Queijos Halloumi, provenientes da ilha da Chipre, são uma explosão de sabor

Os queijos Halloumi serão apresentados durante a APAS Show pela Eu. Delicius queijos oriundos da ilha de Chipre

Localizada no mar Mediterrâneo, a Ilha de Chipre é rica em tradições gastronômicas gregas e do Oriente Médio, especialmente na produção de vegetais e queijos. A Eu.Delicius, uma organização europeia que comercializa e divulga produtos agrícolas apresenta ao mercado brasileiro durante a APAS Show de 16 a 19 de maio, no Expo Center Norte, o queijo Halloumi.

O queijo Halloumi é símbolo da cozinha cipriota há centenas de anos, é um queijo branco com texturas em camadas, sabor rico, salgado e fresco sendo uma excelente base para diversas receitas como sanduiches, aperitivos, saladas, pizzas e pratos exclusivos. O que diferencia o Halloumi dos outros queijos é sua resistência a altas temperaturas que permite que não derreta e mantenha sua textura.

É produzido com leite fresco da ovelha e de cabra locais (podendo ter ou não acréscimo de leite de vaca, animal que chegou à ilha no século passado).

Esses animais são criados com alimentação à base da rica flora nativa da ilha, atribuindo ao leite propriedades organolépticas especiais.

O método moderno de preparação do queijo Halloumi segue a tradicional receita e técnica do passado, sendo produzido pela coalhada resultante da coagulação do leite com coalho.

A diferença entre o queijo Halloumi fresco ou curado, está no fato de permanecer 40 dias em salmora e este procedimento lhe confere um sabor mais intenso.

Fresco ou curado, o Halloumi tem sabor único, porque durante a sua produção é torrado em temperatura muito altas e fica com a textura, forma e cor típicas: semiduro e elástico, facilmente cortado em fatias.

A adição de hortelã-pimenta cipriota atribui ao queijo coesão, além de outras propriedades que lhe conferem autêntico sabor e sua capacidade de manter sua forma em diversas maneiras de servir: in natura, frito, grelhado ou assado fazem do Halloumi um dos queijos mais versáteis de se usar na gastronomia, sendo preferido entre os mais conceituados chefs do mundo inteiro.

 

 

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*