O papel da gentileza na saúde mental

Em tempos de quarentena, ocorreu um aumento significativo na procura por profissionais da área de psicologia, isso porque grande parte das pessoas começaram a apresentar sintomas de ansiedade e depressão. 

Na próxima sexta-feira (13) será celebrado o Dia Mundial da Gentileza, e segundo um estudo publicado pela editora Springer Science, a gentileza consegue, por exemplo, ajudar a afastar a ansiedade porque ações gentis e interações sociais positivas elevam a autoestima e melhoram o bem-estar emocional. Além de aliviar a ansiedade, a gentileza pode ainda aumentar a sensação de felicidade, amenizar sintomas de depressão, dar mais energia para as pessoas, e beneficiar a saúde do coração, visto que, segundo um estudo realizado pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos, as pessoas gentis têm aumento na produção de oxitocina, um hormônio dos vínculos emocionais ocasionando uma baixa na pressão arterial beneficiando a saúde cardiovascular.

Talvez, diante de tantos momentos difíceis que a sociedade vem enfrentando em 2020, um pouco de gentileza pode ser a chave para amenizar o estresse e até mesmo questões de saúde da grande maioria das pessoas.

Para o Dia Mundial da Gentileza, estamos lançando uma plataforma chamada “Ser gentil”, que tem o objetivo de compartilhar ações de gentileza (tanto de quem faz, quanto de quem precisa), conectar pessoas que possam trocar gentilezas pela plataforma, e até mesmo lançar desafios para aumentar o engajamento de pessoas gentis no movimento. A iniciativa já conta com a parceria de 30 empresas e dos artistas Toquinho, Bráulio Bessa e Angélica.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*