Rock in Rio anuncia shows de abertura do Palco Sunset

Apresentações inéditas abrem todas as noites de shows do palco de encontros do Rock in Rio

O palco dos encontros do Rock in Rio, o Sunset, dirigido por Zé Ricardo, fechou os shows de abertura de todas as noites do festival, em setembro. A primeira banda do primeiro dia (15) será SG Lewis. No dia seguinte, 16, haverá a homenagem a João Donato, com Emanuelle Araujo, Mariana Aydar, Tiê e Lucy Alves – única abertura anunciada pela organização do evento até então. No domingo, 17, a música portuguesa invade o palco, com HMB, Virgul e Carlão. O encontro entre Ana Cañas e Hyldon será o show de abertura do dia 21 de setembro. No dia 22, estão confirmados Sinara e Mateus Aleluia como a primeira atração do palco. Quabales, Margareth Menezes e Digital Dubs se apresentam no sábado, dia 23; e Ego Kill Tallent é quem abre o Sunset no último dia desta edição do evento, 24.

SG Lewis, a primeira banda do primeiro dia
A banda britânica de soul eletrônico SG Lewis traz em sua bagagem elementos da música negra, como o jazz, o hip hop e o blues. Esta é uma grande aposta do festival em lançar um nome internacional que vem ganhando cada vez mais espaço na cena musical. SG Lewis terá um convidado ainda a ser apresentado.

Música portuguesa na abertura do dia 17
A organização do Rock in Rio anuncia a música portuguesa abrindo o Palco Sunset no dia 17 de setembro, mesma data que Nile Rodgers encerra o palco. A banda HMB, o cantor Virgul e o rapper Carlão são as atrações e fazem um encontro totalmente inesperado para o público.

A portuguesa HMB tem seu som totalmente focado no soul e groove e vem despontando nas paradas, especialmente após lançar a música “O amor é assim”, uma parceria com a reconhecida fadista Carminho. O hit está entre os maiores sucessos do HMB e ganhou destaque nas paradas nos últimos tempos. Eles se apresentarão ao lado do cantor Virgul, também português, vocalista da extinta Daweasel, uma das mais importantes bandas da história da música em Portugal. Com novo trabalho nas ruas, misturando soul, hip hop e kuduro, Virgul entrará neste show adicionando ainda mais batidas ao trabalho do HMB. Para completar este pacote, chega o rapper Carlão, também integrante da Daweasel, e que após a quebra da banda nunca mais tocou ao lado de Virgul. Uma oportunidade ímpar para os fãs portugueses e ainda para os brasileiros que conhecerão talentos incríveis da música da “terrinha”, como eles mesmos dizem.

Encontro entre Ana Cañas e Hildon no dia 21
O Palco Sunset abre o dia 21 de setembro com um encontro entre Ana Cañas e Hyldon. Dona da voz feminina na famosa canção “Pra Você Guardei o Amor”, gravada com Nando Reis, a cantora e instrumentista, que vem desenvolvendo um trabalho na música brasileira há bastante tempo, tem no mestre Hyldon uma de suas grandes influências na carreira, que aliás inspirou grandes nomes de diferentes estilos da cena brasileira, como Jota Quest.

Ao lado de Tim Maia e Cassiano, Hyldon foi responsável pela trilogia da soul music brasileira e teve papel fundamental em grandes sucessos, como “Na Rua Na Chuva Na Fazenda”, composta por ele.

Para Zé Ricardo, diretor artístico do Palco Sunset, neste show o público verá um encontro que misturará o soul de Hyldon com o folk de Ana Cañas, mas sem dúvida com toda a jovialidade compartilhada pelo som de ambos. “O Hyldon é uma inspiração para o mundo da música. Nunca parou de compor, de tocar. Segue fazendo seu trabalho com muita verdade, com muita forma. Sua participação com a Ana está dentro do conceito de trazer um mestre junto com um artista. Será uma a apresentação sem dúvida inspiradora”, afirma.

Sinara, banda formada por filhos e netos de Gil, fará apresentação com Matheus Aleluia
O encontro da jovem banda Sinara com Matheus Aleluia no Palco Sunset será no dia 22 de setembro. Essa mistura levará para o público um paralelo entre os novos nomes da música brasileira, caso da Sinara, formada por filhos e netos de Gilberto Gil, e do consagrado Matheus Aleluia, baiano reverenciado por novos compositores.

Para Zé Ricardo, é sempre muito importante endossar artistas que estão despontando e que mostram uma música com consistência e de relevância para o cenário brasileiro. “São bandas que daqui alguns anos estarão grandes e sólidas. Artistas muito bons e que merecem este espaço, como foi o caso da Donika, da Tulipa Ruiz e do próprio Emicida, que este ano está de volta ao Sunset em um encontro que fechará o palco”, lembra o diretor artístico.

Bahia invade a abertura do Sunset no dia 23
Um encontro diferente de qualquer outro já visto no Palco Sunset do Rock in Rio levará, no dia 23 de setembro, as batidas marcadas do projeto Quabales, desenvolvido por um dos líderes do grupo STOMP, para se encontrar com a voz de trovão de Margareth Menezes. Ritmo, música e dança estarão bem juntinhos nessa abertura do palco.

O objetivo de Zé Ricardo, diretor artístico do Sunset, ao juntar Quabales e Margareth é dar ainda mais holofote a talentos do Brasil, que já se apresentaram em diversos lugares do mundo. “O roots da Margareth fará todo o sentido dessa junção. Ela chega para endossar o grupo e mostrar que temos muitos talentos incríveis em casa”, diz lembrando que Quabales tem apoio de Ivete Sangalo e que Daniela Mercury participa de seu clipe.

Ego Kill Tallent abre último dia de Sunset
A organização do Rock in Rio anuncia a banda Ego Kill Talent para abrir o último dia de Palco Sunset, em 24 de setembro. Os brasileiros, que vêm despontando no cenário internacional, trazem em seu rock pesado chegando ao heavy metal um som moderno de muita qualidade. Eles se apresentam no mesmo dia em que Sepultura fecha a noite do palco.

“É uma banda surpreendente pelo crescimento e maturidade que vem atingindo rapidamente. Poderiam estar em qualquer lugar do mundo e, aqui no Brasil, têm reconhecimento de grandes nomes, como Andreas Kisser, do Sepultura, e de Dinho Ouro Preto, do Capital”, conta Zé Ricardo.

Sobre os artistas:

SG Lewis
O inglês  SG Lewis é produtor, compositor e DJ com uma atmosfera próxima da música dançante e eletrônica.  Ele tocou em diversas bandas antes de começar a brincar com remix de faixas. Influenciado pelo pop introspectivo de Bon Iver e James Blake, Lewis começou a postar suas músicas online. Não demorou muito para construir uma leal base de fãs e ser chamado para tocar como DJ residente no boate London’s Chibuku Club. E em 2014, seu remix da canção “You & I (forever)” chamou a atenção da gravadora PMR Records que o contratou. No ano seguinte, ele lançou seu primeiro álbum “Shivers” e em 2016 já engatou seu segundo álbum, “Yours”.

HMB
HMB nasce da soul music, que é a mistura da energia do gospel com as melodias do rhythm and blues. Desde as raízes gospel do vocalista, Héber Marques, passando pelo jazz e hip-hop do guitarrista, Fred Martinho, ou pelo pelas melodias R&B do tecladista, Daniel Lima, o soul está lá. Em 2012, lançaram o seu primeiro álbum, o “HMB”, um disco que fala do amor e da complexidade dos relacionamentos, e nos pretende despertar para as causas sociais e a convivência em sociedade. A canção escolhida para apresentação foi “DIA D”. Em 2014, chegou o segundo álbum dos HMB, intitulado “Sente”, com uma pegada mais dançante e com o single “Feeling”. O terceiro álbum veio em 2016, intitulado de “O amor é assim”.

Virgul
Artista, músico, MC, cantor e intérprete português, Virgul participou dos grupos “Da Weasel” e “NuSoulFamily”, de hip-hop, mas se dedicou à carreira solo e já tem um álbum solo no seu currículo. “I Need This Girl” é uma das músicas de maior sucesso do ano de 2016 em Portugal. Virgul introduz em suas músicas um pouco de ragga e elementos africanos. Em 2016, fez seu show solo pela primeira vez no famoso festival de Portugal, Sudoeste de 2000, no mesmo palco onde Wiz Khalifa também se apresentou.

Carlão
Carlos Nobre, ou Carlão, está há mais de 20 anos ligado à música pois fazia parte do grupo “Da Weasel”. Na época, o rapper assinava como Pacman. Após sair da banda, criou o projeto solo Algodão e integrou o trio 5-30 para então lançar seu primeiro álbum solo em 2015. O nome do trabalho é “Quarenta”, remetendo à idade que o cantor completava naquele ano. O disco é de hip hop e além de abordar temas como experiências amorosas e relações, é também um documento de preocupações sociais do músico nesta idade adulta. Além de rapper, o vocalista é escritor. Em outubro de 2008, ele editou o livro Um Outro Amor, Diário de uma Vida Singular com as crónicas que foi escrevendo ao longo de algum tempo para a revista Domingo, do jornal Correio da Manhã.

Ana Cañas
Ana Cañas lançou seu primeiro álbum “Amor e Caos” em 2007, com influências de jazz e MPB. O toque rock veio no seu segundo álbum “Hein?”, que contou com a participação de Gilberto Gil e Arnaldo Antunes. Nesse disco está o maior sucesso de Ana até agora, o hit “Esconderijo”, que integrou a trilha sonora da novela “Viver a Vida”. Nando Reis foi um dos artistas que se encantou pela artista e fez um dueto com ela na canção “Pra Você Guardei o Amor”, tema de novela e sucesso no Youtube, com mais de 30 milhões de views. Seu terceiro disco, “Volta”, foi  lançado em 2012 e gravado inteiramente ao vivo. O trabalho mais recente da artista é o disco “Tô na Vida”, lançado em 2015, o quarto da carreira de Ana e considerado pela crítica como o melhor da cantora.

Hyldon
Hyldon é um dos grandes representantes da MPB e seu mais recente álbum “As Coisas Simples da Vida” foi eleito em 2016 um dos 25 melhores álbuns nacionais de 2016 pela revista Rolling Stone. Sua popularidade foi muito grande nos anos 70 por conta de seu maior e também primeiro álbum de sucesso, “Na Rua, na Chuva, na Fazenda (Casinha de Sapê)”. Em 2000 passou a fazer lançamentos independentes com seu próprio selo. O álbum seguinte, “Soul Brasileiro”, de 2009, tem participações de Carlinhos Brown, Chico Buarque, Zeca Baleiro e Frejat, entre outros artistas. No ano seguinte, Hyldon gravou seu primeiro CD e DVD ao vivo com uma série de shows comemorando seus 35 anos de carreira com participações de diversos artistas, misturando a nova e a velha geração da música negra brasileira.

Sinara
Com pouco mais de dois anos de carreira, a banda Sinara, formada por netos e filho de Gilberto Gil, é reconhecida pela sua miscigenação de sons onde é possível ouvir na sua música influências do reggae, rock, MPB e até do maracatu. Com a sua primeira grande apresentação ocorrendo no Rock in Rio 2017, os cinco jovens integrantes da banda se dividem entre vocal, baixo, bateria e guitarras. O vocal fica por conta do compositor e cantor Luthuli Ayodele, o baixo é de Magno Brito e na bateria está José Gil. Nas guitarras estão Francisco e João Gil.

A carreira do grupo começou com o lançamento do EP “Sol”, constituído, em sua maioria, de músicas com assinatura da banda e outras já conhecidas, como “Boa Sorte”, de Vanessa da Mata, “Hoje eu quero sair só”, de Lenine, e “Querem meu Sangue”, de Nando Reis. A canção “Floresta”, do EP, rendeu um clipe para o currículo dos jovens e o hit foi escrito pelo vocalista Luthuli.  Este ano, a banda lançou o single “Sem Ar”, do seu próximo álbum, com uma pegada mais romântica, lançado pela gravadora Sony Music e disponível nas plataformas digitais.

Mateus Aleluia
Mateus Aleluia é baiano, de Cachoeiras, e o único membro remanescente do grupo “Os Tincoãs”. Morou na Angola por 20 anos e voltou para o Brasil em 2002. A maior inspiração de Mateus para trabalhar em sua arte é o estilo afro-indígena barroco do Brasil e suas músicas são repletas de elementos afro-indígenas, com uma musicalidade que exprime sincretismo. Tendo isso em vista, em 2010, lançou seu álbum individual chamado de “Cinco Sentidos”.

Além da sua música, Mateus faz um projeto chamado de Palestra Musical onde apresenta a cultura afro-barroca com enfoque na temática africana objetivando conscientizar sobre a história de um povo oriundo do continente africano e seu legado para o Brasil. Em 2017, lança seu segundo álbum solo, “Fogueira doce” que traz de volta a sua parceria com Carlinhos Brown.

Quabales
O Quabales é um projeto socioeducativo que incentiva, desde 2012, crianças e adolescentes de uma comunidade de Salvador a se dedicar à percussão, à teoria musical, ao violão, ao canto e ao break dance. O grupo reúne mais de 50 jovens do nordeste de Amaralina, em Salvador e usa materiais reciclados, latas de lixo e vassouras para fazer o som. Todo o trabalho é focado na inclusão social a partir da música e da dança.

O grupo foi fundado pelo artista baiano Marivaldo dos Santos, integrante do STOMP (companhia que se mantém em cartaz em Nova Iorque há mais de duas décadas ) e pelo professor Bira Monteiro.

Margareth Menezes
Antes de entrar no cenário musical, Margareth Menezes descobriu os palcos através do teatro e, em 1986, despontou no mundo da música com uma pequena turnê pelo interior da Bahia quando, depois de se apresentar ao lado de diversos artistas de renome, recebe o convite para se apresentar no VIII Festival de Música do Caribe. Quando volta ao Brasil, canta com Djalma Oliveira.

Em uma participação no seu single, “Divindade do Egito”, e em 1988, lança seu primeiro álbum, “Margareth Menezes” que lhe rendeu dois troféus Imprensa de Melhor Disco e Melhor Cantora.

Seu disco Ellegibô lança Margareth Menezes para o cenário internacional da música pois alcançou o topo da parada Billboard World Albums em 1990 nos Estados Unidos, onde vendeu mais de dez mil cópias. Tudo isso serviu como base para uma turnê mundial. Sua carreira se consolidou em um ano após o outro rendendo diversos álbuns para o currículo, além de sua independência artística, ou seja, Margareth passou a produzir sem gravadora, mas com o seu selo “Estrela do Mar” e em produção com Carlinhos Brown e Alê Siqueira. Margareth conquistou uma indicação ao Grammy e outra ao Grammy Latino e foi considerada pelo Los Angeles Times como a “Aretha Franklin brasileira”.

Ego Kill Talent
A banda Ego Kill Talent é formada por Theo van der Loo (Guitarra/ Baixo), Niper Boaventura (Guitarra/Baixo), Jonathan Correa (Vocal), Raphael Miranda (Bateria/Baixo) e Jean Dolabella (Bateria/Guitarra). Todos são músicos experientes de bandas como Diesel/Udora, Sepultura, Reação em Cadeia, Pulldown e Sayowa, e que agora formam a Ego Kill Talent. O nome traz uma reflexão acerca do ego que é um componente comum no universo artístico e seguindo essa linha de desconstrução do ego, todos os membros da banda cantam e compõem todas as músicas. Formada em 2014, em São Paulo, a banda gravou, no Family Mob Studios, o material que lançado em três álbuns: Sublimated (2016), Still Here (2016) e Ego Kill Talent (2017).

Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo. Criado em 1985 e com 32 anos de vida, é parte relevante da história da música mundial. O evento já soma 17 edições, 101 dias e 1.604 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 8,5 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock.

Nascido no Rio de Janeiro, o Rock in Rio conquistou não só o Brasil como, também, Portugal, Espanha e, em maio de 2015, chegou aos Estados Unidos da América, sempre com a ambição de levar todos os estilos de música aos mais variados públicos.

Muito mais que um evento de música, o Rock in Rio pauta-se também por ser um evento responsável e sustentável.  Em 2001, através do projeto social “Por um mundo melhor”, assumiu o compromisso de consciencializar as pessoas para o fato de que pequenas atitudes no dia-a-dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, o Rock in Rio recebeu a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, um reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações com vista à construção de um mundo melhor, como a criação de 182.500 empregos diretos e indiretos no total das 17 edições, e mais de R$ 71 milhões investidos em causas socioambientais e a construção de um legado positivo para as cidades onde o evento é realizado.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*