As mãos como qualquer outra parte do corpo merece atenção e cuidado, por estarem muito expostas às agressões da natureza e aos produtos químicos e sofrerem também, com o envelhecimento cronológico.
Os danos e envelhecimento vão se intensificando com a idade, para evitá-los, e tratá-los, a Dra. Carolina Ferolla explica como cuidar delas em todas as faixas etárias.
20 anos
Nesta fase as mãos são cheias, não se observa a interface dos músculos ou vasos proeminentes. Não há mancha, a pele é lisa e macia.
Cuidados:
– Use filtro solar e hidrate diariamente
– Faça esfoliação mensal ou quinzenal.
30 anos
A pele começa a perder o brilho e fica opaca, inicia-se a diminuição de colágeno e consequentemente flacidez, mas ela ainda não é vista. O maior problema observado nesta fase é na textura da pele. Já se observa discretamente os sulcos da interface dos músculos.
Cuidados
– Use filtro solar e hidrate diariamente.
Tratamentos
– Microdermoabrasão a cada três ou quatro meses. Se necessário pode ser associado à peeling químico ou hidratação.
OBS: O Dual Peel tratamento que combina microdermoabrasão com substâncias específicas para cada caso, também é uma ótima opção. É um tratamento que melhora a textura da pele e já age na prevenção da diminuição do colágeno.
40 anos
Nesta fase se acentua a alteração de textura a redução de colágeno e se inicia a perda de gordura e o aparecimento de manchas.
A pele perde ainda mais brilho, fica fina e se acentua os sulcos da interface dos músculos da mão.
Cuidados
– use filtro solar mesmo que já tenha mancha.
– a hidratação deve ser intensa.
Tratamentos
– Dual peel (pode-se intercalar com substância de hidratação e com substância de clareamento)
– Peelings superficiais ou microdermoabrasão associada ao peeling superficial.
– Hidratação injetável com Restylane Vital para o rejuvenescimento da pele. Preenchimento dérmico para recuperar o brilho e a tonicidade da pele.
– Laser de Luz intensa pulsada para tratar as manchas e estimular o colágeno.
50 anos
A pele se torna mais fina, inicia a perda de gordura natural, o colágeno diminui, os sulcos da interface do músculo ficam acentuados e as veias e ossos começam a aparecer. As manchas são bem evidentes nesta fase, nas pessoas mais magras o envelhecimento da mão é mais pronunciada e observa-se mais, a degradação do colágeno e a reabsorção de gordura.
Cuidados
– use filtro solar diariamente
– a hidratação deve ser intensa
Tratamentos
– Luz intensa pulsada para tratar as manchas e estimular o colágeno
– Laser fracionado
– Sculptra (preenchedor) nesta fase é interessante, pois trata a flacidez através da síntese de colágeno
– Peelings médio
– Auto colágeno
60 anos e mais
Nesta fase a mão normalmente está bem envelhecida, principalmente se a pessoa não se cuidou antes, a pele está muito fina, a gordura e o colágeno diminuíram, os músculos, vasos e ossos proeminentes e aparecem manchas roxas com facilidade pela fragilidade da pele e dos vasos. As manchas cobrem quase toda a mão.
Isto tudo vai se acentuando e piorando com a idade e exposição solar, e nas pessoas magras o envelhecimento das mãos é mais acentuada.
Cuidados
– use filtro solar diariamente
– a hidratação deve ser intensa
Tratamenstos
– Luz intensa pulsada para tratar as manchas e estimular o colágeno
– Laser fracionado
– Restylane Sub Q (preenchimento)
Dra. Carolina Ferolla – Dermatologista
Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de medicina da USP, na área de Dermatologia, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.