Rio 2016 apresenta Tocha Olímpica com movimento, inovação e brasilidade

TochaOlimpicaMovimento, inovação e brasilidade convivem na Tocha Olímpica Rio 2016 apresentada nesta sexta-feira, em Brasília. O objeto busca refletir o encontro da tradicional chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro nos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul – a essência do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco.

A cerimônia, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, reiterou o compromisso de envolver a população com os Jogos e levar o espírito Olímpico a todo o país. As 83 cidades anunciadas indicam os destinos finais da chama Olímpica para cada dia do Revezamento. Também foi confirmado que a jornada da chama Olímpica no Brasil começará pela capital Brasília, onde chegará em data ainda a ser decidida, entre abril e maio de 2016. Ao todo, o Revezamento da Tocha Olímpica percorrerá cerca de 300 cidades de todos os estados do Brasil.

“Queremos mostrar ao mundo a química que, acreditamos, vai nascer do encontro da Chama Olímpica com o calor humano brasileiro. Seria impossível montar tal logística sem a colaboração dos governos e seus serviços públicos, como segurança, controle de tráfego e ordem pública, entre outros. Algumas cidades também organizarão celebrações para marcar o fim do Revezamento da Tocha Olímpica em cada dia”, explica o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

O desenho foi o resultado de um processo de seleção nacional com 76 inscritos que culminou na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico. A comissão elegeu por unanimidade a agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, fundado há 21 anos por Gustavo Chelles e Romy Hayashi. Depois de selecionado, o projeto vencedor foi refinado em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016.

“Para criar o desenho da Tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no Espírito Olímpico, na natureza do nosso país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.

O site oficial da Tocha Olímpica é www.rio2016.com/tochaolimpica. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=aU_HzEFJN74 e assista ao filme oficial do lançamento da Tocha Olímpica.

DESIGN DA TOCHA

  • O espírito Olímpico está simbolizado na malha triangular da textura da Tocha, aludindo aos três Valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito, e no efeito de flutuação dos seus segmentos, que traduzem o esforço dos atletas.
  • Em um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, esses segmentos se movimentam, se abrindo e se projetando para cima, preparando a Tocha para o beijo – o momento em que a chama Olímpica é transmitida de um condutor da tocha para outro.
  • Ao se abrirem, os segmentos revelam elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil e também presentes na linguagem visual dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
  • ESPECIFIDADES DA TOCHA
    • Serão cerca de 12.000 condutores da tocha, que carregarão a chama Olímpica por cerca de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, entre 90 e 100 dias.
    • Cada Tocha – produzida com alumínio reciclado e resina, e acabamento acetinado – pesa entre 1kg e 1,5kg, medindo 63,5cm quando fechada e 69cm de altura quando aberta.
    • Materiais mais leves e um desenho que induz a pega mais próxima ao centro de gravidade do modelo foram adotados para tornar a experiência de cada um dos 12,000 condutores da tocha a melhor possível.
    • Ao longo dos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os Patrocinadores Oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, anunciarão suas campanhas públicas para selecionar os privilegiados condutores da Tocha Olímpica.

    REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA

    • O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco, vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade.
    • Serão em torno de 12.000 condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10.000 milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.
    • O Revezamento da Tocha Olímpica se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.
    • Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
    • A lista completa das cidades da rota será revelada no início do ano que vem.
    • O comboio do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 deverá visitar 500 cidades (cerca de 300 receberão o Revezamento da Tocha Olímpica e outras 200 saudarão a passagem do comboio com a chama exposta).
    • Com a soma da população desses municípios, o encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar em torno de 90% da população do país nos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

    LISTA DAS CIDADES ANUNCIADAS HOJE:

    • A lista baixo indica a ordem das cidades, mas não necessariamente a ordem do Revezamento da Tocha, já que outras cidades serão incluídas no roteiro.
    No Cidade
    1 Brasília
    2 Anápolis
    3 Goiânia
    4 Caldas Novas
    5 Uberlândia
    6 Patos de Minas
    7 Montes Claros
    8 Curvelo
    9 Governador Valadares
    10 Itabira
    11 Belo Horizonte
    12 Juiz de Fora
    13 Cachoeiro de Itapemirim
    14 Vitória
    15 São Mateus
    16 Porto Seguro
    17 Vitória da Conquista
    18 Ilhéus
    19 Valença
    20 Salvador
    21 Senhor do Bonfim
    22 Petrolina
    23 Paulo Afonso
    24 Aracaju
    25 Maceió
    26 Caruaru
    27 Recife
    28 Campina Grande
    29 João Pessoa
    30 Natal
    31 Mossoró
    32 Fortaleza
    33 Sobral
    34 Parnaíba
    35 Teresina
    36 Imperatriz
    37 Palmas
    38 São Luís
    39 Belém
    40 Macapá
    41 Santarém
    42 Boa Vista
    43 Manaus
    44 Rio Branco
    45 Porto Velho
    46 Cuiabá
    47 Campo Grande
    48 Dourados
    49 Presidente Prudente
    50 Londrina
    51 Cascavel
    52 Foz Do Iguaçu
    53 Pato Branco
    54 Passo Fundo
    55 Santa Maria
    56 Pelotas
    57 Porto Alegre
    58 Caxias do Sul
    59 Criciúma
    60 Florianópolis
    61 Blumenau
    62 Joinville
    63 Curitiba
    64 Ponta Grossa
    65 Itapetininga
    66 Bauru
    67 Ribeirão Preto
    68 Franca
    69 Campinas
    70 Osasco
    71 São Bernardo
    72 São Paulo
    73 Santos
    74 São José dos Campos
    75 Angra dos Reis
    76 Volta Redonda
    77 Petrópolis
    78 Nova Friburgo
    79 Macaé
    80 Cabo Frio
    81 Niterói
    82 Nova Iguaçu
    83 Rio de Janeiro

    Membros Comissão Julgadora

    Carlos Arthur Nuzman – Presidente do Comitê Organizador Rio 2016

    Leonardo Gryner – Vice-Diretor Geral do Comitê Organizador Rio 2016

    Beth Lula – Diretora de Marca do Comitê Organizador Rio 2016

    Leonardo Caetano – Diretor de Cerimônias do Comitê Organizador Rio 2016

    Marisa Ferrari – Assessora Técnica da Assessoria Extraordinária de Coordenação dos Grandes Eventos Esportivos do Governo Federal

    Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro – Diretor-Geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) do Governo Estadual

    Washington Fajardo – Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) do Governo Municipal

    Patrick Stalder – Chefe do Escritório Rio 2016 do Comitê Olímpico Internacional

    Ana Bacellar – Diretora de Marketing do Comitê Paralímpico Brasileiro

    Fred Gelli – Tátil Design

    Robert Bauer – Responsável pelo Estúdio de Design da Nissan do Brasil

    Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

    O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*