Foram centenas de inscrições e somente 27 escolhidos, um de cada estado brasileiro. O concurso para definir quem seriam as pessoas que trabalhariam voluntariamente durante as Olimpíadas Rio 2016 contou com uma grande seleção nos quatro cantos do país no final de 2015. Os candidatos tiveram que usar a criatividade para responder por que mereceriam trabalhar ativamente dentro dos jogos.  Agora que passaram pela triagem, eles se juntarão a um grupo de 12 mil pessoas e terão a missão de levar a tocha olímpica para dentro do seu Estado e mantê-la acesa dentro de cada uma das mais de 300 cidades por onde ela irá passar.

A tocha olímpica foi acesa oficialmente na cidade de Olímpia, na Grécia, em 21 de abril de 2016. Deu uma passada pela Suíça e percorreu mais de 2235 quilômetros. No Brasil, a trajetória da tocha iniciou-se em 3 de maio, quando passou por Brasília. Em 5 de agosto, início dos Jogos Olímpicos, esta mesma chama acenderá a pira durante a abertura dos jogos no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O estádio também será palco da festa de encerramento, que acontece em 21 de agosto.

Estão entre os selecionados Denise Rodrigues de Souza (Brasília); Silvio de Moura Caetano (Goiás); Laura Candida de Almeida (Minas Gerais); Claudia Regina Rocha Ramos (Espírito Santo); Flavio Ramon Nunes (Bahia); Eliton Siqueira (Aracaju); Viviane de Andrade (Maceió); Tiago Lira (Pernambuco); Maria Clara Marinho (Paraíba); Rafael Ângelo Revoredo (Rio Grande do Norte); Carlos Johnantan de Oliveira (Ceará); Ricardo Oliveira Silva (Piauí); Juliana Vieira (Tocantins); Ronaldo Rodrigues Ribeiro (Maranhão); Dominique de Nazaré (Pará); Romulo Dantas da Silva (Amapá); Balbina Líbia de Souza Santos (Roraima); Jekiston de Souza Silva (Amazonas); Lukas Vieira de Lima (Acre); Caroline Esthéfany de P. Santos (Rondônia); Arthur Silva Neto (Mato Grosso); Rafaela Echeverria de Souza (Mato Grosso do Sul); Ícaro Soares Schultze (Rio Grande do Sul); Marcelo Araujo Maciel (Santa Catarina); Selene Sthephansson (Paraná); Dina Barile (São Paulo) e Thiago Bartolomeu (Rio de Janeiro).