Fundação Laço Rosa ilumina o Cristo para celebrar o Outubro Rosa no dia 02 de outubro

Celebração no Corcovado será seguida de festa para convidados no Fairmont Copacabana, com renda dos convites revertida para a causa, que este ano levanta debate sobre a estabilidade de emprego das pacientes com câncer

Ano a ano, no Outubro Rosa, a Fundação Laço Rosa, uma referência em todo o Brasil na articulação de políticas públicas e programas de conscientização e apoio relacionados à causa do câncer de mama, prioriza pautas que possam alavancar a tomada de decisões e melhorar essa realidade. Em 2019, a iluminação do Cristo Redentor, que recebe a cor rosa a partir das 18h de 02 de outubro, lança luz sobre um tema quente: a importância de mudar a legislação brasileira, que hoje não garante estabilidade de emprego para pacientes com câncer.

No monumento, são esperadas pacientes em tratamento, muitas delas metastáticas, que se unem nesse momento de renovação da fé. “Em todo o mundo, o Outubro Rosa alerta formadores de opinião, imprensa e sociedade para essa causa tão nobre, mas precisamos ter em mente que os esforços são diários. Especialmente no Brasil, temos muitos desafios, por isso este ano decidimos chamar atenção para como o mercado de trabalho se comporta diante do diagnóstico”, destaca Marcelle Medeiros, presidente da Laço Rosa, ressaltando a PL 8057/2017, que aborda a estabilidade de emprego de um ano nesses casos, e inclusive motivou o mais recente projeto da Laço Rosa, CONTRATADA (www.fundacaolacorosa.com/contratada).

Inspirada num caso real de dispensa discriminatória, CONTRATADA é a primeira plataforma de empreendedorismo e emprego para mulheres que passaram pelo câncer de mama, um canal de diálogo entre empresas e pacientes. “Este é também o primeiro negócio social da Laço Rosa, voltado a diminuir barreiras e facilitar o retorno das pacientes que já venceram a doença ao mercado de trabalho. Além disso, precisamos educar empresários e despertar o empreendedorismo nas mulheres que não conseguem recolocação profissional, mostrando exemplos reais de sucesso”, destaca Marcelle, lamentando o preconceito velado nas empresas. “Algo real e que faz parte da rotina na vida de pacientes. Isso é uma forma cruel de violência!”, critica.

O desenvolvimento da plataforma será celebrado junto a muitos representantes de grandes empresas brasileiras e multinacionais no Coquetel Laço Rosa, que acontece, tradicionalmente, após a iluminação do Cristo, e que, nos últimos anos, recebeu o apoio estrelado de embaixadoras como a apresentadora Sabrina Sato e as atrizes Juliana Paes, Isis Valverde, Isabelle Drummond e Camila Pitanga, entre outros artistas e personalidades.

A celebração desta edição será no recém-inaugurado Fairmont Copacabana, a partir das 20h30, com organização do relações públicas Vinícius Belo, cerimonial de Nicole Ofeiche e decoração de Patrícia Vaks. Com o tema Iluminado, o coquetel leva assinatura do Chef Jérôme Dardillac e contará com pocket show de uma atração surpresa e apresentação dos DJ’s Marcelinho da Lua e Dri Carvalho. A noite contará ainda com o músico Ryon, especialista em mesclar o som do saxofone com música eletrônica. Quem comprar um convite ajudará a montar o novo programa da Laço Rosa de moda e estilo para pessoas em áreas de vulnerabilidade social, Fio a Fio.

Entre as marcas com selo “Amigo Rosa” que apresentarão produtos especiais para o Outubro Rosa 2019 com renda revertida à instituição estão:  Grendene, com uma edição especial da sandália Ipanema; Polo Wear, com uma T-Shirt com o mote “Desconecte, (re)conecte e busque sua essência”; Granado, que promove uma corrida na Lagoa (RJ) no dia 05 de outubro; e Jeunesse, que colocou o selo rosa no Naara, um colágeno hidrolisado para uso corporal. No Outubro Rosa, Arquidiocese, Trem do Corcovado e Paineiras também são apoiadores muito importantes. ““Em mais um ano especial, é o Cristo Redentor rosa gerando consciência pela saúde e pelo afeto e unindo nossa sociedade”, finaliza o Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor.

 

Sobre a Fundação Laço Rosa

O câncer de mama é o tipo mais frequente nas mulheres brasileiras. E foi para ampará-las nesse momento difícil que, em 2011, nasceu a Fundação Laço Rosa — uma instituição sem fins lucrativos, fruto da emocionante história de vida de três irmãs, e que hoje se destaca não só no Brasil, mas internacionalmente, na disseminação da informação de qualidade, na influência de políticas públicas para o câncer de mama e na defesa de direitos de pacientes e resgate da autoestima.

Além do pioneiro Banco de Perucas Online — um projeto de doação gratuita de perucas pela internet para pacientes em quimioterapia, que já atendeu mais de 6 mil famílias — a Fundação está à frente de iniciativas como o programa Força na Peruca, um importante programa de qualificação profissional em perucaria, pioneiro no País, que já visitou seis cidades brasileiras formando mais de 200 alunos. Entre os programas mais recentes da Laço Rosa estão o Aconchego, programa de leitura de cartas em centros de quimioterapia; e o Fio a Fio, curso de moda e estilo.

Seu portal e seu canal no Youtube são plataformas de interatividade e fontes seguras para assuntos científicos relacionados ao câncer e comportamento feminino.  Além disso, integrante da FECCM (Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama do Estado do RJ), a Laço Rosa promove anualmente o Outubro Rosa com uma série de ações e também o “Fórum de Políticas para o Câncer de Mama (+ Encontro Estadual de Pacientes)”. Neste último, reúne pacientes, médicos e autoridades num sólido debate sobre os entraves para diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Reforçando o trabalho da Laço Rosa, empresas como Approach Comunicação na assessoria de imprensa e F/Nazca Saatchi & Saatachi realizam parcerias estratégicas e probono. Os parceiros Metrô Rio e Instituto Invepar cederam a sede, situada na Avenida Presidente Vargas, 2.000, prédio anexo.

SERVIÇO:

Coquetel Laço Rosa

Local: Hotel Fairmont Copacabana

Endereço: Av. Atlântica, 4.240, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Horário: 20h30

Valor: R$ 500,00 (quinhentos reais) + taxa de conveniência

Compra: www.sympla.com.br/fundacaolacorosa

Mais informações: [email protected]

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*