CROÁCIA E BÓSNIA mostram seu potencial

  Escrito por DINA BARILE on Ter, 25 de Outubro de 2011 15:55
 
plitvice2
CROÁCIA E BÓSNIA mostram seu potencial turístico

por DINA BARILE

A Croácia é a prova irrefutável de como é interessante conhecer um local turístico em duas épocas distintas.


E de que o retorno a um local já visitado, sempre vale a pena.

Mesmo que seja depois de uma guerra sangrenta, mas que, inacreditavelmente, não deixou resquícios traumáticos.

O povo é feliz, as belezas naturais estão preservadas, os patrimônios históricos conservados.


Minha primeira visita a então Iugoslávia foi em 1990.

Eu guardava dessa época, no meu coração e nas minhas fotos,  imagens tão bonitas, que hesitava em retornar com medo da memória me trair e não encontrar aquelas paisagens de sonho.

Mas qual não foi minha surpresa ao encontrar um país totalmente integrado à Comunidade Européia, repleto de turistas ávidos por suas praias e compras, alegre, festivo e com uma população próspera e cheia de planos para o futuro.

A Croácia é um país dos Balcãs, com cerca de 5 milhões de habitantes, que fica ao sul da Europa, criado pela divisão da Iugoslávia, fica no sul da Europa no lado leste do Mar Adriático – com mais de 1.000 ilhas – e ao leste da Itália. Faz fronteira ao norte com a Hungria, a noroeste com a Eslovênia, a leste com a Sérvia, ao sul com a Bósnia e Herzegovina e Montenegro, ao oeste com o Mar Adriático.

O litoral  da Croácia virou o must do verão. As cidades são encantadoras, repletas de turistas e apresentam uma  mistura do charme europeu com a beleza do Mediterrâneo.

Existem sete locais da Croácia inscritos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO: a histórica cidade de Trogir, o Conjunto Episcopal da Basílica Eufrásia de Porec-Parenzo, o complexo histórico de Split (foto abaixo à esquerda) com o Palácio de Diocleciano, a cidade antiga de Dubrovnik-Ragusa, a Catedral de Santiago em Šibenik, o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice(foto abaixo à direita), a planície de Stari Grad.
split1plitvice1
A Croácia tem centenas de locais de proteção natural, com sete parques naturais: as ilhas Brijuni, a ilha de MIijet, as ilhas Kornati, as cataratas de Krka, os impressioantes lagos Plitvice, o monte Risnjak e o cânion Pakienica.

As regiões central e do norte da Croácia, embora não sejam muito visitadas, abrigam paisagens muito interessantes, com castelos, colinas, ruínas e ruas de pedras. As cidades costeiras e as ilhas agraciam os turistas com praias exuberantes e restaurantes charmosos e com alta gastronomia. As reservas naturais, a arquitetura e os museus também merecem destaque.

O litoral da Croácia está enfeitado por inúmeras ilhas (muitos arriscam o número de 1.185),  lindas baías e maravilhosas penínsulas. As temperaturas são agradáveis, as praias limpas e com águas convidativas perfeitas para quem deseja tomar sol, que, aliás, se faz mais presente do que em qualquer outro local da Europa.

A maravilha natural da Croácia mais visitada é o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, com penhascos, florestas e cascatas e, claro, lagos impressionantes.

Muitas igrejas católicas romanas antigas representam a herança cultural do povo croata. Nin, Split e Omis são algumas cidades da Croácia que podem ser classificadas como museus. Essas cidades são ricas em monumentos históricos e culturais. O centro urbano é bastante antigo e bem preservado. Dentre as cidades mais interessantes, destaco Pula, Split eTrogir. É ótimo passear no Palácio de Diocleciano, em Split, um exemplo da arquitetura romana, renascentista e barroca. Em uma ilha, a histórica Trogir esbanja charme.

A capital, localizada no centro-norte do país, é Zagreb, centro cultural do país. À noite a cidade se ilumina com muitas opções de bares, restaurantes, clubes, cassinos, teatros e shows. A Cidade Alta, com suas ruelas medievais, igrejas, rede funicular e lindas vistas, é a parte mais bonita de Zagreb. No centro fica a Catedral de Santo Estevão, com suas torres neogóticas. Vale uma visita às galerias e museus, como a Galeria dos Velhos Mestres e a Galeria Mestrovic. A Moderna Galeria de Zagreb abriu após sua total reconstrução, depois de 11 anos, em 29 de dezembro de 2005 com o slogan ‘100 anos da Galeria Moderna, 200 anos de Arte Croata’.
zagreb1zagreb4

A atração maior, entretando, continua sendo  a cidade fortificada de Dubrovnik.

Travessias em Ferryboats regulares facilitam o acesso dos turistas ao arquipélago de ilhas da Dalmácia: Hvar, que cheira a lavanda; a medieval Korcula, fortificada pelos venezianos; e a preservada Mljet, com enseadas e um lindo mosteiro.

Embora seja a região mais cara da Croácia, a Dalmácia tem muitos atrativos, além de vários restaurantes debruçados sobre o mar.

Dubrovnik, definida como “a pérola do Adriático”, além de ser Patrimônio da Humanidade da UNESCO é o destino preferido de milhares de europeus.
dubro1dubro2
Uma cidade que conta com mais de 50,000 habitantes, praias espetaculares, marinas e numerosas possibilidades de desfrutar das suas férias no Adriático.
dubro3dubro4
É uma cidade costeira, com uma infra-estrutura impressionantes, que além da beleza, oferece hotéis, apartamentos para alugar, barcos, iates, hospedarias, casas e chalés, restaurantes, bares, vistas impressionantes, paisagens espetaculares, vida noturna, compras, campos de golf, praias incríveis e um patrimônio histórico de valor incalculável.

dubro5dubro6É imperdível o passeio ao redor dos muros de Dubrovnik (foto à esquerda), observando o mosaico de telhados laranja. É quase impossível acreditar, que durante o bombardeio sérvio de 1991, dois em cada três edificações de Dubrovnik foram danificadas.

A tentação em Dubrovnik é irresistível, aproveite as suas férias neste local privilegiado e estenda a sua jornada, e noitada, por toda a Croácia. 

Sugestão de Hotéis (utilizados e aprovados por esta repórter):
Dubrovnik:
Hotel Dubrovnik Palace – Masarykov put 20,20000
Tel: 00xx385 20 430 000 – Fax: 00xx385 20 430 100

Split:
Hotel Atrium – Domovinskog rata 49ª
Tel: 00xx385 21 200 140 – Fax: 00xx385 21 200 100

Plitvice:
Hotel Jezero – Plitvicka Jezera bb
Tel: 00xx385 53 751 400 – Fax: 00xx385 53 751 600

Zagreb:
Hotel Westin –  Krsnjavoga 1
Tel: 00xx385 1 489 2000

Texto de Dina Barile
Fotos de: Dina Barile, Milo Fogliato e Elias Zorzi.

Mais fotos em CROÁCIA E BÓSNIA

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*