Grupo Manga e A.S.O. anunciam L’Étape Brasil by Le Tour de France

Com a presença dos diretores da Amaury Sport Organisation (A.S.O.), Mathieu Boutroux e Arnaud Santin, organizadores mundiais do L’Etape du Tour, Prefeito de Cunha, Felipe Junior, e o Secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, Marcio Flores, CEO do Grupo Manga, anunciou hoje, em coletiva de imprensa, a chegada de uma das provas mais importantes do ciclismo mundial no Brasil.

A primeira etapa do L’Étape Brasil by Le Tour de France acontecerá dia 25 de outubro na  Cidade de Cunha, em São Paulo. Com um total de 112 km e 2790 m de altimetria acumulada, a etapa de Cunha vai levar 3 mil atletas e, segundo Marcio Flores, será um grande evento esportivo, em um final de semana com atividades para toda família.

Durante a coletiva, Marcio Flores fez um novo anúncio assinando, ao vivo, o contrato com Felipe Carreras, Secretário de Turismo de Pernambuco, para Recife sediar a segunda etapa brasileira, a ser realizada ainda no primeiro semestre de 2016, próximo a data de aniversário da cidade, em março.

A etapa que permite que atletas amadores vivenciem a experiência mais próxima da maior prova de ciclismo mundial, o Tour de France, chega ao Brasil.

Durante os próximos três anos, os organizadores esperam expandir a prova para outras regiões do Brasil, incentivando e tornando-se uma referência para o ciclismo nacional.

O Grupo Manga, por meio de uma parceria inédita com a A.S.O. – Amaury Sports Organisation, traz ao Brasil um dos mais respeitados eventos esportivos do mundo. No dia 25 de outubro, a cidade de Cunha, em São Paulo, receberá o L’Étape Brasil by Le Tour de France, prova criada para que atletas amadores vivenciem uma experiência semelhante à centenária prova de ciclismo.

O Tour 
O Tour de France foi criado em 1903, e hoje é uma prova com a participação dos melhores ciclistas do mundo, que percorrem um total de 3.600 km pela França e países vizinhos. Com uma estrutura excepcional, o evento se tornou referência no esporte mundial e objeto de desejo de muitos atletas e espectadores, tanto que, todos os anos, conta com a participação de ciclistas de diversos países e 12 milhões de pessoas ao longo das estradas para animar os corredores, com muita festa e música.

O L’Étape 
O L’Étape du Tour, criado em 1993, oferece a atletas amadores e amantes do ciclismo sensações muito próximas do que é vivido no ambiente profissional. Logo foi atraindo ciclistas do mundo todo que viajavam até a França em busca desta experiência. Nos últimos anos, em média mais de 450 brasileiros se deslocaram até a Europa para participar de cada etapa.

Pela primeira vez no Brasil, o evento chega com o know how e nível de excelência de quem já faz a prova há 22 anos, e espera atrair aqueles que sempre sonharam em participar da prova e nunca tiveram uma oportunidade como essa.

– O Brasil acordou para o ciclismo, o Tour de France acordou para o Brasil –

L’Étape Brasil by Le Tour de France 
Em 2014, Marcio Flores, CEO do Grupo Manga, esteve na França para participar da etapa e teve a oportunidade de conhecer a Amaury Sport Organisation (A.S.O.). Logo despertou o interesse dos franceses ao falar sobre o cenário brasileiro com números referentes à mobilidade urbana, aderência massiva ao ciclismo e os grandes players do mercado que hoje têm grande potencial de investimento neste modelo de evento.

A partir daí o Brasil se mostrou um mercado atraente para a A.S.O. graças ao crescente potencial esportivo e à organização de grandes eventos como a Copa do Mundo e os próximos Jogos Olímpicos Rio 2016. A mudança do comportamento do brasileiro em relação à busca de hábitos mais saudáveis, o aumento das ciclovias não só em São Paulo como em outros Estados, além da crescente participação dos brasileiros em eventos como Ironman e o próprio L’Étape, culminaram para que as negociações para trazer a etapa para o Brasil se concretizassem.

Foi então que o Grupo Manga, um dos maiores grupos independentes de live marketing do Brasil, por meio de seu CEO Marcio Flores, firmou-se como parceiro para a realização da etapa brasileira nos próximos três anos. Durante o processo de pesquisa e reconhecimento, outro nome importante foi o de Cleber Anderson Ricci, que com sua experiência de anos levando brasileiros para as provas francesas, acabou se tornando mais um importante elemento na equipe organizadora.

O percurso e a cidade 
Com 112 km de percurso e 2.790 metros de altimetria acumulada, o L’Étape Brasil by Le Tour de France será realizado dia 25 de outubro, em Cunha, município que está inserido em uma área de planaltos e serras com clima típico de uma região tropical. A prova terá pista totalmente fechada e asfaltada e seguirá o alto padrão de excelência logística e operacional que caracteriza o evento em todo o mundo.

Escolhida por suas estradas de pavimento perfeito em meio à paisagem das Serras do Mar, da Bocaina, da Mantiqueira e da Quebra-Cangalha, e pela localização estratégica, próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, Cunha se apresenta como cenário ideal para uma prova única.

Um legado para o país 
O L’Étape Brasil by Le Tour de France terá mais de 500 profissionais envolvidos na estrutura do evento, que nos próximos três anos, receberá mais de 4 milhões de Euros de investimento. Além de Cunha e as cidades ao redor, o objetivo é levar este desenvolvimento e incentivo ao esporte para outros estados brasileiros.

Para a região, os benefícios de infraestrutura e o impacto econômico que o evento trará gira em torno de R$ 4,8 milhões de reais. Além disso, iniciativas estão sendo programadas como palestras em escolas, capacitação da rede hoteleira e de restaurantes, promoção da cultura local, entre outras atividades que irão culminar no fortalecimento da imagem da estância climática e, principalmente, deixarão um legado à economia, ao turismo e ao esporte nacional.

“O Brasil tem um potencial enorme para o esporte e ele sempre teve uma presença muito forte na minha empresa, por isso quero e vou investir cada vez mais em entregar um evento único para atletas, famílias e fãs. Quem participar do L’Étape Brasil by Le Tour de France fará parte de uma experiência que vai além do ciclismo. Irá vivenciar o evento como um todo, das marcas patrocinadoras às atividades de lazer e vida saudável. Certamente, ter um evento de tamanha importância e estrutura deixará um legado não só para Cunha, mas para todo o país”, comenta Marcio Flores, CEO do Grupo Manga.

As inscrições para a primeira edição começam em maio e terão dois formatos: atleta e fã. A modalidade “fã” não contempla a participação da prova, mas dá acesso ao clube de vantagens que inclui descontos em compras e serviços, produtos exclusivos L’Étape Brasil, treinos de bike e apoio ao atleta. Para o “atleta”, além de participar da prova, ele terá acesso ao clube de vantagens e outros serviços como concierge, receptivo no aeroporto, entre outros.

O evento tem apoio da Prefeitura do Município de Cunha, do Departamento de Estradas de Rodagem, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

www.letapebrasil.com.br
www.facebook.com/letapebrasil
Instagram: @letapebrasil

 

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*