Veja a viabilidade da mamoplastia de redução e analise seu caso em especial
A redução de mama estando acima do peso não é incomum. Na verdade, centenas de mulheres procuram pelo procedimento anualmente no Brasil. As queixas principais envolvem desconforto ao vestir roupas e até mesmo dores nas costas, e por essas e várias outras razões, a cirurgia é até mesmo indicada.
Deve ser mencionado também que a mamoplastia redutora — como este procedimento também é conhecido — é um dos principais tratamentos médicos que ajudam a garantir a saúde da mulher que apresenta seios avantajados, e portanto, deve ser visto com naturalidade.
Em todo o mundo essa cirurgia plástica é realizada sem grandes complicações em mulheres de praticamente todas as faixas etárias, sendo mais comum naquelas que se encontram na meia idade e sofrem mais com a situação.
Abaixo, falaremos mais sobre a viabilidade da cirurgia e sobre algumas das principais consequências que podem acometer aquelas que optam pelo procedimento estético e funcional.
Pronta para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!
É realmente possível fazer a redução acima do peso?
A redução dos seios para quem está no sobrepeso não só é possível, como é realizada com grande frequência, conforme citamos anteriormente.
Anualmente muitas mulheres optam e são bem-sucedidas no procedimento que garante mais qualidade de vida e autoestima para aquelas que buscam mais facilidade para encontrar roupas e até mais conforto para se movimentar.
Para as mulheres que apresentam seios grandes e dores frequentes nas costas, deve ser mencionado que essas dores praticamente somem por completo após a cirurgia — desde que elas não estejam relacionadas com outro problema, como hérnia de disco entre outros fatores.
Mulheres de várias idades fazem o procedimento e dificilmente apresentam complicações. A única coisa que deve ser mencionada claramente são as recomendações sobre emagrecimento posterior e demais fatores sobre o pré e pós-operatório.
Vamos a esses pontos.
As principais consequências do procedimento
As consequências estéticas naturalmente ficam dentro do esperado. É removida a flacidez da região e o tamanho é reduzido para os padrões que a paciente optou antes da cirurgia.
Entretanto, apesar do sobrepeso não ser um fator que impeça o procedimento estético ele sempre deve ser levado em consideração para o futuro — especialmente por aquelas mulheres mais jovens que estão pensando em emagrecer posteriormente.
Caso após a cirurgia de redução de mama a mulher venha a perder alguns quilos, pode ser que a flacidez volte, uma vez que as mamas são compostas das glândulas mamárias e também de tecido adiposo (gordura).
Seu cirurgião plástico deve orientar sobre esses aspectos e informar sobre essa possível consequência. Note que não acontecerá nada de anormal ou nenhum problema esteticamente grave.
Contudo, é sempre bom saber sobre esse detalhe antes de entrar no consultório. Por essa razão, na maioria dos casos, é recomendada para mulheres mais jovens o emagrecimento anterior a cirurgia para evitar este aspecto do procedimento.
Quais são as principais indicações?
As principais indicações envolvem todas aquelas mulheres que apresentam seios maiores que o normal. Apresentar flacidez ou caimento da mama também é outro aspecto que deve ser mencionado, uma vez que o caimento excessivo pode provocar problemas de autoimagem e diversos desconfortos físicos.
Quanto a indicação de faixa etária, geralmente os especialistas recomendam que a mulher já tenha desenvolvimento completo das mamas antes de se submeter à cirurgia.
Ter pelo menos 17 anos de idade é um requisito básico. Entretanto, alguns cirurgiões optam pela maioridade ou por um período mais tardio para ter certeza da segurança do procedimento — acima dos 21 anos, dificilmente existem restrições.
A única ocasião em que este requisito é eliminado é no caso de dores excessivas na região das costas e na dificuldade de mobilidade da paciente. Nesta situação, o caso é avaliado com mais profundidade e as devidas medidas são analisadas e tomadas para garantir a saúde da mulher.
Lembrando que a redução de mama é realizada principalmente de acordo com a dimensão do tórax e tamanho dos seios. A paciente participa de todo processo e também denomina um número que seja adequado para seu conforto.
Após estas definições, tudo é analisado e conversado até o prosseguimento para mesa de cirurgia.
Como a mamoplastia de redução é feita?
A redução é realizada com uma incisão que ajuda a remover parte do tecido mamário, pele e gordura da região. Posteriormente, há um trabalho de remodelação por parte do cirurgião plástico que garante o resultado estético almejado.
A complexidade varia de acordo com o tamanho da redução e de cada caso em especial. Normalmente a cirurgia dura até 3 horas e é realizada sob anestesia geral.
Normalmente, há necessidade de internação por um período de 24 horas após a cirurgia para observação.
Quais são os requisitos para se submeter à cirurgia?
Além do completo desenvolvimento das mamas, é preciso estar com a saúde em dia antes de se submeter ao procedimento.
O cirurgião solicita uma bateria de exames no pré-operatório que devem ser realizados à risca. Há necessidade para uma análise sanguínea completa, além de exames de imagem e de uma possível coleta de urina.
Eletrocardiograma também pode ser necessário e solicitado pelo médico. Sem ele, a avaliação cardíaca não acontece e impossibilita todo o prosseguimento.
Esses exames variam de acordo com cada médico e principalmente de acordo com cada caso. Entretanto, toda esta fase é considerada “padrão” e bem semelhante as mais variadas cirurgias que existem.
Não apresentando nenhum problema nos exames, a paciente está pronta e apta a passar pelo procedimento estético.
Lembrando que mulheres grávidas (ou após gravidez) não podem em hipótese alguma realizar a mamoplastia de redução. Quem possui diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas não possui indicação para realizar a cirurgia.
Este foi o nosso post de hoje sobre a redução de mama para quem está acima do peso! Ficou com alguma dúvida? Não deixe de comentar logo abaixo — estamos à disposição!
Crédito da imagem: pexels.com