SOCORRO oferece o ano todo muito mais que as festejadas Luzes de Natal

Passadas as festas de fim de ano, as Luzes de Natal de Socorro vão diminuindo mas as atividades que a cidade oferece continuam crescendo, encantando e atraindo turistas das mais diversas idades, de todos os estilos e condições físicas.

Socorro foi fundada em agosto de 1829, e recebeu o nome definitivo em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Fica localizada a 110 km de Campinas e 132 km de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, e já está consagrada como um dos principais destinos paulistas para a prática de atividades de aventura e referência em acessibilidade.

Se você não foi ainda a Socorro, no último Natal, prepare-se para o próximo, vendo a foto à direita e lendo a reportagem Socorro (SP) inaugura mais uma edição de seu evento Luzes de Natal

As atividades de aventura e a estrutura hoteleira adaptada às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como, as ações em prol do turismo acessível promovidas pela cidade de Socorro (foto abaixo) renderam o posto de melhor destino turístico do estado de São Paulo na categoria Turismo Social, segundo a premiação Top Destinos Turísticos 2017, uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e do SKAL Internacional São Paulo.

Para garantir a livre mobilidade dos visitantes com deficiência física pelas ruas, a cidade possui sinalização tátil, elevadores, rampas e barras nos pontos turísticos, além de realizar ações de fiscalização nos estabelecimentos para garantir que todos tenham rampas de acesso dentro das normas de segurança.

Porém, o grande diferencial está no atendimento feito a essas pessoas, que faz da cidade o destino ideal para aqueles que procuram atividades para se aventurar entre amigos e família ou hospedagens para relaxar em meio à natureza.

Não faltam opções de atividades ao ar livre para aproveitar o ano todo, em Socorro (foto à direita). A programação pode ser intensa, graças à enorme oferta de hotéis, restaurantes, fazendas e empresas de turismo de aventura. A hotelaria da região oferece estrutura completa para receber hóspedes com deficiência ou mobilidade reduzida, com quartos adaptados e atividades especiais, e até mesmo de aventura, como passeios de charrete e de cavalo, tirolesa, arvorismo, rapel e rafting, passeios de bicicletas, triciclos e quadriciclos e passeios de barcos, pedalinhos e caiaques pelo lago.

E ainda compras, tours gastronômicos, rurais e culturais. Os mais aventureiros podem optar por praticar rafting no Rio do Peixe (foto à esquerda), boia cross, stand up paddle, canoagem, rapel, escaladas, arvorismo, mountain bike e down hill, fazer trekking em trilhas, grutas e cachoeiras, andar a cavalo em paisagens espetaculares, descer em tirolesas, realizar passeios ecológicos de bote, caving na Caverna do Quebra Corpo e visitar a Gruta do Anjo.

Ou ainda, andar de quadriciclo ou bike, ou se aventurar em caminhadas ou pescaria.

Crianças e adultos ainda podem explorar a natureza de Socorro em passeios de pedalinho, triciclo, charrete e bicicleta. É também na cidade que fica localizada uma das mais longas tirolesas do Brasil, com um quilômetro de extensão, cortando os estados de São Paulo e Minas Gerais.

As atividades são tão seguras que uma criança pequena pode praticar arvorismo na companhia de um guia, com muita tranquilidade (na foto à direita).

A tirolesa merece um capítulo à parte.

Os responsáveis pelo Parque dos Sonhos sonharam em adaptar esportes como rafting, boia-cross e rapel às pessoas com deficiência.

E criaram a “tirolesa do pânico”, inventando uma espécie de bolsa, para que os portadores de mobilidade reduzida pudessem usufruir. Mas hoje todos desfrutam dessa deliciosa brincadeira (veja na foto à direita como estou equipada para a atividade).

O Parque dos Sonhos foi o primeiro a receber a certificação da norma internacional ABNT de sistema de gestão da segurança aplicável no turismo de aventura.

A melhor opção para quem deseja conhecer diferentes pontos turísticos da cidade em um só dia é escolher um dos roteiros da empresa de turismo receptivo Reis Turismo (na foto à esquerda).

Todos os passeios são realizados em um Caminhão Safari, que oferece conforto e segurança para todos os passageiros.

São experiências históricas, rurais, culturais e ecológicas.

Dentre os passeios estão um city tour com paradas na antiga estação ferroviária; em casarões do fim do século XVIII, antigos palacetes dos barões do café e que hoje foram transformados em lojas e museus; na Igreja Matriz. Outra opção é uma degustação de queijos, pães caseiros e doces, com opção de andar a cavalo, visitação à cachaçaria orgânica Alambique, onde é explicado o processo de produção da cachaça, com degustação de produtos, ida ao Mirante do Cristo, com vista panorâmica espetacular de Socorro Ou ainda, um dia em uma fazenda para conhecer sobre o processo de cultivo do café e provar um verdadeiro café da tarde caipira.

Se você tiver mais tempo, para se ambientar, no primeiro dia pode embarcar na Kombi da agência Roda Socorro para um roteiro temático ou um city tour, que contempla visitas ao Mirante do Cristo, de onde se tem uma vista incrível da região, à fonte de Pompeia, com suas águas hidrotermais mineralizadas, ao Centro Histórico, onde há casarões antigos e a primeira ponte de concreto do Estado, e à Maria Fumaça, que é patrimônio cultural da cidade e transitou até meados dos anos 60. E nos dias seguintes é só curtir as opções de aventura.

Para quem aprecia o Turismo Rural, há várias opções:

A primeira delas é um tour pela Fazenda 7 Senhoras (na foto à esquerda) onde é possível conhecer a plantação, o terreiro e o galpão de beneficiamento do café especial de origem e ainda fazer uma degustação. É uma oportunidade única para conhecer os processos de moagem e torra e também aprender a diferenciar os diferentes tipos da bebida e suas peculiaridades.

Na mesma linha, a agência Mundaka leva os turistas a uma viagem no tempo, direto para o ano 1880. Trata-se de uma visita histórica pela Fazenda Fartura (na foto à direita) – que já foi uma das maiores produtoras de café do Estado de São Paulo -, guiada por seus herdeiros, que contarão como viviam os proprietários e escravos na época e como era a produção.

Lá ainda hoje dá para ver um conjunto de edificações que inclui a casa-sede, as casas dos antigos colonos, o galpão onde ficava a máquina de beneficiamento, a casa de máquinas, os silos, a capela, o moinho e os espaços para os animais que ali habitavam, como carneiros, porcos e vacas.


Em Socorro, até o pet tem vez de se divertir junto com seus donos

As agências PróximAventura e Rios de Aventura oferecem o Rafting Dog, no famoso Rio do Peixe, feito em botes infláveis que comportam até cinco pessoas, um pet e o condutor. O grupo passa por cerca de oito corredeiras durante uma hora e no divertido percurso dá para avistar muitos pássaros e até capivaras. Já no SUP Dog da agência D’Pé Na Prancha, o pet vai ao lado do dono por um trajeto de 900 metros em águas calmas até a cachoeira central do Rio do Peixe. A duração é de aproximadamente uma hora e 20 minutos. Por fim, com a agência Mundaka, você pode conduzir a prancha pelas águas calmas de um lago com o seu cão, que participa da aventura com total segurança. Cachorros também podem fazer companhia aos donos em caminhadas pela mata, como a Trilha de São Francisco, no Parque de Aventura Monjolinho, e a Trilha das Cachoeiras, oferecida pela Mundaka.

No inverno, Socorro é o destino ideal para renovar o guarda-roupa pois é conhecido como um dos maiores polos fabricantes de malhas do Estado de São Paulo. Os turistas contam com a variedade de mais de 400 malharias espalhadas pela região, além da Feira Permanente de Malhas, um dos centros comerciais mais tradicionais de Socorro, oportunidade perfeita para quem busca variedade, com artigos femininos e masculinos, moda infantil e plus size, além de qualidade e, é claro, preços convidativos.

O local conta ainda com infraestrutura completa para receber os turistas, com lanchonete, playground, estacionamento, acesso especial a pessoas com mobilidade reduzida e Wi-Fi gratuito.

Observe, na foto acima, que os lustres da iluminação são feitos de garrafas Pet.

Oito cachoeiras imperdíveis para visitar em Socorro:

A natureza exuberante que rodeia Socorro é, sem dúvida, um dos principais atrativos da estância hidromineral e atrai os turistas que curtem um bom banho de cachoeira. É só escolher uma e curtir um dia refrescante. Confira abaixo oito opções.

Cachoeira dos Sonhos  

A cachoeira com praia (na foto à esquerda) é uma das atrações do Hotel Fazenda Parque dos Sonhos.

Além de ser próprio para banho, o lugar, de beleza extraordinária, é ótimo para tirar fotos.

E não só os hóspedes podem apreciá-la.

Quando for à cachoeira, não deixe de alimentar os animais que esperam ansiosamente pelos turistas.

Você pode escolher entre lhamas, búfalos, avestruzes, pôneis e muitas aves. Observe que a lhama tem olhos de cor diferentes.
    

Cachoeira do Parque Monjolinho

Quem visita o Parque de Aventura Monjolinho, localizado no Caminho Turístico Rio do Peixe, para praticar atividades como rafting, stand up paddle e boia cross, não pode deixar de se refrescar na cachoeira central do local, ideal para um mergulho nos dias quentes. Para saber mais, acesse Parque Monjolinho.

Trilha das Cachoeiras

O trekking, criado pela Mundaka Aventura, ocorre nas margens do ribeirão do Gamelão, afluente do Rio do Peixe, onde se avista diferentes espécies de aves e macacos. São dois quilômetros de caminhada, com paradas em cachoeiras como a da Prainha e da Toca, com fluxo de queda d’água leve, próprias para banho. O passeio dura aproximadamente uma hora e meia. Crianças a partir de 6 anos podem participar. Mais informações em Trilha das Cachoeiras.

Trilha da Mantiqueira

Outra opção de trekking com parada em cachoeira, também da Mundaka Aventura, é a Trilha da Mantiqueira. A caminhada acontece em meio a Mata Atlântica, nas margens das corredeiras do Rio do Peixe, onde se encontra um visual raro, preservado e repleto de belezas, com líquens vermelhos, bromélias, orquídeas, samambaias e muitas árvores nativas. São aproximadamente duas horas de passeio, com parada em uma cachoeira apropriada para banho. Crianças a partir de 8 anos podem participar.

Cachoeira do Saltinho

Uma das mais imponentes da região, a Cachoeira do Saltinho é preservada pelo Hotel Recanto da Cachoeira. Não é possível entrar na água, devido às fortes correntezas, mas observar a natureza ao seu redor, a diversidade da flora e escutar o barulho das águas certamente renova a energia daqueles que a visitam.

Cachoeira 2 Quedas

A Rios de Aventura oferece um roteiro que mescla aventura com contemplação da natureza. Os turistas podem alugar um quadriciclo e andar por um percurso em estrada de terra até chegar à Cachoeira 2 Quedas (na foto à direita), com a possibilidade de entrar na água, dependendo do fluxo no dia escolhido. O passeio dura uma hora e meia. É preciso ter 16 anos ou mais para dirigir o veículo e no mínimo 7 anos para andar na garupa. Detalhes e preços em  Cachoeira 2 Quedas.

Trilha com Cachoeiras

Esta trilha da empresa PróximAventura oferece contato direto com a natureza de Socorro através de um passeio por diversas cachoeiras do destino, todas próprias para banho. Aproveite para relaxar embaixo das quedas d’água e ganhar uma massagem natural revigorante. O passeio dura em média uma hora e meia.

Cachoeiras do Ecco Park

O complexo ecológico Ecco Park conta com diferentes trilhas em mata nativa com direção a cachoeiras de nascentes. O Roda Socorro criou um roteiro especial para conhecê-las. Saiba mais em Roda Socorro


Socorro não acontece só de dia. À noite tem muito agito. Conheça algumas opções:

Quem deseja ficar apenas na cervejinha, é fascinante dar uma passada na cervejaria Quinta do Malte, (na foto à abaixo) que produz versões artesanais de alta qualidade dos tipos Pilsen puro malte, IPA (Indian Pale Ale), Orange Wheat Ale, Amber Lager, Hop Lager, Weiss Beer, Irish Red Ale e American Pale Ale.

Dá para ver de pertinho o processo de fabricação e ainda fazer compras no empório.

Ou, ainda, conhecer as cervejas artesanais da EcoBier (na foto à direita).

Nem à noite o agito cessa.  Socorro é o destino perfeito para quem busca dias agradáveis em contato com a natureza da Serra da Mantiqueira. Mas o que muitos turistas não sabem é que a vida noturna na estância turística é tão agitada quanto as manhãs e tardes cheias de aventura. São diversas as opções de barzinhos, restaurantes com gastronomia nacional e internacional e até mesmo a típica feira de interior.

As famílias podem passear pela feira noturna na Estação Socorro. A feira noturna acontece todas as quartas-feiras e nela é possível comprar diretamente dos fabricantes, delícias como tapiocas, pamonhas, bolos e panquecas. Enquanto isso, as crianças divertem-se nos brinquedos infláveis. E frequentemente há shows musicais.

Para quem curte gastronomia, vale a pena conhecer o Restaurante Sabores do Currupira, dentro do Horto Municipal, (nas fotos à esquerda e à direita)que produz de forma artesanal bolachinhas, vinagre, licores e pimentas.

Irene capricha nas geleias de café ou de pétalas de rosas, nos bolos de beterraba com laranja ou gengibre, e no doce de leite cremoso.

Os ingredientes são da horta do sítio Santa Cruz de propriedade da família.

Se é culinária caipira que você procura, o Restaurante do Cowboy tem em seu menu a famosa costela no fogo de chão, um prato típico da região, servido em um ambiente country e descontraído. Todos os pratos quentes são preparados no fogão a lenha. Já o Restaurante do Nico, dentro do Grínberg’s Village Hotel, combina as tradições da rica gastronomia socorrense com clássicos internacionais. No local, é possível saborear a tradicional Leitoa Pururuca.

Para experiências mais gourmet, o Restaurante Pennynsula Dom Raul, localizado no Hotel Recanto da Cachoeira, oferece culinária mediterrânea, em um ambiente que lembra um castelo medieval. É nele que o visitante pode provar a mais famosa paella do Circuito das Águas, acompanhada por um vinho da seleta carta do chef. Já uma excelente opção para quem aprecia a gastronomia italiana é o Ristorante D’Napoli, na entrada da cidade, que tem como diferencial os risotos e as massas artesanais. Também contam com mais de 30 rótulos de vinhos de 10 países diferentes.

E para um happy hour entre amigos, o Temple Burger serve hambúrgueres, com opções de carne, frango e vegetariano, sendo o de costela a especialidade. O Chope da região e as cervejas artesanais e importadas são ótimos para brindes. Há também o Hai Petiscaria & Temakeria, especializado em comida japonesa.

A noite pode terminar no Lubeck Bar & Restaurante, pub animado, com ambiente moderno, que vende as cervejas e os chopes artesanais.

Deixe espaço para o café e a sobremesa que pode ser saborear um sorvete na Sorveteria do Ademar, já na terceira geração com sorvetes de frutas da estação, como amora, jabuticaba e pitaia.

Ademar Verzani, o proprietário (na foto à esquerda) adora tirar fotos com as celebridades e é fã declarado de Roberto Carlos.

Se você quiser só um café torrado na hora, com uma aula sobre os diversos tipos de café produzidos em Socorro, acompanhada de uma verdadeira experiência prática com o proprietário, vá ao Doce Arte Café (na foto à direita).

Ele vai preparar o café escolhido na sua frente e você já vai se deliciar só com o aroma da preparação.

Para uma saborosa sobremesa ou até para um café da manhã, vá à London Cafeteria que oferece um waffle com recheio de nutella e morango, ou doce de leite acompanhado de frapê (na foto à esquerda).

Depois de tanta novidade, se você pensa que já falei tudo sobre Socorro, você se enganou. Ainda tem muitas surpresas.

Socorro ainda se destaca pela observação de aves com 196 espécies registradas tais como, martim-pescador, pica-pau, canário-da-terra e seriema, dentre outros.

Socorro deixou um gostinho de quero mais. Assim, só para ter um pretexto para voltar a Socorro, deixei para a próxima vez ir ao Mirante da Pedra da Bela Vista para apreciar o Pôr do sol. É ou não um bom motivo, dentre tantos outros, para voltar a esta cidade tão cheia de atrativos, belezas naturais, contato com a natureza e atrações?

Hospedagem:

Há muitas opções de hotéis, pousadas de todas as categorias e preços. A estrutura hoteleira é adaptada às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

Eu me hospedei e recomendo a Pousada Recanto dos Manacás.

A proprietária Aline, recepciona você e lhe faz sentir em casa. A pousada é muito aconchegante. Possui jardins floridos, 2 piscinas ao ar livre, academia e cozinha de uso comum.

Para sua comodidade, o WiFi é gratuito.

A localização é privilegiada, pois fica a 50 metros da Cachoeira do Monjolinho e a 5 minutos de carro do Shopping Center Moda

Par a saber mais ou solicitar uma reserva, acesse: http://recantodosmanacas.com.br

Mais informações sobre a cidade podem ser obtidas em www.socorro.tur.br.

Sobre Socorro

Localizada na Serra da Mantiqueira, a 132 quilômetros de São Paulo, Socorro (SP) é uma estância turística com ampla infraestrutura para receber os mais variados viajantes: aqueles em busca de aventura e atividades ao ar livre, os que apreciam boa gastronomia e compras, casais, famílias com crianças, idosos e animais de estimação. Conhecida como “Cidade da Aventura”, é também referência em turismo acessível, tendo recebido vários prêmios.

Além de ter fácil acesso às principais rodovias do estado de São Paulo, o destino conta com opções de hospedagem, gastronomia e entretenimento para todos os gostos e bolsos.

EstanciadeSocorro.com.br @recantodosmanacas Ad Comunicação Sabores Do Currupira @ecobiersocorro Sítio Santa Cruz @sorveteriadoademar @hortoflorestalsocorro Doce Arte Café Cafetería London London Cafeteria @quintadomate Parque dos Sonhos @cachoeiradossonhos #socorrosp #helpcity #interiordesp #turismosocorro @reisturismo #socorro #cidadedesocorro #pousadarecantodosmanacás #AdComunicação #adcomunicacao @reisturismosocorro #adcomunicação @reisturismo  #saboresdocurrupira #ecobiersocorro #SítioSantaCruz #sorveteriadoademar #hortoflorestalsocorro #DoceArteCafé #CafeteríaLondon #LondonCafeteria #quintadomate #ParquedosSonhos #cachoeiradossonhos #reisturismo 

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 134 países e pisar em todos os continentes. Sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

16 comentarios

  1. Reportagem muito interessante, feita com carinho e sensibilidade, explica com detalhes os pontos turísticos, hospedagem, …. com certeza vou passar alguns dias em Socorro.
    Continue dando dicas, vale muito!

  2. Amei que os cadeirantes também podem sentir a adrenalina!! Demais!!

  3. Socorro
    Com certeza um lugar que me atraiu para conhecer

  4. Materia muito interessante , detalhada , com excelentes dicas para as férias . Obrigada por compartilhar.

  5. Reportagem maravilhosa ! Muitas dicas sobre os passeios. Não conhecia este lado fascinante da cidade : natureza exuberante , muitas opções de lazer, infraestrutura e a poucos kms da capital. Com certeza irei conhecê-la.

  6. Salvador Eugênio Giammusso Filho

    Ficou ótima a matéria, ainda mais vindo de uma Expert em viagens pelo mundo!!

  7. Além de todos estes atrativos turísticos, vocês precisam conhecer a hospitalidade do povo local, pessoas que tratam bem o turista. Sem dúvidas uma cidade apaixonante.

  8. Que bacana Dina Amei a matéria muito completa e detalhada . O lugar è maravilhoso gostaria muito de conhecer . Próximas férias talvez !!!
    Ótima sugestão parabéns pela matéria !!!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*