Primeira Micro Cervejaria do Brasil, ASHBY entra em nova fase e se reposiciona no mercado nacional

Primeira Micro Cervejaria do Brasil, ASHBY entra em nova fase e se reposiciona no mercado nacional através das novas cervejas Puro Malte e foco na fabricação de chopps especiais

Os maltes de alta qualidade e o espírito inventivo da Ashby, que mescla as tradicionais receitas e técnicas de grandes mestres cervejeiros do mundo com a modernidade e a alta tecnologia, garantem o delicioso sabor e a variedade de seus chopps e cervejas que acertam em cheio o paladar brasileiro 

Há mais de duas décadas que o Brasil tem contato com o mercado das micros cervejarias e há pelo menos dez anos que o produto começou a ser conhecido do grande público. As micro cervejarias se espalham pelo país com a honrosa missão de serem elementos de difusão dessa cultura que fincou raízes por aqui. Mas para adentrar esse mercado há que se contar com a melhor estrutura para produzir as melhores cervejas. Ciente dessa necessidade, a Cervejaria Ashby foi a pioneira em introduzir no Brasil, cervejas especiais através de uma micro fábrica. A cervejaria nasceu no ano de 1993 para mudar a história do mercado cervejeiro, não só brasileiro como também do continente.

O embrião da Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, tem um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopps e cervejas de qualidade ímpar.

A primeira Pale Ale do Brasil

Em 1993 nasceu a primeira Pale Ale fabricada no Brasil, na fábrica da Ashby. Cerveja de alta fermentação, com baixo teor de gás carbônico, a Pale Ale firmou a Ashby como uma cervejaria ousada e cheia de planos para o futuro. O maquinário, de origem europeia, para fazer o engarrafamento, trouxe na época uma novidade para o mercado cervejeiro no Brasil, pois detinha a tecnologia de ponta utilizada, que garante melhor qualidade da cerveja.

Acompanhando de perto todos os processos produtivos e utilizando somente os melhores insumos para entregar aos consumidores uma cerveja honesta e com qualidade indiscutível. Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

Chopp Ashby

O Chopp Pilsen Ashby começou a ser produzido no ano de 1998, devido à grande demanda por parte das distribuidoras e clientes. Nesse período, a Ashby concentrou toda a sua produção para esse segmento, chegando a triplicar sua produção e redirecionando a distribuição para outros estados do Brasil.

A história continua.....

Em 2005, a linha de produção da cervejaria foi  automatizada, aumentando a produção e assegurando ainda mais qualidade e padronização dos produtos. E tudo isso feito com muita consciência social e cuidado com o meio ambiente.

No ano seguinte, a Ashby lançou o Cooler de Vinho. A ideia de criá-lo veio da grande aceitação dos Coolers Californianos. Sua composição levemente frisante possui teor alcoólico de 5, 1%. Por conta do suco de uvas selecionadas e cultivadas na fronteira entre Brasil e Uruguai, a coloração da bebida é acentuadamente vermelho rubi e o sabor levemente frutado. E em comemoração à sua “maioridade”, em 2014, a cervejaria relançou em seu aniversário de 21 anos, a linha de Cervejas Ashby. A primogênita dessa família, a Pale Ale Extra voltou com rótulo comemorativo, o mesmo e original datado de 1993 e outros quatro tipos de cervejas foram criados: Pilsen, Porter, Weiss e Ale.

ICONES DA LOGOMARCA

Navio 

  • Representa a esquadra mercante inglesa que seguia em direção as Índias e enfrentava problemas com a tripulação que consumia água da região e morria com as doenças locais. Para solucionar este problema os navios começaram a deixar a Inglaterra com os porões carregados de mosto cervejeiro que maturava durante a viagem e na volta permitia aos tripulantes consumir a bebida sem o risco de contrair as doenças que a tantos vitimou.

Estrelas

  • Representam a forma pela qual os navegadores se guiavam em direção ao porto desejado durante as grandes navegações.

Mensagem do Diretor Scott Ashby

“Ao longo desses 24 anos, eu e a equipe Ashby nos empenhamos em produzir os melhores chopps e cervejas dotadas de sabores especiais. Não mediremos esforços para colocar em prática processos inovadores para a extração dos melhores aromas e sabores das nossas cervejas – provenientes dos melhores ingredientes disponíveis, a fim de oferecer ao consumidor brasileiro, bebidas com qualidade e cheias de história. Gosto de imaginar que o meu público não bebe somente um líquido, mas degusta um pouco de história e, assim, vivencia um momento repleto de significado.”

Abaixo a descrição da linha de cervejas Ashby:

Hops Escura - Estilo American Pilsen escura, com sabor equilibrado e levemente adocicado. Seu sabor e aroma são evidenciados devido ao processo de dry hopping, tornando-a aromática e leve. IBU 27 | TA 4,8% | Coloração Escura, 01 tipo de malte e 04 de lúpulo (com dry hopping).

Hops Clara - Estilo American Pilsen, com corpo e amargor parecidos com a Pilsen tradicional. Seu sabor e aroma são evidenciados devido ao processo de dry hopping, tornando-a aromática, refrescante e naturalmente turva. IBU 26 | TA 4,8% | Coloração Amarelo Opalescente, 01 tipo de malte e 04 de lúpulo (com dry hopping).

Porter - O nome porter é uma homenagem aos trabalhadores da região portuária da Inglaterra. com traços suaves de chocolate, tem equilíbrio que tende para o aroma e o sabor marcante. IBU 30 | TA 4,8% | Coloração Escuro. 04 tipos de malte e 06 de lúpulo.

Weiss - Inspirada nas tradicionais cervejarias da região da Baviera, sul da Alemanha. Com coloração opaca, fruto da não filtragem, possui espuma cremosa e duradoura. IBU 15 | TA 6,7% | Coloração Amarelo Turvo. 02 tipos de malte e 03 de lúpulo.

Pilsen - Desenvolvida cuidadosamente para atender ao paladar brasileiro. Para isso, algumas técnicas e segredos de antigas formulações da Alemanha e República Tcheca foram incorporadas por nossos mestres cervejeiros à nossa receita original, conferindo à Ashby Pilsen um sabor único e especial. O resultado é um inconfundível amargor, uma cor dourada translúcida e um equilíbrio perfeito. Extraímos o melhor do estilo de cerveja mais consumida e adorada no Brasil. IBU 12 | TA 4,8% | Coloração Dourada Translúcida. 02 tipos de malte e 04 de lúpulo.

Ale - Produzida a partir de cevada maltada com uma levedura de maior eficiência em altas temperaturas. O processo de fermentação é rápido e proporciona sabores e aromas frutados que só lhe conferem equilíbrio quando esses ésteres estão na medida certa. IBU 22 | TA 5,8% | Coloração Âmbar Avermelhado. 03 tipos de malte e 04 de lúpulo.

Pale Ale -  Essa receita vem da tradição inglesa do século XIX e ganha como aliada as águas cristalinas do Circuito das Águas Paulistas, o que dá um toque especial e a deixa perfeita para paladares mais exigentes. O malte especial, combinado com o lúpulo selecionado, resulta em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. IBU 18 | TA 5,1% | Coloração Âmbar. 02 tipos de malte e 04 tipos de lúpulo.

American Pale Ale (Puro Malte) Medalha de Ouro na Copa Cervezas de America GCA 2016 - A cor âmbar clara dessa puro malte brilha aos olhos, com leve opalescência originada pelo dry hopping, que é feito após a filtração do produto. O aroma de malte moderado se une aos lúpulos cítricos e florais, trazendo a característica do tipo americano. Seu sabor é refrescante, com caráter de malte médio e amargor presente, muito agradável ao paladar. Carbonatação moderada. IBU 40 | TA 5,4% | Coloração Âmbar Dourada. 02 tipos de malte e 02 de lúpulo (com dry hopping).

British Strong Ale (Puro Malte) - Com aparência avermelhada, essa cerveja é uma legítima puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes. Os lúpulos ingleses aromáticos dão um sabor refrescante com caráter de malte médio a alto e amargor acentuado. Carbonatação moderada de textura suave. IBU 45 | TA 5,8% | Coloração Levemente Avermelhada. 04 tipos de malte e 04 de lúpulo (com dry hopping).

Wheat Raspberry – Cerveja de trigo e suco de frutas com sabor Framboesa. IBU 15 | TA 6,7% | Coloração Escura Opalescente. 02 tipos de malte e 03 de lúpulo.

Wheat Orange - Cerveja de trigo e suco de frutas com sabor Laranja. IBU 15 | TA 6,7% | Coloração Amarelo Claro Opalescente. 02 tipos de malte e 03 de lúpulo.

IPA Nirvana - Mais encorpado e lupulado, nossa IPA tem um ponto de equilíbrio com amargor e aroma acentuados, com uma leve opalescência. IBU 55 | TA 5,5% | Coloração Dourada Média Translúcida. 02 tipos de malte e 04 de lúpulo (com dry hopping).

Chopp Ashby

IPA NIRVANA | CLARO | ESCURO | WEISS | PALE ALE

Prêmios

Medalha de bronze Festival brasileiro de Cervejas - Cerveja Hops Clara Medalha de ouro Copa America de Cervezas (Chile) - Cerveja Ashby American Pale Ale Puro Malte Medalha de ouro Copa America de Cervezas (Chile) - Cerveja Ashby British Ale Puro Malte

Pale Ale, Ale Forte e Weiss – premiadas na Bélgica com o selo Superior Taste Award do International Taste & Quality Institute (iTQi), de Bruxelas. A única premiação em sabor concedida por chefes e sommeliers com estrelas Michelin. A Pale Ale e a Ale Forte receberam duas estrelas douradas, o que representa um sabor excelente. Já a Weiss recebeu uma estrela, que representa bom sabor.  Somente os produtos que alcançam um nível de qualidade acima de 70% recebem pontuação. Saiba mais através do site www.ashby.com.br

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 127 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*