Boxe pode ser a base de treinamento funcional em formato de circuito

Fit4Fit3Criado pelos empresários Sergio Sousa e Ricardo Stefani em conjunto com o preparador físico Diogo Souza (na foto à esquerda), “Hit Fighting Circuit” alia engajamento, concentração e condicionamento físico

Existem registros de que o boxe um dos primeiros esportes olímpicos. A modalidade clássica que faz parte das Olimpíadas, não parou no tempo, e conquistou boa parte do público feminino, que achava que luta era somente opção dos homens.

Fit1Nas Olimpíadas de Londres 2012, teve a estreia do boxe feminino. O Brasil teve uma boa participação no evento com três medalhas conquistadas. O boxeador brasileiro Esquiva Falcão ganhou uma medalha de prata, enquanto que Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo levaram de bronze.

O Boxe clássico é base hoje para alguns treinos do dia a dia, como é o caso da nova modalidade Hit Fighting Circuit, que apresenta um conceito inédito de programa de treinamento que une o treinamento funcional às modalidades de luta como Boxe, MMA e Kickboxing em formato de circuito, formato idealizado pelos empresários Sergio Sousa e Ricardo Stefani junto com head coach Diogo Souza, expert em MMA e preparador físico do Minotouro (UFC), Zé Mario Sperry (Pride e ADCC), Gustavo Ximu, Ivan Musardo (Itália), entre outros.

O novo formato se utiliza amplamente dos movimentos do boxe aliados ao treinamento funcional que acontece em 10 rounds de 3 minutos cada, adaptado para qualquer indivíduo fazer no seu ritmo. A nova modalidade alia treinamento de alta intensidade desenvolvido para pessoas comuns e trabalha toda a funcionalidade que o corpo precisa: coordenação, core, força, condicionamento, equilíbrio, potência, flexibilidade, além da recreação. Com uma proposta de engajamento e “gamification”, os rounds mudam diariamente e trabalham com desafios constantes adaptados para cada aluno e se distanciando da monotonia.

O boxe é um esporte de combate onde são utilizados os punhos para ataque e defesa. Os lutadores amadores e profissionais são divididos por categorias. O que desperta o interesse do público em geral quanto à sua prática são os inúmeros benefícios físicos que ele pode proporcionar.

O boxe não ensina apenas os socos. Oferece condicionamento cardiorrespiratório, alivia a tensão, traz grandes efeitos para a autoestima e proporciona ótimas noções de autodefesa.  Envolve um treinamento mais psicológico e traz benefícios estéticos.

Fit2

“De cara podemos notar que é um esporte que exige uma enorme concentração, o que estimula os praticantes a manterem o foco até fora dos treinos”, observa Diogo Souza. O aquecimento com cordas e alguns exercícios pliométricos (treinamento com saltos ou lançamentos que aumenta o desempenho, designado para aumentar a potência muscular do indivíduo) proporcionaram aumento de velocidade e resistência em membros inferiores. A movimentação para várias direções com a mudança de nível o torna mais ágil. “Quando o praticante aumenta a sua experiência e é colocado para realizar o contato dirigido (escolinha de combate) com um oponente, certamente desenvolverá todas as anteriores e aumentará ainda mais sua capacidade de ação e reação”, arremata.

Ao realizar trabalhos como a luva de foco (manopla), a punching ball e o teto solo, aumentamos a precisão dos golpes. Um outro benefício é o trabalho de bater saco, onde o objetivo é desenvolver a potência dos golpes, ou seja, o punch do praticante. Por fim temos o sparring, que é a aplicação das técnicas aprendidas anteriormente em teoria, somente recomendado para praticantes com um certo nível de experiência, uma vez que estes estão preparados para tal situação.

“De uma maneira geral, as inúmeras capacidades presentes no boxe podem atender diferentes públicos, do amador ao atleta de alto rendimento, recomendado com uma excelente opção de exercício físico divertido e motivador”, completa Diogo.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*