Festival Fartura – Comidas do Brasil São Paulo reuniu 10 mil pessoas no último final de semana

Segunda edição do evento na capital paulista levou para o Jockey Club mais de 80 atrações e chefs dos 26 estados brasileiros, como Benny Novak, Leo Paixão e Felipe Schaedler

Na sua segunda passagem pela cidade, o Festival Fartura – Comidas do Brasil São Paulo reuniu cerca de 10 mil pessoas no Jockey Club durante os dois dias do evento (15 e 16 de julho), além de chefs, produtores, palestrantes e profissionais da gastronomia de todos os estados brasileiros. Foram mais de 22 mil pratos servidos e 10 toneladas de ingredientes para a montagem das receitas, que estiveram separadas em sete espaços gastronômicos.

No espaço Chefs e Restaurantes foram destaque o Casoulet, de Benny Novak, do ICI Bistrô (São Paulo -SP), a Barriga de porco no melado, do chef Leo Paixão, do restaurante Glouton (Belo Horizonte, MG) e o Mujica de Peixe Moqueado e Cogumelo Yanomami, de Felipe Schaedler, do Banzeiro (Manaus, AM). Nos Petiscos, Lanches e Doces, houve fila para provar o Alidog, de Gustavo Rozzino, do Sandouí (São Paulo, SP) e o Acarajé de Jonatas Moreira, do Akuaba (Maceió, AL).

No espaço dedicado aos Produtos e Produtores, o Festival recebeu a cantora Marina de La Riva, com sua linha artesanal de geleias e compotas (São Paulo, SP), as Farinhas da Associação da Vila Valdemar (Macapá – AP) e a Linguiça de Maracaju, da Fazenda Água Tirada (Maracaju, MS). Nos Food Trucks foram vendidos doces do Familee, pipoca, do Pipó Gourmet e Takoyakis, da Takobike.

A programação educacional ficou por conta de espaços como o Conhecimento, que recebeu nomes como Solange e Morubixaba Batista (Macapá – AP) falando sobre o Picadinho de Tartaruga, e Ebe Lima, coordenadora do Projeto Mulheres Coralinas (Goiânia, GO), contando sobre as Flores de Coco de Goiás.

Na Cozinha ao Vivo, Gael Paim, da Butchery BBQ & Drinks (Belo Horizonte – MG), ensinou a preparar diferentes receitas de Costela na Brasa, Marcelo Corrêa Bastos, Jiquitaia compartilhou os segredos para fazer seu Baião de Dois e Letícia Kalymaracaya apresentou o passo a passo para fazer Bolinhas de Mandioca ao caldo de carne seca.

Por fim, no Espaço Interativo, onde o público pôde colocar a mão na massa, Diogo Sabião, do Jarude (Porto Velho, RO) falou sobre a Atual Cozinha de Rondônia, ensinando o prato Pirarucu ao molho de tucupi e jambu, e Marina de La Riva preparou uma das receitas de suas geleias.

Sobre o Projeto Fartura – Comidas do Brasil

O Fartura – Comidas do Brasil é um dos principais projetos de gastronomia do país.  Nascida a partir Festival de Tiradentes, que em 2017 completa 20 anos, a plataforma tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, chefs e restaurantes através de pesquisas e viagens pelo país.

A base do projeto é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia nossas diversas cadeias produtivas. A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país. Ao longo desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando mais de 71 mil quilômetros. Posteriormente, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. Esse conteúdo é ainda disponibilizado no Portal Fartura, lançado em 2017, trazendo receitas, histórias e personagens dos quatro cantos do Brasil.

Neste ano, o Fartura também está de marca nova, novo ícone, novo conceito que reforça o compromisso com a cultura e com as receitas e ingredientes que compõem as comidas do Brasil. Por isso, a partir de agora, a marca ganha um complemento: “Fartura – Comidas do Brasil”. A logo também destaca um ícone: o U. De origem tupi-guarani, o U significa comer,  ingerir. É o elemento básico nos principais símbolos e nomes ligados à alimentação dos povos indígenas brasileiros e agora integra a marca de uma das maiores plataformas gastronômicas do país.

Livros

Cada Estado visitado pela Expedição Fartura Gastronomia tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As viagens resultaram em 4 livros até o momento. O 5º livro está em fase de finalização e, com ele, fecha-se o percurso em todo Brasil.

Expedição Fartura Gastronomia – Volume 4

Estados visitados: Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Sergipe e Piauí

Fartura: Expedição Brasil Gastronômico – Volume 3

Estados visitados: Paraná, no Espírito Santo, em Alagoas, em Roraima e no Amapá.

Expedição Brasil Gastronômico – Volume 2

Estados visitados: São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso e do Distrito Federal

Expedição Brasil Gastronômico – Volume 1

Estados visitados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas

Prêmios

Ano Premiado Prêmio Categoria Relevância
2016 Plataforma Fartura Gastronomia Second Runner-up – United Nation World Tourism Organization Inovação de Turismo O Projeto Fartura Gastronomia concorreu com 109 projetos de 50 países
2015 Livro Expedição Brasil Gastronômico II

 

Gourmand World Cookbook (2º lugar) Lifestyle/Sustentabilidade Principal premiação gastronômica do mundo.

 

2014 Livro Expedição Brasil Gastronômico Jabuti (1º lugar) Gastronomia
2014 Livro Expedição Brasil Gastronômico Gourmand World Cookbook (2º lugar) Culinary Travel Principal premiação gastronômica do mundo
2014 Média-metragem Expedição Brasil Gastronômico 2013

 

1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais – MESA (1º lugar) Melhor obra de até 30’

 

O filme concorreu com 77 inscritos de 10 países, todos exibidos no cinema montado do Jockey Club do Rio de Janeiro, durante o evento Rio Gastronomia 2014.

Filmes
Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens que são distribuídos em instituições educacionais, além de estarem disponíveis nas redes sociais do Fartura – Comidas do Brasil.

Programa de rádio
Programetes com as descobertas e dicas gastronômicas da curadora Luiza Fecarotta, obtidas durante as Expedições. Rádio CDL FM, 102,9, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, três vezes ao dia.

Site e Redes Sociais
O portal Fartura – Comidas do Brasil tem como missão reunir o conteúdo coletado na Expedição e tornar acessível o compartilhamento desse material. No site, assim como nas redes sociais como Facebook e Instagram, encontram-se receitas, vídeos, informações dos festivais, curiosidades gastronômicas e até contato dos produtores.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*