Conheça a primeira e única mulher brasileira a ir para estratosfera

A jornalista Dina Barile é um exemplo de superação e determinação. Filha de imigrantes italianos que fugiram do caos pós-guerra, viveu uma infância bem humilde, quando dependia de boas notas escolares para conseguir bolsas de estudos para poder estudar. Hoje, fala inglês, italiano e espanhol e cursou duas faculdades: Bacharelado em Estatística, na USP; e Ciências Atuariais, na PUC. Prestou concurso para bolsa de mestrado na USP e passou em primeiro lugar, porém, como tinha que trabalhar para seu próprio sustento e o da família, desistiu da bolsa que exigia dedicação exclusiva.

Esta matéria foi originalmente publicada no link do projeto Ficar Bem aos 40, que aborda assuntos do universo feminino 35+:
https://ficarbemaos40.comandonews.com.br/2020/07/08/conheca-a-primeira-e-unica-mulher-brasileira-a-ir-para-estratosfera/

Dina está sempre querendo quebrar paradigmas. “Quero estar à frente do meu tempo”, diz constantemente. Fascinada por novas experiências e por conhecer mais, embarcou em um caça MIG 29, na base de Sokol, na Rússia e se tornou a primeira e única Mulher Brasileira a chegar à Estratosfera. No dia seguinte, realizou um voo em gravidade zero.

“Sempre gostei de quebrar paradigmas. “Quero estar à frente do meu tempo”, digo constantemente. Fascinada por novas experiências e por conhecer mais, embarquei recentemente em um caça MIG 29, na base de Sokol, na Rússia e me tornei a primeira e única Mulher Brasileira a chegar à Estratosfera. No dia seguinte, realizei um voo em gravidade zero. “

Veja o vídeo dessas experiências:

Uma mulher apaixonada pela vida

Jornalista apaixonada por turismo, já conheceu 139 países. Em novembro de 2015, tornou-se primeira brasileira a viajar para a estratosfera. Para a viagem até a estratosfera, Dina precisou ir até a Rússia. Tudo foi organizado pela empresa do astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Dina foi a 16.700 metros da Terra, em um caça MIG 29. Fez diversas manobras de combate e foi submetida a uma força 7G (sete vezes o peso do seu corpo). Para isso, se preparou durantes seis meses com uma médica especializada em esportes radicais, tomou vitaminas, passou por vários exames e fez academia (o que detesta). “Sou a primeira brasileira a fazer essa emocionante viagem. Levei a bandeira nacional comigo, conta”.

Viagens e outras aventuras

Logo em seguida,  conquistou outro sonho: ser uma das pessoas escolhidas para carregar a Tocha Olímpica. O “concurso”, realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, foi apenas entre os 50 mil voluntários escolhidos para os Jogos. Cada voluntário que quis participar enviou um vídeo falando de suas motivações e pedindo o voto. Foi escolhido apenas um voluntário em cada estado. Conseguiu! Dina, que trabalhou com voluntária na Copa do Mundo de 2014, foi a voluntária escolhida para conduzir a Tocha Olímpica, como a representante de São Paulo, entre todos os inscritos para trabalhar como voluntários nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016.

Segundo o site Viajologia, Dina é classificada como  “Pós Doutorada em Viajologia”,  “Já conheci 23 estados em nosso lindo País e quase 140 países, em todos os continentes, acumulando conhecimento através do contato direto com outras culturas”, afirma, acrescentando que até fica surpresa com as suas conquistas. Quer exemplos? Dina celebrou aniversário na Antártida em um ano e no Polo Ártico no outro, onde foi presenteada por belíssimas Auroras Boreais.

“Adoro viajar e tenho paixão pelos países que conheci, mas digo que o Brasil é o país mais belo do mundo e o melhor lugar para se viver. Temos todos os atributos para ser o país mais visitado do planeta e transformar o turismo na nossa maior fonte de renda”, afirma, acrescendo que se sente uma embaixadora voluntária do Brasil. “Quero ser um agente transformador para que o Brasil atraia turistas e possamos trocar conhecimento, cultura e informações. Sou determinada em divulgar o País, incentivando todas as pessoas que conheço ao redor do mundo a vir conhecê-lo. Pode não ser muita coisa, mas adoro saber que faço a minha parte”, finaliza.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*