Emoção marca a escolha do melhor bar do concurso Comida di Buteco – SP

CB1Não faltaram torcida e muita emoção durante a escolha dos cinco melhores bares da capital paulista, no último dia 24, na grande final do Comida di Buteco, o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil. Ao todo participaram 49 botecos de todas as regiões da cidade. Durante 30 dias os botecos foram avaliados pelo público e por um júri especializado e formador de opinião. “Mais uma vez tivemos a honra de oferecer aos nossos parceiros e colaboradores um evento carregado de muita emoção e com resultados que, certamente, poderão mudar a vida desses empreendedores. O Comida di Buteco funciona como uma plataforma de transformação de vidas”, diz convicta Flávia Rocha, uma das organizadoras do evento.

Durante o mês de junho, três jurados, sendo dois vindos de outras cidades, irão visitar o bar campeão da capital. Os critérios das notas serão os mesmos das edições regionais, ou seja, o petisco 70% no peso da nota e os demais quesitos (higiene do local, atendimento e temperatura da bebida) 10%. Em julho, as emoções serão concentradas em solo carioca. Será na cidade maravilhosa a eleição do Melhor Buteco do Brasil. “Não temos dúvidas de que será um momento inesquecível e singular para todos participantes, já que iremos eleger pela primeira vez o melhor boteco do país”, finaliza Flávia.

A seguir, seguem depoimentos de cada um dos cinco premiados:

1º – Boteco do Murruga (foto da capa, ao alto)

Petisco: Mignonzinho 10 do Murruga (porção de medalhões de filé mignon)

O bar funciona em um lava-rápido na Vila Mascolte (zona sul). É gerenciado pelo casal João Manuel Nunes Araújo e Adriana Lleches Perrone Araújo, mas quem recebeu a faixa de campeão foi o filho Leonardo,  9 anos.  Sim, foi o garoto que contagiou a todos esbanjando emoção durante todo o tempo. Foi ele, ainda com a pureza de uma criança, quem deu a certeza de que os pais seriam os vencedores. “Ser campeão de um concurso como o Comida di Buteco é maravilhoso e não tem preço. Esse prêmio demonstrou que fizemos um trabalho de alta qualidade. Não posso deixar de agradecer a todos os envolvidos nesse processo”, ressalta João.

CB22º – Chopp do Alemão

Petisco: Esconde esconde (creme de abóbora cabotiá com boi ralado e parmesão), na foto à direita

Representante da Vila Matilde, conhecido bairro da zona leste, o boteco participa do concurso desde o seu início, em 2012. “Difícil descrever a emoção de ter conquistado o título de vice-campeão. “Sabemos da importância do concurso Comida di Buteco e temos certeza de que ainda iremos colher mais frutos vindos dessa nossa experiência. Queremos participar de muitas outras edições”, revela otimista Roberto Vogt, proprietário do bar.

3º –  Espaço Pau Brasil

Petisco: Galetinho primo canto (galeto desossado, recheado com brócolis, calabresa, muçarela, provolone e queijo prato)

Bar estreante no Comida di Buteco, o Espaço Pau Brasil, estabelecido na zona norte, abraçou a terceira colocação como se tivesse sido a primeira. “Dedico esse prêmio a minha família e a toda minha equipe, que trabalharam intensamente durante vários meses. Também estendo os meus agradecimentos aos nossos clientes que acreditaram e votaram no nosso petisco”, diz Wagner Pereira, proprietário do boteco.

4° Bar do Berinjela

Petisco: Kiberinjela (kibe de berinjela com recheio de muçarela e orégano)

Começou a participar do concurso em 2013, quando de cara sagrou-se campeão. Toda a família é envolvida nas atividades do bar, instalado no bairro do Tatuapé, zona norte. Esse ano foi a filha do casal, Lívia Leitão, quem criou o petisco vegetariano, inspirado em sua própria experiência de vida, já que não come carne. “Esse foi sem dúvida o nosso melhor ano desde que entramos no Comida di Buteco. Trabalhamos, como sempre, muito e foi sensacional conquistar esse quarto lugar”, revela Lívia.

5º – Calçada da Lapa

Petisco: Moela da casa (moela ao molho com farofa de cuscuz)

Participante do Comida pela primeira vez, a equipe do boteco da zona oeste, apesar de reconhecer o quão do concurso é competitivo, estava bem otimista em relação aos resultados.”Embora soubéssemos do alto nível de qualidade dos participantes do Comida di Buteco, estávamos esperando a conquista de uma boa colocação. Sem contar que teve todo um gostinho especial por ser o nosso primeiro ano de participação no concurso”, diz Rogério Barcena, que comanda o bar ao lado do pai, Roberto.

Sobre o Comida di Buteco

O concurso Comida di Buteco nasceu dentro de uma rádio mineira, a extinta Rádio Gerais. Existia um quadro no programa que falava sobre o universo gourmet e dai surgiu a ideia de se fazer um concurso. Com o apoio financeiro e de mídia da emissora, nasce o primeiro concurso dedicado exclusivamente aos botecos brasileiros em 2000. Na ocasião eram apenas 10 botecos. Logo no ano de inauguração, o concurso conquistou o público e a crítica. Com o fim da Rádio Gerais em 2005, o concurso tornou-se independente e nasce a empresa Comida de Buteco Produções Gastronômicas. Nessa época o concurso já era considerado o maior do gênero do Brasil.

Em 2007, o concurso chegou também às páginas do The New York Times. Eram os gringos se rendendo ao sabor dos botecos de BH. A partir de 2008 inicia-se o processo de expansão para outras cidades brasileiras, que culminou na chegada do concurso nas cidades do Rio de Janeiro, Goiânia, Salvador, Campinas (SP) entre outras. Na capital paulista, o concurso aterrissou em 2013 e bateu na ocasião a marca dos 50 botecos participantes.

O ano de 2015 registra a presença do concurso em todas as regiões do país, totalizando 20 cidades. Para esse ano, um novo feito: será eleito em julho, no Rio de Janeiro, o melhor boteco do Brasil.  Em São Paulo o concurso concluiu a 5ª edição.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*