Primeira mulher brasileira a visitar a Estratosfera sugere: “Não dependa de ninguém para realizar seus sonhos”

  • CAROL FIACADORI LIMA (@CAROLFIACADORI)

 ATUALIZADO EM 

Dina Barile: primeira mulher brasileira a realizar um voo para a Estratosfera (Foto: divulgação)

“Você é o único representante do seu sonho na face da Terra”. Esse trecho da canção Levanta e Anda, de Emicida e Rael, parece ter sido escrito especialmente para Dina Barile, afinal, em uma conversa com a GQ Brasil, ela deixa claro que “se basta só” e que não depende de ninguém para realizar seus maiores desejos. Aos 65 anos, a jornalista já visitou 140 países, todos os continentes e fala quatro idiomas. Mas, além disso, foi a primeira mulher brasileira a visitar a Estratosfera – então, com esses feitos, é possível imaginar o quão aventureira Dina é.

Por ser filha de imigrantes italianos fugidos do pós-guerra, Dina fez uma promessa quando ainda era pequena. “Eu disse para eles que, quando juntasse dinheiro, ia levá-los para passear na Itália”. Então, a partir daí, decidiu se dedicar a diferentes trabalhos para recolher uma quantia e realizar um sonho compartilhado. “Desde os 11 anos eu já trabalhava ajudando meu pai ou dando aula particular para alunos da minha classe. Depois, fui monitora do curso de Estatística na USP, mas só consegui juntar dinheiro com o primeiro emprego – quando pude levar minha mãe à Itália”, contou à GQ Brasil.

Dina Barile: primeira mulher brasileira a realizar um voo para a Estratosfera (Foto: divulgação)
Dina Barile: primeira mulher brasileira a realizar um voo para a Estratosfera (Foto: divulgação)

No currículo, além de uma série de viagens, quatro idiomas também marcam presença: português, italiano, inglês e espanhol. Com essa bagagem, literalmente, Dina tornou-se “Pós Doutorada em Viajologia”, classificação recebida pelo site Viajologia. “Já conheci 23 estados no nosso país e 140 países em todos os continentes. Já celebrei meu aniversário na Antártida e no Polo Ártico, observando as belíssimas Auroras Boreais”.

Sem desmerecer as outras inúmeras conquistas, os países visitados e as pessoas conhecidas, mas Dina também pode celebrar um acontecimento inédito no Brasil: a primeira brasileira a ir para a Estratosfera, ainda em 2015. Ela viajou para a Rússia, para a base de Sokol, especificamente, e embarcou em um caça MIG 29. O voo, realizado no dia 10 de novembro, aconteceu em gravidade zero e trouxe reconhecimento para Dina e às mulheres brasileiras. Ela entrou para o RankBrasil – entidade que homologa recordes brasileiros nacional e internacionalmente. “Sempre gostei de quebrar paradigmas e quero estar à frente do meu tempo”, revelou.

Dina Barile: primeira mulher brasileira a realizar um voo para a Estratosfera (Foto: divulgação)
Dina Barile: primeira mulher brasileira a realizar um voo para a Estratosfera (Foto: divulgação)

Para o voo, Dina contou com a ajuda do astronauta brasileiro Marcos Pontes, que a ajudou e organizou todo o processo. Ela foi a 16.700 metros da Terra, fez diversas manobras de combate e foi submetida a uma força 7G – sete vezes o peso de seu corpo. Em uma conversa com a GQ Brasil, revelou detalhes da experiência e contou como pode inspirar outras mulheres hoje ou futuramente.

GQ Brasil: Você já provou que a idade não é um empecilho para se “jogar” na vida. Qual foi o maior aprendizado depois de conhecer inúmeros países?

Dina: Tem pessoas boas e más em todos os lugares. Às vezes, a ajuda vem de onde você menos espera e, quando você mais precisa, às vezes é enganado pela pessoa que mais deveria ajudar. Temos que ficar de olhos bem abertos, sempre acreditar com um pingo de desconfiança e levar a nossa intuição como fio condutor. Além disso, todo país tem seu encanto e particularidade e é uma delícia descobrir esses meandros de cada lugar. Vá de coração aberto para não se chatear caso algo der errado, pois tudo tem solução. Na minha vida, já tive vários perrengues em viagens, mas o bom é que, na volta, nós conseguimos lembrar das coisas boas. Não se deixe abater pelo primeiro obstáculo, encare de frente e tente resolver. Depois, é só curtir. Eu adoro viajar e conhecer lugares, mas adoro voltar para a casa, para o Brasil, o melhor lugar do mundo.

GQ Brasil: Qual a sensação de ser a primeira brasileira a viajar para a Estratosfera? Conte um pouco mais sobre a preparação.

Dina Barile: primeira mulher brasileira a realizar um voo para a Estratosfera (Foto: divulgação)
Dina Barile: primeira mulher brasileira a realizar um voo para a Estratosfera (Foto: divulgação)

GQ Brasil:  Você acredita que essa foi a grande conquista de sua vida?

Dina: Eu acredito que tive várias conquistas: a ida à Estratosfera, ter viajado para 140 países e, o mais importante, ter aprendido que eu sou inteira, não preciso encontrar outra metade da laranja para ser feliz, para me sentir completa. Sou feliz sozinha e descobrindo o mundo. Nunca me casei, mas sempre me senti inteira.

Dina: Só tive medo de não conseguir realizar o sonho, de que algo acontecesse na data marcada, mas deu tudo certo. E uma pergunta ficou na minha mente: na hora de subir no caça, questionei o piloto se existia o perigo de morrer, que logo me respondeu que não. Após isso, embarquei feliz e decidi não perguntar antes, porque se a resposta fosse contrária, eu não saberia o que fazer. Mas, no fundo, acredito que não deixaria de viajar por isso.

GQ Brasil: Olhando para sua caminhada, como você acredita que pode inspirar outras mulheres?

Dina: Não dependa de ninguém para realizar seus sonhos. Não precisa esperar ter uma companhia para viajar; não tenha medo de viajar sozinha. Se tiver companhia, ótimo, mas se não tiver, não adie esse momento. Se jogue e vá sozinha. Sozinha você consegue se enturmar e fazer mais amizades, você fica aberta para o novo e para novas pessoas. Mas, como dica, costumo dizer que é importante conhecer os hábitos e costumes locais, para não ofender ninguém e é importante dominar um idioma.

GQ Brasil: E o que você diria para as gerações futuras?

Dina: Cuidem do nosso Brasil, porque ele é o melhor país do mundo. Vamos tentar fazer deste lugar um lugar melhor, seja na escolha dos nossos governantes, seja no cuidado e na preservação da natureza e dos nossos recursos naturais.

Leia a matéria original na Revista QG BRASIL no link:
https://gq.globo.com/Noticias/noticia/2021/03/primeira-mulher-brasileira-visitar-estratosfera-sugere-nao-dependa-de-ninguem-para-realizar-seus-sonhos.html

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*