O Festival acontece de quintas a sábados, das 19h às 22h30. (Apenas no primeiro sábado, dia 7 de maio, o buffet de cremes, caldos e sopas não funcionará. Depois, abrirá sempre de quinta a sábado). No buffet, creme de mandioca, canja de galinha, caldo verde, canjiquinha com costelinha, caldo de feijão, bambá de couve, sopa de inhame, creme de mandioquinha, sopa de alho poró e canjica de milho com amendoim (sobremesa), além de vários acompanhamentos: Cuscuz de carne sol, torresmo, torrada, pães, alho torrado, cebolinha e queijo ralado.
O restaurante Consulado Mineiro Cidade Jardim, na rua Professor Artur Ramos, 187, no Jardim Paulistano, lançou um Festival de Cremes, Caldos e Sopas, de quinta a sábado, das 19h às 22h30. (Apenas no primeiro sábado, dia 7 de maio, o buffet de cremes, caldos e sopas não funcionará. Depois, abrirá sempre de quinta a sábado.) Os caldos, cremes e sopas do buffet são os seguintes: creme de mandioca, canja de galinha, caldo verde, canjiquinha com costelinha, caldo de feijão, bambá de couve, sopa de inhame, creme de mandioquinha, sopa de alho poró e canjica de milho com amendoim (sobremesa). Acompanhamentos: Cuscuz de carne sol, torresmo, torrada, pães, alho torrado, cebolinha e queijo ralado. O preço é de R$ 36,00 por pessoa.
O Consulado Mineiro Jardins, inaugurado em agosto de 2011, tem como sócios Geraldo Magela Carneiro e seus sobrinhos Giovanni, Luciano e Alexandre Carneiro, todos irmãos. É o terceiro Consulado da família Carneiro em São Paulo. A casa é bonita e arejada. Manteve o estilo da matriz, na praça Benedito Calixto, 74, mas ganhou toques mais modernos. Fica no térreo de um edifício comercial. Pouco acima do nível da rua, há uma varanda com algumas mesas, para cerca de 20 pessoas. Logo à entrada, existe um belo bar com cerca de 100 marcas de cachaça, todas mineiras. Chamam a atenção os imponentes lustres e os janelões típicos de casarões antigos mineiros, além de convidativos bancos em madeira de demolição. A casa é dividida em dois salões – um para cerca de 40 pessoas e o segundo para 60 pessoas.
O Consulado Mineiro é conhecido pelos seus pratos fartos e saborosos, a preços convidativos e, ainda, pelo apoio que dá, desde sua fundação, em 1991, à cultura da cidade. É frequentado por artistas, jornalistas, empresários, turistas brasileiros e estrangeiros e, claro, clientes em geral. Chega a apoiar mensalmente entre quatro e seis espetáculos, peças e exposições. Os sócios e funcionários são quase todos da pequena cidade mineira de Senador Firmino, próxima a Ubá, na Zona da Mata. Além do Consulado Cidade Jardim e da casa na praça Benedito Calixto, existe também o Consulado Mineiro da rua Cônego Eugênio Leite, 504.
Consulado Mineiro Cidade Jardim – rua Professor Artur Ramos, 187, no Jardim Paulistano (paralela à av. Cidade Jardim). Tels: 11-3034-3249 e 3816-0564. Inauguração: 22 de agosto de 2011. Dias e horários: A casa abre às segundas e terças-feiras das 11h45 às 15h30; de quartas a sextas-feiras das 11h45 às 15h30 e das 18h às 23h, aos sábados das 11h45 às 23h e aos domingos das 11h45 às 18h. Aos feriados, funciona das 11h45 às 18h. Cartões de crédito: American Express, Diners, Mastercard e Visa; Cartões de débito: Maestro, Rede Shop e Visa Electron; Acesso para deficientes: sim. Banheiro adaptado para deficientes: sim; Capacidade: 120 lugares; Estacionamento com manobrista: sim (R$ 20,00); Vinho em taça: sim. Área fumante: sim.