Instituto AVON lança plano intersetorial para enfrentar o aumento da violência doméstica durante a Pandemia

Em parceria intersetorial com onze instituições, a ação busca fazer frente aos desafios de denúncia, investigação e resolução de casos de violência contra as mulheres e meninas durante o isolamento social diante da epidemia de Covid-19

O Instituto Avon, em parceria com 11 instituições da iniciativa privada, sociedade civil e poder público, lança o Programa Você Não Está Sozinha. Parte da plataforma #IsoladasSimSozinhasNão, endossada pela Avon, Natura e The Body Shop, o plano nasce como uma resposta ao aumento dos índices de violência doméstica durante o período de isolamento social imposto para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil. Segundo um estudo apresentado em 20 de abril pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e a Decode, em comparação com o mesmo período do ano passado, os números de ocorrências de violência doméstica aumentaram em seis estados brasileiros. Mato Grosso lidera o ranking, com mais de 400% de aumento, seguido por Pará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Acre.

Mulheres em situação de violência tendem a se sentir sozinhas e desamparadas pelos órgãos de segurança. Em um contexto de isolamento social, e confinadas com seus agressores, a sensação de solidão das vítimas aumenta, podendo desencorajá-las ainda mais a pedir ajuda ou a fazer uma denúncia. Por isso, o Programa Você Não Está Sozinha propõe facilitar o apoio, sendo uma ponte entre as necessidades básicas e psicológicas das mulheres e os recursos disponíveis. A partir de perguntas que avaliam o risco e intensidade da violência, uma assistente virtual direciona as mulheres aos recursos mais adequados às necessidades delas, como plataformas de apoio psicológico e jurídico, suporte material para alimentação, entre outros. “Os dados nos alertam para um problema já existente em nossa sociedade, mas agravado à sombra do isolamento social imposto para o combate ao Covid-19. Portanto, precisamos implementar ações inovadoras para problemas antigos. O momento requer a ação conjunta de empresas, governo e sociedade para propor soluções rápidas, coordenadas e eficazes para prevenir a violência doméstica e proteger a vida dessas mulheres e de seus filhos. Por isso, o programa Você Não Está Sozinha só foi possível com a união de tantos parceiros para tornar ações e serviços acessíveis no menor tempo possível”, destaca Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Recursos disponíveis no Programa Você Não Está Sozinha

Apoio material:  Com a instabilidade financeira agravada pela crise de Covid-19, algumas mulheres estão enfrentando dificuldades para suprir as necessidades básicas alimentares de suas famílias. Pensando nisso, o Instituto Avon estabeleceu uma parceria com o Grupo Pão de Açúcar (GPA) para doar cestas básicas às mulheres de alta vulnerabilidade e com necessidades básicas alimentares. A solicitação do apoio e cestas de alimentação pode ser feita através do site do Programa www.avon.com.br/instituto-avon/isoladassimsozinhasnao e a doação está condicionada a disponibilidade e aos critérios de vulnerabilidade e insegurança alimentar descritos no edital.

Rede de apoio psicológico e jurídico para mulheres em situação de violência doméstica e familiar: O Mapa do Acolhimento conecta mulheres em busca de atendimento a uma rede de psicólogas e advogadas voluntárias em todo o Brasil especializadas em violência de gênero dispostas a atendê-las. Caso a vítima não encontre uma voluntária em sua região, ou seu nível de risco seja muito alto e com demandas urgentes, ela é conectada à rede pública de apoio mais próxima. O projeto acolhe pessoas que sofrem ou sofreram violência sexual, psicológica, física, virtual, patrimonial, institucional, obstétrica, doméstica, moral, assédio, racismo e LGBTfobia. Basta acessar: www.mapadoacolhimento.org e escolher a opção: Quero ser acolhida.

Rede de serviços públicos: Além do apoio psicológico e jurídico, a plataforma Mapa do Acolhimento lançou o #TôComElas, uma iniciativa colaborativa para mapeamento online de serviços públicos para fornecer encaminhamentos mais ágeis para todas as mulheres em situação de risco durante a quarentena.

Em conjunto com a Decode, parceiro de pesquisa para gestão de dados, via algoritmos, o Instituto Avon conduzirá uma análise da performance do Programa para garantir que ele chegue às mulheres que mais necessitam de suporte.

A parceria com o Ligue 180, principal canal de orientação à mulher em situação de violência no Brasil, foi estendida. O canal recebe denúncias de violência, inclusive pelo Aplicativo Direitos Humanos Brasil e no site: http://ouvidoria.mdh.gov.br, ambos com chat e vídeo chamadas em Libras, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e fornece orientações legais, encaminhando-as, quando necessário, para outros serviços de apoio. A parceria prevê ainda o compartilhamento e atualização de informações sobre os serviços públicos disponíveis à mulher em território nacional.

Fundo de emergência para abrigos provisórios e casas de passagem:  O Instituto Avon, a partir de uma doação da Avon Foundation e do Instituto Galo da Manhã, destinará recursos para casas de passagem em São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco para acolher mulheres e crianças em situação de risco. Em uma parceria com o Instituto Cia dos Sonhos, conduziu um levantamento considerando as cidades com o maior números de casos de Covid-19 confirmados versus as cidades com altos índices de violência contra as mulheres, chegando a uma lista de oito (8) abrigos que receberão recursos para ampliar vagas de abrigamentos provisórios e apoiar as vítimas no processo de saída com um kit de apoio material.

Todos os serviços disponíveis para as mulheres em situação de violência e orientações de como solicitar ajudar psicossocial, jurídica e material estão no site: www.avon.com.br/instituto-avon/isoladassimsozinhasnao.

Sobre a Avon

A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual próxima a US$ 6 bilhões. Uma das maiores empresas de venda direta do mundo, comercializa seus produtos em aproximadamente 50 países por meio de cerca de 6 milhões de revendedores autônomos. O portfólio de produtos da Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia e apresenta marcas de qualidade mundialmente reconhecidas como Avon True, Mark, Color Trend, Mark, Renew, Advance Techniques, Avon Care e Avon Naturals. Além disso, o portfólio de Avon inclui produtos de vestuário como a linha de lingerie Avon Signature e voltados para a casa como Innovaware. A empresa é pioneira em venda direta de cosméticos no Brasil, onde está desde 1958. Atualmente, o país conta com a maior força de vendas da Avon – 1,5 milhões de revendedoras – e é também a maior operação da companhia no mundo. Para obter mais informações sobre a Avon no mundo, visite o site: www.avoncompany.com

Sobre o Instituto Avon

Há 17 anos, o Instituto Avon se dedica a salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o câncer de mama e a violência contra mulheres e meninas. Ano após ano, o trabalho do Instituto tem contado com parcerias importantes e a colaboração e a dedicação de muitas pessoas e organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando 5,7 milhões de mulheres.

Violências contra as mulheres e meninas

No enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas, o Instituto Avon atua há 12 anos articulando empresas públicas e privadas, organizações sociais e órgãos públicos no Brasil e já destinou R$ 38 milhões para 225 projetos voltados ao fortalecimento e integração da rede de proteção à mulher em situação de violência. Além disso, já contribuiu com a formação de mais de 10 mil agentes públicos (profissionais de segurança, justiça saúde e educação), possibilitou que mais de 4 mil advogadas e terapeutas passassem a oferecer serviços gratuitos à população por meio do Mapa do Acolhimento e 10 mil atendimentos online pelo aplicativo Mete a Colher.

Para cumprir com a missão de mobilização da sociedade, as iniciativas do Instituto se dividem em quatro grandes pilares de atuação: Conhecimento, Articulação, Apoio a Projetos e Engajamento e Impacto. Mas o grande diferencial da organização sem fins lucrativos para a concretização de seus projetos e ações é a capacidade de articulação de diferentes stakeholders, como empresas públicas e privadas, funcionários, ONGs, movimentos sociais, organismos internacionais e órgãos públicos de todas as esferas. O Instituto conta, ainda, com a força de vendas Avon, composta por mais de 1 milhão de Revendedoras, que disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como rastreadoras de necessidades específicas de atendimento da população em suas respectivas comunidades.

Essa capilaridade e abrangência permitem ao Instituto Avon estar presente em 100% dos municípios brasileiros.

Quer saber mais? Acesse nossa rede:

Facebook: InstitutoAvonOficial

Instagram: @InstitutoAvon

Youtube: Instituto Avon

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.

A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn,?Facebook e?Instagram.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*