exploração, como mergulho, pesca esportiva, snorkeling e até campos de golfe nas ilhas próximas.

Tem  várias lojas espalhadas pelas ruas estreitas, asfaltadas com paralepípedos, algumas até sofisticadas;  muitos bares para ouvir música ao vivo e alguns restaurantes com comida local e internacional.

Placencia, ao sul da cidade de Belize, com suas águas transparentes, é conhecida pela tranquilidade de suas praias e convida ao mergulho e à prática de snorkel.

Eu planejei toda a viagem de forma a chegar em Placencia no dia 23. Mas fui recebida pela notícia de que como os tubarões baleia ainda não estavam na área e que  a melhor data para vê-los seria no fim do mês. Um pouco frustrada, decidi verificar o que poderia fazer nesse meio tempo.

Soube de um Festival de Chocolate em Punta Gorda, no distrito de Toledo que seria realizado de 24 a 26 de maio. Toledo  é a parte mais primitiva de Belize, com cidades e vilas, fazendas de cacau,  ruínas maias.

Como em Belize os transportes mais utilizados são o avião bimotor, barcos e ônibus, optamos por tomar um barco até Independence e de lá um ônibus direto para Punta Gorda.

O interessante é que no ponto inicial do trajeto sobem vários ambulantes vendendo de tudo. Mas o que mais me chamou atenção foi um vendedor de pizza que trazia um aquecedor dentro da embalagem tradicional de pizza. Ou seja, ele consegue vender pizza quentinha  durante o dia todo.

Chegando em Punta Gorda, compramos convites para a Festa de Gala, abertura oficial da festa anual. Foi um grande evento para a cidade, com degustação de vinhos e cervejas locais e chocolates preparados com vários ingredientes.

No dia seguinte, a festa foi em Punta Gorda, carinhosamente chamada por P.G. pelos locais. Na rua várias barracas com as vendedoras vestindo trajes típicos, servindo comidas típicas. A maioria dos pratos leva feijão e abacate. Houve apresentações de dança, grupos folclóricos e muita música.

No domingo o encerramento da festa foi em Lubaantun, ruínas arqueológicas maias, onde havia barracas de comida, artesanato à venda e apresentação de artistas locais, com a temática maia.

No mesmo dia voei para Ambergrys Caye para ir ao Blue Hole. Como fazia bastante tempo que eu não mergulhava, tive que fazer uma aula de revisão, onde percebi que não tinha condições para descer ao fundo do Blue Hole. A descida tem que ser feita em até 08 minutos e de uma vez só. No fundo do buraco azul tem tubarões e formação de estalactites. No snorkel eu vi muitos peixes e corais.

A agência que leva e que eu recomendo é  a Splash Dive Center, www.splashbelize.com

Mergulhando ou fazendo snorkel,  o passeio de dia inteiro ao Blue Hole é muito interessante. São 03 paradas para curtir: The Blue Hole, Halfmoon Caye Wall e o Aquário (acho que conseguem imaginar porque tem esse nome: veja o peixe box, na foto à direita).

O Blue Hole é o maior buraco azul do mundo, e fica localizado a quase 100 quilômetros mar adentro da Cidade de Belize. Com forma de um círculo perfeito, tem 300 metros de diâmetro e atinge 145 metros de profundidade. Está localizado num atol que é um dos 3 maiores, denominado  LightHouse Reef. É circundado por uma barreira de corais, e na maioria das vezes é um lugar tranquilo para mergulhar.  As estalactites vistos no fundo  são consideradas as maiores já vistas em baixo da água.

Halfmoon Caye Wall é um muro com grande visibilidade. Tem uma variedade grande de peixes, esponjas, tubarões de recife, barracudas e moréias.

Depois do almoço é possível fazer uma caminhada para observação de pássaros. O chamado Boobie Bird Santuário  é a única área do lado Oeste do Hemisfério onde esses pássaros fazem seus ninhos para o nascimento desses lindos filhotes, de bico azulado e patinhas vermelhas.

No dia seguinte, pegamos um táxi no píer de San Pedro para chegar a Caye Caulker, uma charmosa vila com ares de Caribe. A população é composta por Mestiços, e por uma crescente parcela de estrangeiros, na sua maioria canadenses.

Mesmo para quem não mergulha, vale a pena ir Caye Caulker, conhecida como a irmã mais nova de San Pedro, que começou  como uma pequena vila, com ruas de areia branca.

Depois de um tour em Caye Caulker, pegamos outro táxi aquático para Belize City onde realizamos um city tour. A cidade é pequena e considerada violenta.

Voltamos para Placencia e fiquei super feliz ao saber que os tubarões baleia foram vistos nos 3 dias anteriores. Com a aula de revisão da Actions Divers and Adventures eu me senti preparada para mergulhar numa expedição  à procura deles. Infelizmente, não foi desta vez. Eles já se haviam distanciado. Mas a aventura valeu a pena.

Para me consolar comprei dois sorvetes na deliciosa Gelateria Tutti Frutti, passagem obrigatória para quem visita Placencia.

Belize não é só praia e mergulho.  Há as ruínas de Caracol, onde encontra-se a pirâmide de Caana, a maior do país, descoberta há pouco tempo. Destaque também para o pátio do Jogo de Pelota e o Templo de Dintel, uma belíssima estrutura antiga. Calcula-se que nesta área existam ainda mais de trinta mil estruturas construídas pelos maias.

Adorei Belize e tenho que agradecer e recomendar a ajuda de três  pessoas. A primeira é Sara, gerente da pousada SEA VIEWS SUITES em Placencia.

Ela é a gerente mais simpática que já conheci em todos os países pelos quais viajei.

Ela é gentil, atenciosa, simpática, preocupada em atender sempre com um sorriso no rosto e até me ajudou a recuperar o carregador do meu tablet que eu esqueci em P.G. Ela não mede esforços para ajudar os hóspedes com dicas de gastronomia, de passeios e sempre encontra a melhor forma para lhe acomodar bem. O local é delicioso, os quartos são cômodos e limpos. O banheiro tem um chuveiro delicioso.

A outra pessoa a quem quero agradecer é Janelle, da Actions Divers and  Adventures em Ambergrys Caye- http://www.actiondiversbelize.com

Eu escrevi para todas as agências de Belize em busca de informações que me auxiliassem a planejar a viagem. Houve algumas respostas, mas a da Janelle foi a mais completa, com dicas e informações preciosas. E ela me ajudou de forma desprendida, sem esperar nada em troca.

Quando estive na loja da Actions (foto ao lado), eu vi que eles estão super estruturados e preparados para atender aos mais exigentes clientes. Ela também pode dar dicas de hospedagem atendendo ao interesse de cada um.

Por último, a Patricia da Splash Dive Center,  www.splashbelize.com,  de Placencia foi muito gentil e me orientou quanto a datas e locais para fazer o mergulho. Também me disse para eu mergulhar sem a ansiedade de que iria ver os tubarões, para  pensar no mergulho como uma expedição, uma Aventura, já que na natureza nunca pode se prever o que vai acontecer. Isso me preparou para não ter uma decepção. Em compensação, ela me enviou esta foto à esquerda, tirada por Bill Mac Greer.

SEA VIEW SUITES – gerente:  SARA
Placencia Village – Stann Creek, Belize
www.seaviewplacencia.com  –  [email protected]
tel: +501-523-3777

ACTIONS DIVERS AND  ADVENTURES
Boca Del Rio – Ambergrys Caye
http://www.actiondiversbelize.com  – [email protected]
tel: tel: +501-226-2421 e +501-670-2624
[email protected]

SPLASH DIVE CENTER
www.splashbelize.com
Splash Dive Center
Patricia Ramirez
Placencia Village, Stann Creek District, Belize, Central America
Phone: 501-523-3058, 501-523-3080 or 620-6649
[email protected]

Fotos: Dina Barile, Bill McGreer e http://ambergriscaye.com

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*