Jiu-jitsu e Oficinas Inclusivas são novidades proporcionadas pela Lumen
A Lumen – Associação de Assistência ao Deficiente Neuro-Motor ou Mental abre um total de 110 vagas para crianças, adolescentes e adultos portadores de paralisia cerebral praticarem Jiu-Jitsu e exercerem atividades artesanato. As aulas já são ministradas na ONG, localizada no bairro do Planalto Paulista, por profissionais habilitados e aptos a lidar com as especificidades de cada indivíduo. As vagas estão abertas para pessoas a partir de sete anos.
Desde agosto de 2012, o Jiu-Jitsu entrou na Lumen como um complemento dos trabalhos fisioterápicos tradicionais, proporcionando estímulos que trabalham a confiança, disciplina, integração e a alegria dos alunos. Agora, são quatro turmas e 60 vagas disponíveis.
As Oficinas Inclusivas são um primeiro passo de um projeto futuro que pretende capacitar e inserir jovens com disfunções leves em uma sociedade cada vez mais empreendedora.
O objetivo é aproximar esses adolescentes e adultos a todos os processos que envolvem a gestão de um ateliê: compra de matéria prima, produção de artigos, administração do capital, etc. Num primeiro momento, os inscritos participarão de módulos que os capacitarão a produzir artigos manufaturados. Há 50 vagas disponíveis.
Antes da inscrição os interessados de ambas as atividades passarão por avaliação sem custo de pedagogos da própria ONG.
Serviço:
– Jiu-Jitsu:
De segunda a quinta das 9h às 10h30 e das 10h30 às 12h.
De segunda e quarta das 13h30 às 15h e das 15h às 16h30.
Custo: R$80,00 ao mês (quantidade ilimitada de aulas)
– Oficinas Inclusivas:
De segunda a sexta das 8h às 10h e das 10h às 12h.
Custo: R$100,00 ao mês (com direito a duas aulas por semana)
Local: Alameda dos Guatás, 701 – Planalto Paulista
Telefone: (11) 5583-1400
Sobre a Lumen
Fundada em 1984, a ONG Lumen surgiu de uma associação de pais que visava proporcionar melhores condições aos próprios filhos portadores de disfunções neuro-motoras e/ou mentais classificadas em leves, moderadas e severas.
Sempre respeitando as possibilidades e limitações de cada indivíduo, a função do projeto é de preencher uma lacuna existente na vida de pessoas com necessidades especiais. A Lumen, ao longo desses anos, vem desenvolvendo projetos na área de reabilitação e educação, monitorados por uma equipe multidisciplinar – composta por musico-terapeuta, professores, psicopedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, arte-terapeuta, monitores e voluntários.
Com mais de 1.000 jovens assistidos durante os 19 anos de existência, atualmente a instituição conta com 14 parceiros que viabilizam a manutenção do atendimento diário a 60 pacientes, dos 6 aos 28 anos, em dois períodos (matutino e vespertino).