BIO EXTRATUS: Projeto Sol Nascente vence o VII prêmio Hugo Werneck de sustentabilidade

be0512O reconhecimento veio pelo investimento da empresa em energia solar fotovoltaica

A Bio Extratus Cosméticos Naturais foi um dos destaques durante o VII PRÊMIO HUGO WERNECK DE SUSTENTABILIDADE, realizado nesta terça-feira (29/11), em Belo Horizonte – MG, com o tema “Mudanças Climáticas – qual a sua contribuição?”. Na ocasião, a marca recebeu a premiação na categoria “Melhor Empresa”, destacando o projeto Sol Nascente com foco em energia solar fotovoltaica, que conta com placas formadas por células de silício que conseguem gerar e conduzir energia elétrica a partir da incidência de luz solar.

Em 2016 deu um grande passo com a instalação do maior sistema privado de geração de energia solar fotovoltaica em sua planta industrial conectada à rede da Companhia Energética de Minas Gerais e o maior do Brasil, segundo o site da ANEEL. “Este prêmio é mais uma grande conquista para a Bio Extratus, que este ano celebra 25 anos de muito trabalho e dedicação oferecendo alta qualidade dos produtos, além da responsabilidade social e o respeito ao meio ambiente. Com este projeto, deixamos de utilizar uma quantidade de energia proveniente de hidrelétricas equivalente ao consumo de 11,45% das casas do município de Alvinópolis”, destacou Lindouro Modesto Gomes, diretor da empresa.

Para implantação da iniciativa, foi necessário investimento de R$ 3 milhões em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, importante meio de prevenir a poluição e trabalhar para a melhoria contínua. Outro fator ambiental que impactou na decisão da empresa foi o risco dos “apagões” – com o nível de água dos rios baixando cada vez mais, a adoção de uma matriz energética que independa do uso de recursos hídricos tornou-se uma solução.

O projeto da Usina Solar Fotovoltaica foi elaborado e implantado EMAP SOLAR, com mais de 2000 módulos instalados sobre a cobertura da fábrica. Além deste sistema, Lindouro Gomes construiu um “Cata-Sol” com  a ajuda da equipe de técnicos em eletroeletrônica da empresa. Trata-se de uma estrutura metálica móvel que abriga 10 placas fotovoltaicas que se movimentam seguindo a orientação da incidência da luz solar. Os sensores de luminosidade permitem que as quatro estruturas criadas girem e se inclinem conforme a variação de luz obtida ao longo do dia.

Projeto Sol Nascente

A iniciativa nasceu no berço da escassez hídrica e se desenvolveu na triste sina do Rio Doce devido ao desastre ambiental que afetou Candonga, hidrelétrica Risoleta Neves, uma das que alimenta o município onde se localiza a sede da Bio Extratus. O Projeto Sol Nascente foi uma reação ao desejo de utilizar uma energia mais limpa, perfeitamente renovável e que não comprometesse os recursos naturais e nem a qualidade do meio ambiente. Por isso, a escolha da USINA SOLAR FOTOVOLTAICA.

SAC Bio Extratus: (31) 3855-3002 – www.bioextratus.com.br

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*