Realizada pelo IBOPE1 Inteligência, estudo mostrou que menos da metade das entrevistadas usam fotoprotetor nos seus filhos² todos ou quase todos os dias
O verão acabou, mas o sol continua sempre presente, inclusive nos dias nublados em que quase não é possível enxergá-lo. Para marcar o fim do verão, SUNDOWN®, a marca de amor e proteção de sol a sol, realizou uma pesquisa por meio do IBOPE Inteligência, para entender melhor os hábitos de uso de proteção solar das brasileiras e de seus filhos. Os resultados foram apresentados no dia 21 de março, em um evento promovido pela marca na Casa Maníoca, que contou com a presença da atriz e mãe Flávia Alessandra.
O levantamento online¹, feito com 1000 mulheres, de 25 a 60 anos de idade e de todas as regiões do Brasil, revelou que o uso do filtro solar ainda é bastante atrelado à realização de atividades em ambientes externos e propensos à exposição, como praia ou piscina: 35% das mulheres alegam aplicar filtro solar em seus filhos quando realizam esses tipos de atividade.
A maioria das mães (57%) ainda aplica protetor solar em seus filhos apenas de vez em quando. O número é ainda mais alarmante quando realizado o recorte da porcentagem de mães que aplicam protetor solar em seus filhos quando vão à escola: apenas 5%. “Brincar na terra, passear e realizar atividades externas são situações que favorecem, tanto na escola como em casa, a criação de hábitos como o de se proteger do sol diariamente. Os pais e educadores desempenham uma função muito importante na introdução dessa rotina, que terá reflexos na saúde a longo prazo. Criar momentos no dia a dia para inserir o hábito da proteção solar pode gerar situações de aprendizagem e interação bastante atraentes para as crianças”, alega a especialista Gisela Wajskop – acadêmica, educadora e grande defensora do brincar como conteúdo de ensino. Esta medida é muito importante já que, durante a rotina escolar, muitas brincadeiras e atividades acontecem ao ar livre.
A pesquisa também revelou que a maioria das entrevistadas é consciente dos impactos do sol na pele. “É necessário criar consciência para o fato de que o uso constante de proteção solar no dia a dia é essencial para prevenir doenças e danos a longo prazo, e o hábito deve começar na infância. A exposição solar é acumulativa e, antes mesmo dos 18 anos, é responsável por 50 a 80% dos danos à pele”, afirma a pediatra Dra. Sabrina Battistella. Quanto à exposição solar em ambientes urbanos, “precisamos descontruir o mito de que na cidade, realizando atividades do dia a dia, estamos isentos da necessidade de proteção solar”, completa a pediatra.
Já Patrícia Madeira, diretora de Meteorologia do Climatempo, acredita que “um pensamento comum, que não se revela verdadeiro, é a relação entre níveis de raio UV e temperatura. Estudos meteorológicos comprovam que o índice ultravioleta (IUV) não tem relação direta com a temperatura que medimos e sentimos na superfície da Terra. Outra ideia equivocada é de que o clima da cidade seja mais ‘ameno’, com índices menores de R-UV do que a região litorânea. O acompanhamento técnico das medidas de R-UV em algumas capitais demonstra que, no verão em São Paulo, por exemplo, as medidas de R-UV podem ser até superiores às de regiões litorâneas do Nordeste, como Recife e Fortaleza. Isto se deve à posição geográfica da cidade”.
Pensando na necessidade em oferecer produtos que melhor se adaptem ao uso diário do consumidor, SUNDOWN® oferece a linha Todo Dia: protetores disponíveis em dois filtros, 30 e 60, dois tamanhos, 130 e 220ml, e que trazem ao consumidor uma fragrância suave e uma textura leve, ideal para o uso no dia a dia. Além disso, a marca tem uma linha completa para as necessidades das famílias, sendo: protetor solar com FPS 15, 30, 50 e 60; Pós Sol; Pele Molhada FPS 15, 30 e 50; Facial Uso Diário FPS 30 e 50; Kids FPS 30 e 60; Color Uva FPS 30; Color Tutti-Frutti FPS 60; Spray Contínuo FPS 30 e 60; Gold Spray FPS 15 e 30; Todo Dia FPS 30 e 60.
Referências:
¹ Pesquisa Ibope Inteligência: Realizada entre os dias 17 e 22 de fevereiro de 2017, com 1000 mulheres, distribuídas entre todas as regiões do Brasil. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais.
² Filhos até 18 anos.
Sobre SUNDOWN®
SUNDOWN®, líder de mercado desde o seu lançamento em 1984, introduziu a categoria e conscientizou o consumidor brasileiro sobre a importância de proteger a pele do sol. Com um portfólio pioneiro que atende toda família, seus produtos possuem FPS que vão até o 60. Toda a linha de protetores solares SUNDOWN® tem fórmula leve e fácil de espalhar, pode ser usada no corpo e no rosto, é hipoalergênica* e testada por dermatologistas. SUNDOWN® também faz parte dos projetos de sustentabilidade da Johnson & Johnson e foi a primeira marca de proteção solar no país a usar embalagens fabricadas com o plástico verde da Braskem, um material elaborado com fonte 100% renovável.
SUNDOWN®, Amor e proteção e sol a sol.
*formulado de maneira a minimizar possível surgimento de alergia
Sobre a Johnson & Johnson do Brasil Ltda*
Johnson & Johnson do Brasil Ltda*é uma empresa voltada para a saúde e bem-estar dos consumidores, investindo fortemente em pesquisa e na qualidade dos seus produtos. No Brasil desde 1933, a empresa oferece mais de 140 produtos e emprega cerca de seis mil funcionários. A Johnson & Johnson do Brasil Ltda*é pioneira no lançamento de produtos que são referências de categoria, como em proteção solar com a marca SUNDOWN®, em adesivos curativos com a marca BAND-AID® e com a tradição da linha JOHNSON’S® Baby. * Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda.
Sobre o IBOPE Inteligência
O IBOPE Inteligência é uma empresa privada brasileira que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor.