Alguns cenários paradisíacos localizados em nossos oceanos podem desaparecer completamente. Se não quer perder a chance de conhecer estas ilhas, saiba quais são as mais belas e programe sua viagem agora mesmo!
Dentre as tendências de viagem do futuro, visitar lugares que estão desparecendo é a que mais se destaca. Fotografar o momento e relembrá-lo quando o lugar já tiver desparecido do mapa é uma sensação muito motivadora para os viajantes. No entanto, mais que convidativo, este tipo de viagem é também um alerta, já que junto com o local, podem desparecer também culturas e toda uma nação.
É este o futuro de algumas das mais belas ilhas do mundo. O aumento do nível do mar está ‘engolindo’ muitos arquipélagos. Por isso, quem quer ter o privilégio de visitar estes cenários paradisíacos tem que correr para chegar a tempo, literalmente. Com o post de hoje, vamos mostrar 5 ilhas que estão prestes a sumir do mapa. Veja! 1. Ilhas Maldivas
Mais de mil ilhas fazem parte do arquipélago, sendo que 80% delas estão apenas um metro acima do nível do mar. O paraíso pintado por água cristalina e areia branca pode desaparecer em até 100 anos. A preocupação é tanta, que o governo atual do país está investindo em uma espécie de poupança nacional, que será usada para financiar o êxodo dos habitantes.
2. Tuvalu
O isolamento das nove ilhas que pertencem à Tuvalu é o principal atrativo do arquipélago, onde a paz e o descanso marcam a estadia de qualquer turista. É este mesmo isolamento, porém, o maior responsável por colocar o país em risco. Em pleno Pacífico, Tuvalu tem boa parte de seu território a apenas 1 metro acima do nível do mar, assim como as Ilhas Maldivas. As autoridades locais também pensam em estratégias para acomodar a população quando o arquipélago desaparecer por completo.
3. Grande Barreira de Corais
Parte do território australiano, a Grande Barreira de Corais pertence ao estado de Queensland e é formada por mais de 600 ilhas, cerca de 3000 de recifes e 300 atóis. A beleza do cenário é arrebatada pelo rico ecossistema, formado por milhares de espécies de animais e plantas, que tornam fauna e flora marinha da região uma das mais bonitas do mundo. Além do aumento do nível do mar estar causando o desaparecimento de algumas de suas ilhas, a poluição e o aquecimento das águas estão matando os corais, fazendo com que eles percam suas cores.
4. Ilhas Seychelles
Ao todo, 115 ilhas tropicais fazem parte do arquipélago, onde cenários paradisíacos e praias fantásticas, com areia clara e águas limpíssimas, recebem turistas do mundo todo. O mesmo problema enfrentado pelas demais ilhas pode ser a causa do desaparecimento de muitas das Ilhas Seychelles, mas, felizmente, muita coisa vem sendo feita para deixar suas belezas ainda mais duradouras. Graças à forte política de preservação e turismo sustentável, o arquipélago consegue manter conservada a fauna e flora local, sendo que cerca de 50% do território das Seychelles é protegido por leis ambientais.
5. Kiribati
A situação de Kiribati é ainda mais crítica: o tempo de vida da ilha pode ser menor que 50 anos, o que exige medidas rápidas das autoridades locais para decidir onde a população do país terá que morar. A principal preocupação dos habitantes da ilha é que com o êxodo sua cultura se perca, já que o governo pretende comprar terras separadas e dividir a população. São 33 ilhas paradisíacas que, em pouco tempo, serão devastadas pelo mar.