Movimento, inovação e brasilidade convivem na Tocha Olímpica Rio 2016 apresentada nesta sexta-feira, em Brasília. O objeto busca refletir o encontro da tradicional chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro nos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul – a essência do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco.
A cerimônia, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, reiterou o compromisso de envolver a população com os Jogos e levar o espírito Olímpico a todo o país. As 83 cidades anunciadas indicam os destinos finais da chama Olímpica para cada dia do Revezamento. Também foi confirmado que a jornada da chama Olímpica no Brasil começará pela capital Brasília, onde chegará em data ainda a ser decidida, entre abril e maio de 2016. Ao todo, o Revezamento da Tocha Olímpica percorrerá cerca de 300 cidades de todos os estados do Brasil.
“Queremos mostrar ao mundo a química que, acreditamos, vai nascer do encontro da Chama Olímpica com o calor humano brasileiro. Seria impossível montar tal logística sem a colaboração dos governos e seus serviços públicos, como segurança, controle de tráfego e ordem pública, entre outros. Algumas cidades também organizarão celebrações para marcar o fim do Revezamento da Tocha Olímpica em cada dia”, explica o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
O desenho foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos que culminou na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico. A comissão elegeu por unanimidade a agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, fundado há 21 anos por Gustavo Chelles e Romy Hayashi. Depois de selecionado, o projeto vencedor foi refinado em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016.
“Para criar o desenho da Tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no Espírito Olímpico, na natureza do nosso país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.
O site oficial da Tocha Olímpica é www.rio2016.com/tochaolimpica. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=aU_HzEFJN74 e assista ao filme oficial do lançamento da Tocha Olímpica.
DESIGN DA TOCHA
- O espírito Olímpico está simbolizado na malha triangular da textura da Tocha, aludindo aos três Valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito, e no efeito de flutuação dos seus segmentos, que traduzem o esforço dos atletas.
- Em um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, esses segmentos se movimentam, se abrindo e se projetando para cima, preparando a Tocha para o beijo – o momento em que a chama Olímpica é transmitida de um condutor da tocha para outro.
- Ao se abrirem, os segmentos revelam elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil e também presentes na linguagem visual dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
- ESPECIFIDADES DA TOCHA
- Serão cerca de 12.000 condutores da tocha, que carregarão a chama Olímpica por cerca de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, entre 90 e 100 dias.
- Cada Tocha – produzida com alumínio reciclado e resina, e acabamento acetinado – pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta.
- Materiais mais leves e um desenho que induz a pega mais próxima ao centro de gravidade do modelo foram adotados para tornar a experiência de cada um dos 12,000 condutores da tocha a melhor possível.
- Ao longo dos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os Patrocinadores Oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, anunciarão suas campanhas públicas para selecionar os privilegiados condutores da Tocha Olímpica.
REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA
- O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco, vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade.
- Serão em torno de 12.000 condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10.000 milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.
- O Revezamento da Tocha Olímpica se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.
- Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
- A lista completa das cidades da rota será revelada no início do ano que vem.
- O comboio do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 deverá visitar 500 cidades (cerca de 300 receberão o Revezamento da Tocha Olímpica e outras 200 saudarão a passagem do comboio com a chama exposta).
- Com a soma da população desses municípios, o encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar em torno de 90% da população do país nos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
LISTA DAS CIDADES ANUNCIADAS HOJE:
- A lista baixo indica a ordem das cidades, mas não necessariamente a ordem do Revezamento da Tocha, já que outras cidades serão incluídas no roteiro.
No Cidade 1 Brasília 2 Anápolis 3 Goiânia 4 Caldas Novas 5 Uberlândia 6 Patos de Minas 7 Montes Claros 8 Curvelo 9 Governador Valadares 10 Itabira 11 Belo Horizonte 12 Juiz de Fora 13 Cachoeiro de Itapemirim 14 Vitória 15 São Mateus 16 Porto Seguro 17 Vitória da Conquista 18 Ilhéus 19 Valença 20 Salvador 21 Senhor do Bonfim 22 Petrolina 23 Paulo Afonso 24 Aracaju 25 Maceió 26 Caruaru 27 Recife 28 Campina Grande 29 João Pessoa 30 Natal 31 Mossoró 32 Fortaleza 33 Sobral 34 Parnaíba 35 Teresina 36 Imperatriz 37 Palmas 38 São Luís 39 Belém 40 Macapá 41 Santarém 42 Boa Vista 43 Manaus 44 Rio Branco 45 Porto Velho 46 Cuiabá 47 Campo Grande 48 Dourados 49 Presidente Prudente 50 Londrina 51 Cascavel 52 Foz Do Iguaçu 53 Pato Branco 54 Passo Fundo 55 Santa Maria 56 Pelotas 57 Porto Alegre 58 Caxias do Sul 59 Criciúma 60 Florianópolis 61 Blumenau 62 Joinville 63 Curitiba 64 Ponta Grossa 65 Itapetininga 66 Bauru 67 Ribeirão Preto 68 Franca 69 Campinas 70 Osasco 71 São Bernardo 72 São Paulo 73 Santos 74 São José dos Campos 75 Angra dos Reis 76 Volta Redonda 77 Petrópolis 78 Nova Friburgo 79 Macaé 80 Cabo Frio 81 Niterói 82 Nova Iguaçu 83 Rio de Janeiro Membros Comissão Julgadora
Carlos Arthur Nuzman – Presidente do Comitê Organizador Rio 2016
Leonardo Gryner – Vice-Diretor Geral do Comitê Organizador Rio 2016
Beth Lula – Diretora de Marca do Comitê Organizador Rio 2016
Leonardo Caetano – Diretor de Cerimônias do Comitê Organizador Rio 2016
Marisa Ferrari – Assessora Técnica da Assessoria Extraordinária de Coordenação dos Grandes Eventos Esportivos do Governo Federal
Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro – Diretor-Geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) do Governo Estadual
Washington Fajardo – Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) do Governo Municipal
Patrick Stalder – Chefe do Escritório Rio 2016 do Comitê Olímpico Internacional
Ana Bacellar – Diretora de Marketing do Comitê Paralímpico Brasileiro
Fred Gelli – Tátil Design
Robert Bauer – Responsável pelo Estúdio de Design da Nissan do Brasil
Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.