O desafio das compras de final de ano

Rafael Medeiros, co-fundador do Partiu Poupar, dá dicas de como gastar com responsabilidade para não começar 2021 no negativo

O ano de 2020 está terminando e com ele surge um desafio: como organizar as suas finanças para conseguir comprar os presentes de final de ano sem comprometer o orçamento do início de 2021? Não é fácil, mas é totalmente possível.

A pandemia afetou muitos negócios, especialmente o comércio das ruas e shoppings. Porém, ela ajudou a intensificar as compras online, o que pode nos ajudar bastante com os presentes de Natal. Utilize as ferramentas disponíveis na internet para pesquisar preços e comparar produtos. Isso além de te ajudar a ganhar tempo, vai te ajudar a economizar um bom dinheiro. Por isso, é hora de se organizar, se planejar e agir.

Para começar, o ideal é que você estabeleça um limite de gastos para os presentes. Se você simplesmente sair comprando coisas, as chances de estourar o seu orçamento ou deixar alguém sem presente são muito grandes. Portanto, a criação de um orçamento para as compras de final de ano é fundamental.

Beleza, mas como eu vou saber quanto eu posso gastar?

É simples, basta olhar para as suas finanças! Verifique o quanto foi gasto até então e projete os gastos para os próximos meses. Me refiro aos próximos meses porque não podemos esquecer que, no início do próximo ano, teremos despesas como IPTU, IPVA, Matrículas na Escola/Faculdade, Material Escolar e por aí vai. Por isso, bora encarar a situação. Ignorar tudo e simplesmente “aproveitar o agora” pode te levar a ter sérios problemas financeiros já no início de 2021. Se planeje!

Para quem recebe o 13º salário, é uma ótima oportunidade para gerenciá-lo da maneira correta, equilibrando as finanças de 2020 e começando 2021 com o pé direito. E quando eu digo gerenciar, não estou falando para você poupar tudo e ficar sem gastar. A ideia é que você gaste uma parte do valor, afinal ele é seu, você trabalhou por isso. Contudo, é fundamental que você entenda que precisa administrá-lo de maneira inteligente para evitar surpresas desagradáveis no ano que se inicia.

No geral, tudo se resume a organização e planejamento. Espero de coração que você faça boas escolhas e tenha um ano muito tranquilo financeiramente.

Rafael Medeiros é consultor financeiro e co-fundador do Partiu Poupar (@partiupoupar) que está fazendo o maior sucesso no Instagram.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*