Delicie-se com o novo BOS BBQ, na Vila Madalena

BBQ2303Em novo espaço e serviço mais informal, Barbecue House se firma como a única casa de churrasco texano do Brasil

Um novo jeito de fazer e apreciar churrasco. Essa é a proposta do BOS BBQ – Texas Style Barbecue, o único restaurante de churrasco texano do Brasil. A casa inaugura neste domingo (28/02/16) unidade na avenida Pedroso de Morais, na Vila Madalena, em São Paulo. Sob o comando dos empresários Gustavo Bottino, sócio-fundador, Rodrigo Valicelli e do chef e pitmaster Carlos Tossi, a marca traz uma série de inovações, do menu ao serviço, para tornar o BOS BBQ ainda mais autêntico e próximo às origens de uma Barbecue House americana, onde o cliente faz o pedido no balcão e o recebe na mesa.

O DNA da marca BOS BBQ continua sendo o legítimo churrasco texano. Nele, todos os pratos são preparados no Barbecue Pit, defumador americano à lenha com processo de cozimento lento e a baixas temperaturas, de 95 a 115 °C. O resultado é uma carne mais macia, suculenta e levemente amadeirada. Depois de um período de estudos e trabalho nos EUA, Gustavo Bottino, ao lado dos sócios, resolveu trazer esse conceito ao Brasil, em 2011, com a criação da marca BOS BBQ. Com endereço no Itaim Bibi, a BOS BBQ foi a primeira Barbecue House do país. Após o sucesso da casa, o empresário criou a versão itinerante, o Barbecue Pit móvel, participando de inúmeros eventos de carne pelo Brasil todo, inclusive o maior deles, a Churrascada (do qual é cocriador), além de festivais gastronômicos internacionais. Agora, a trajetória do BOS BBQ se firma com o novo endereço na Vila Madalena e, em breve, com o lançamento de vários produtos da marca, como linha de molhos para churrasco. O pit, a Cherry Joy, também estaciona na nova casa. Funciona como objeto de contemplação para visitantes durante a semana e, aos domingos, vai reunir chefs convidados para uma churrascada especial na calçada.

Menu

Para começar, não tem menu tradicional na nova casa. Só um painel pintado na parede. Nele, um menu enxuto, com apenas duas divisões: “Barbecues” e “Burgers”. Cada preparo de carne (seja de porco, de boi ou de ave), no BOS BBQ, é um verdadeiro ritual, artesanal e único. O mais rápido é o da linguiça de pernil (R$ 19, 02 unidades de 100g cada), que leva 3 horas para ficar pronta, e o mais lento, o Beef Brisket (R$ 25, porção com 300g), que chega a 15 horas. Cada corte, segundo o chef Carlos Tossi, tem uma receita secreta, com especiarias, que vão muito além do sal grosso. Para o Brisket, carro-chefe da casa, um tipo de corte introduzido pelo BOS BBQ no Brasil, o chef tempera a carne bovina com pimenta do reino, açúcar mascavo e mostarda. O peito do boi, tradicionalmente considerado uma parte saborosa, mas densa, 12 horas depois, numa churrasqueira-defumadora, desmancha na boca e ganha um sabor mais complexo, com várias nuances a cada mordida. O prato é servido com picles, corn pudding (pão de milho) e o molho do chef (molho barbecue, com tomate orgânico, vinagre, açúcar mascavo, especiarias e café expresso).

O clássico Pulled Pork (carne suína desfiada, marinada com mostarda, R$ 25, 300g) pode vir acompanhado de coleslaw (salada de repolho, cenoura e molho agridoce, R$ 9) e leva 12 horas de preparo no pit. Outros acompanhamentos são possíveis, como batatas fritas rústicas (R$ 15), Onion Rings (anéis de cebola, R$ 15), Chicken Wings (asinhas de frango marinadas em buttermilk e empanadas com molho de mostarda doce, R$ 15, 10 unidades) e feijão texano (R$ 9), o vermelho e defumado. “Fazemos o legítimo churrasco texano. Para saber se uma carne de churrasco foi verdadeiramente defumada, basta ver se tem um aro vermelho em todo o seu entorno. Essa é a marca registrada de uma carne defumada”, explica o chef (e pitmaster, como prefere ser chamado) Carlos Tossi.

Na parte de “Burgers”, a casa oferece hambúrgueres de 120 gramas servidos em pão de brioche e inclui até uma opção vegetariana à base de grão de bico. O menu permite uma flexibilização das coberturas, para o cliente customizar como quiser, com 12 diferentes opções de toppings, que vão da cebola caramelada ao relish de pimenta jalapeño.

Serviço

Num conceito informal e descolado, a casa não tem garçons ou barmen. É o cliente que vê, no mural, as opções, faz o seu pedido para depois recebê-lo na mesa. Os drinks alcoólicos – apenas 2 opções, o Negroni e o Old Fashioned – são engarrafados e o Redneck (criação da casa, com cachaça, rapadura e gengibre) será servido diretamente da chopeira. Há chopes e opções de cervejas artesanais nacionais e americanas. Dentre os não-alcoólicos, destaque para a soda americana, a Pink Lemonade (com direito à reposição de refil). Os pratos são servidos ao estilo texano, preferencialmente para comer com as mãos, lambuzar e lamber os dedos. São servidos sem louças, apenas sobre papéis de pão descartáveis, e com talheres, para quem preferir.

Pequenas gentilezas fazem parte da rotina da casa. A água mineral é cortesia e o serviço (os 10%) não é cobrado. Em vez de garçons, há “runners”, pequena equipe de apoio que explica o cardápio, dá dicas e leva os pratos e os drinks até a mesa dos clientes. “Em nosso antigo endereço, tínhamos uma estrutura pesada de restaurante, que se revelou inadequada para o momento econômico e especialmente para o próprio conceito de Barbecue House. Aqui a proposta é oferecer uma qualidade de restaurante, mas sem serviço, com foco 100% no balcão, otimizando as operações e a logística. Com esse sistema fast casual, conseguimos uma redução de 30% no preço final dos produtos, sem mexer na qualidade do menu”, explica Gustavo Bottino, sócio-fundador da marca. “A relação custo-benefício, em tempos de crise, é um fator decisivo para o consumidor”, complementa Rodrigo Valicelli, sócio da loja na Vila Madalena.

BBQ2303aDécor

Pet friendly e com simpáticas mesinhas na calçada, a casa já recepciona os visitantes, no térreo, com uma fileira de lenhas cortadas e o primeiro Barbecue Pit-móvel do Brasil (uma churrasqueira-defumadora ao estilo americano). Pelo décor já deixa claro o ingrediente mais nobre da sua receita: a fumaça.

A defumação, um método de cozimento lento pela presença indireta de fogo, tem origem milenar. Há registros de que gregos e romanos já aplicavam fumados à carne de porco e às aves e descobriam que, com diferentes tipos de lenha, obtinham diferentes sabores de carne. A salga e a defumação surgiram – historicamente – da necessidade de o homem conservar a carne por longos períodos de tempo.

O décor do BOS BBQ traz um pouco dessa história e dessas memórias. Muita madeira de demolição nas mesas e cadeiras, a maioria das mesas no estilo comunitário, propondo o churrasco como o momento de celebração entre amigos e para fazer amigos. No salão superior, concreto, metal e eletroduto aparente nas paredes, um balcão com banquetas com estofado de couro de vaca, lustres feitos a partir de reaproveitamento de materiais, como compotas de vidro. Lambe-lambes com referências musicais (Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Janis Joplin) e cinematográficas e um estilo industrial completam o lifestyle da marca. A matéria-prima mais nobre da casa, o boi (“bos”, em latim), é reverenciada do nome aos desenhos espalhados pelo restaurante. Como diz o letreiro da casa, “welcome to Texas Style Barbecue”! Muita lenha, o legítimo churrasco texano, músicas do sul dos EUA e cerveja gelada são garantias da casa.

Sobre o BOS BBQ – Texas Style Barbecue:

 Criada em 2011, a BOS BBQ – Texas Style Barbecue é a primeira e única Barbecue House do Brasil. A marca aposta na paixão do brasileiro pela carne (“bos”, em latim, significa “boi”) e pelo churrasco, mas apresenta uma nova forma de fazer e de apreciar o Barbecue (ou “bbq”). Administrada hoje pelos empresários Gustavo Bottino, sócio-fundador do grupo, por Rodrigo Valicelli e pelo chef e pitmaster Carlos Tossi, a proposta é seguir o tradicional método texano: cozimento lento, a baixas temperaturas e defumador americano à lenha (o Barbecue Pit). O resultado é uma carne mais macia, suculenta e levemente amadeirada. Depois de ter unidade no Itaim Bibi e de participar de festivais gastronômicos no Brasil e no exterior, em fevereiro de 2016, a marca abre um novo endereço, na Vila Madalena, em São Paulo. Ainda mais informal e autêntico, sem garçom nem cobrança de serviço, mais próximo às origens de uma Barbecue House americana, onde o cliente faz o pedido no balcão e o recebe na mesa, o restaurante traz todo o clima texano, seja no menu, seja no décor. A casa oferece chopes artesanais, drinks engarrafados ou diretamente da chopeira. No menu, dividido em Barbecue e Burgers, destaques para o Brisket (peito bovino defumado durante 15 horas e servido com picles, corn pudding – pão de milho – e molho barbecue caseiro), o Pulled Pork (carne suína marinada com especiarias e mostarda) e hambúrgueres feitos na churrasqueira, com diferentes opções de recheio, para o cliente customizar como desejar. Mais do que um molho ou um método, o Barbecue é uma tradição centenária, que celebra esse prazer único, coletivo e informal em torno do fogo e da carne.

 

Serviço:

BOS BBQ – Texas Style Barbecue

www.bos-bbq.com

Av. Pedroso de Morais, 1036 – Vila Madalena

CEP 05420-001 – São Paulo – SP

Tel.: 11 3034-1371

Capacidade: 78 lugares, sendo 18 na área externa

Horário de funcionamento:

Segundas, das 12 às 15 horas, para o almoço. De terça a sexta, das 12 às 15h, para o almoço e das 18 às 23h30, para o jantar; sábados e domingos, das 12 às 23h30, sem interrupção.

Abre todos os dias. Fecha às segundas no jantar. Aos feriados, funciona das 12 às 23h30, sem interrupção.

Sem couvert.

CC: Amex, MasterCard, Visa, Diners

CD: Visa Electron, Red Shop, Maestro.
Não tem área para fumantes. Não aceita cheques. Não faz entrega em domicílio. Aceita reservas. Tem ar-condicionado, aquecedores e acesso wi-fi. Proibido fumar.

Acesso e banheiro para deficientes físicos.

Serviço de valet: R$ 20.

Não serve vinho em taça.

Não possui serviço de rolha nem adega climatizada.

Possui cadeirão para bebês.

Aberto em 28 de fevereiro de 2016.

Instagram: @bosbbq

Facebook: bosbbq

Twitter: @ bos_bbq

Fotos de Henrique Peron

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

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