‘Chacrinha, o musical’ encerra temporada paulista de sucesso dia 26/07 no Teatro Alfa

Esta é a última semana para você conferir este grande sucesso no Teatro Alfa.

Com direção de Andrucha Waddington, ‘Chacrinha, o musical’ homenageia o Velho Guerreiro

Com texto de Pedro Bial e Rodrigo Nogueira e direção musical e arranjos de Delia Fischer, a superprodução da Aventura Entretenimento é protagonizada por Stepan Nercessian e Leo Bahia, que vivem o apresentador em fases distintas. Gringo Cardia assina a cenografia que vai remeter ao lendário Cassino do Chacrinha.
A trilha sonora reúne mais de 60 sucessos da música nacional

Maior comunicador do rádio e da TV brasileira, Abelardo Barbosa costumava dizer que “Na televisão nada se cria, tudo se copia”. Paradoxalmente, não teve ninguém até hoje que conseguiu copiar a espontaneidade do Velho Guerreiro. Comandante de extravagantes concursos de calouros, responsável por revelar grandes nomes da música nacional e inventor de bordões infames, o apresentador agora é homenageado em ‘Chacrinha, o musical’, no palco do Teatro João Caetano, no Centro.

Com orçamento de R$ 12 milhões, a montagem é assinada pela Aventura Entretenimento, maior produtora de musicais do país. Com texto de Pedro Bial e Rodrigo Nogueira, o espetáculo marca a primeira direção teatral de Andrucha Waddington e o fim da trilogia Uma Aventura Brasileira, iniciada por ‘Elis, A musical’ (em sua segunda temporada carioca) e ‘Se eu fosse você, o musical’ (em cartaz em São Paulo). Com apresentação do Bradesco Seguros, Chacrinha, o musical tem patrocínio de EMS, Multiplus, Raízen e Sem Parar.

O espetáculo acompanha a trajetória do apresentador desde sua infância em Surubim, Pernambuco, até o auge da carreira na TV Globo, comandando o programa de auditório “Cassino do Chacrinha”, com espaço para as rebolativas chacretes, os trocadilhos infames, buzinadas e troféu abacaxi. Dois atores dão vida ao protagonista: Stepan Nercessian interpreta o Chacrinha consagrado no rádio e na TV, enquanto Leo Bahia incorpora o jovem Abelardo Barbosa. Aos 60 anos, Nercessian volta aos palcos depois de mais de 10 anos sem trabalhar no teatro. “Eu sempre disse que só voltaria se fosse para participar de um projeto muito especial. É uma atividade que requer muita dedicação, esforço e disciplina. Falei desde o início que não sou um imitador. Vou criar o meu personagem através da emoção que ele me provocar”, explica Stepan. Revelação no espetáculo universitário ‘The Book of Mormon’, Leo Bahia, de 23 anos, foi escolhido durante as audições que reuniram mais de 400 atores no total. “O Chacrinha permanece vivo, mesmo para a geração que não acompanhou sua carreira. Ele representa grande parte da história da televisão brasileira”, avalia Leo. Completam o elenco 22 atores-cantores-bailarinos, que vão dar vida a familiares do Velho Guerreiro e personalidades que fizeram parte da vida do apresentador como Boni (Saulo Rodrigues) e Elke Maravilha (Mariana Gallindo).

O diretor Andrucha Waddington faz sua estreia na atividade teatral depois de quase três décadas de carreira dedicada à produção cinematográfica. “O importante para mim neste trabalho é fazer um musical que saia da caixa, seja algo novo. Só assim conseguiremos honrar o espírito do Chacrinha. Vou dirigir como se fosse um filme, que é a atividade com a qual estou acostumado. Mas ambos os trabalhos partem do mesmo ponto fundamental, que é a dramaturgia”, explica o diretor.

‘Chacrinha, o musical’ é a terceira produção da primeira trilogia Uma Aventura Brasileira, comandada pelos sócios da Aventura Entretenimento Aniela Jordan, Fernando Campos e Luiz Calainho, que reúne espetáculos 100% nacionais em parceria com uns dos mais competentes autores e diretores do país. Depois de ‘Elis, A musical’ (com direção de Dennis Carvalho) e ‘Se eu Fosse Você, o musical’ (com supervisão geral de Daniel Filho), o jornalista Pedro Bial e o cineasta Andrucha Waddington foram convidados para levarem novas ideias ao gênero musical. “A Aventura Entretenimento quer diversificar suas produções, e um caminho para isso é convidar para os projetos profissionais bem-sucedidos em outras áreas, que possam pôr em prática propostas inovadoras e fazer com que a gente não siga uma fórmula. Outras trilogias virão”, conta Aniela Jordan.

A primeira trilogia Uma Aventura Brasileira contribuiu para o crescimento dos musicais nacionais genuínos, depois do sucesso alcançado por adaptações de clássicos da Broadway no país. “Estamos fazendo história no teatro musical. No Brasil, há uma capacidade criativa gigante. O que falta no país é uma boa gestão. E a Aventura, assim como outras grandes empresas, tem procurado implementar a gestão de alto nível. Se Chacrinha fosse vivo, ele continuaria a estar à frente do tempo dele. Então, temos o privilégio, o prazer e a honra de colocar esse espetáculo de pé em um momento em que os musicais brasileiros estão tão fortalecidos”, celebra Luiz Calainho, empresário, sócio da Aventura Entretenimento.
A trama

O jornalista Pedro Bial foi responsável pelo primeiro tratamento do texto, a partir de extensa pesquisa de Carla Siqueira. A trama é dividida em dois atos, com espaço para episódios biográficos e momentos líricos e fantasiosos. A infância difícil com a falência do pai, o ingresso no rádio e revolução que ele promoveu na televisão brasileira são temas presentes, assim como momentos em que são revelados sua bipolaridade, autoritarismo e obsessão pelos números de audiência. “Responder a pergunta: ‘por que Chacrinha?’ é difícil. Temos que perguntar: ‘Como Chacrinha?’ . ‘Como o Abelardo inventou o Chacrinha?’ ,’Como esse sujeito inaugurou no Brasil e no mundo a comunicação de massas?’, ‘Como esse cara inventou o primeiro palhaço da televisão?’, ‘De onde ele tirou isso?’. A gente se pergunta e vai atrás das respostas durante o espetáculo”, descreve Bial. O dramaturgo Rodrigo Nogueira frisa o lado teatral que sempre marcou a carreira do apresentador. “Acho que o Chacrinha é uma das pessoas mais teatrais que eu já conheci. Ele conseguiu levar a profanação para a televisão, um ambiente que até então era careta e regido por fórmulas. O que a gente quer fazer é pegar toda essa liberdade e excentricidade e jogá-las de volta ao teatro. O público vai ter a oportunidade de viver a experiência que tinha quando assistia aos seus programas”, detalha Rodrigo.

A trilha sonora é composta por mais de 60 canções (com medleys) consagradas na história da música nacional. Muitos desses sucessos fizeram parte do repertório do Cassino do Chacrinha e dos artistas que o comunicador ajudou a consagrar, como ‘O meu sangue ferve por você’ (Sidnei Magal), ‘O amor e o poder’ (eternizada por Rosana), ‘Tente outra vez’ (Raul Seixas), ‘Televisão’ (Titãs) e ‘Fogo e Paixão’ (Wando). “Vamos reunir músicas desde o fim dos anos 30 até meados dos 80, apresentadas nos últimos programas. Entre os musicais em que trabalhei, este é o que reúne canções com comunicação mais imediata da plateia. São obras bem populares, mas que os espectadores terão oportunidade de escutar de uma outra forma. Muitas são consideradas bregas, mas são belíssimas”, conta a diretora musical Delia Fischer. Os atores serão acompanhados por uma banda de nove músicos.

Também fazem parte da equipe criativa o diretor de movimento Alonso Barros (Diretor e coreógrafo de ‘Se eu fosse você, o musical’, em cartaz em São Paulo), Gringo Cardia (Direção de arte e cenografia), Carlos Esteves (Desenho de som), Claudia Kopke (Figurinista), Paulo César Medeiros (Desenho de luz) e Marcela Altberg (Produção de elenco).

Em parceria com a Bombril, a Aventura Entretenimento vai realizar pela primeira vez uma cena de product placement em um musical. Uma cena criada especialmente para a marca, na qual o produto estará inserido na história de forma natural e criativa, será apresentada em 15 sessões especiais, que terão ingressos vendidos a preços populares para o espectador que apresentar uma embalagem Bombril na bilheteria. “As grandes marcas já percebem o valor e as possibilidades de ativações no mercado de musicais. Estamos sempre buscando soluções criativas para os conteúdos de nossos patrocinadores e parceiros”, explica Fernando Campos, sócio da Aventura.

Multiplus: Para Alexandre Moshe Parczew, diretor executivo de Marketing e Vendas da Multiplus, empresa referência no segmento de fidelização, participar do projeto é motivo de orgulho. “Estamos muito honrados em patrocinar uma superprodução que divulga um personagem histórico e marcante na cultura brasileira”. O apoio à realização de “Chacrinha, o Musical” faz parte da estratégia de incentivo à cultura desenvolvido pela companhia, que também patrocinou recentemente as “Elis, A musical” e “Se eu Fosse Você, o Musical”.
EMS: “Apoiar um trabalho que ajuda a eternizar os momentos de um ícone da história da televisão brasileira, sem dúvida, é uma honra para a EMS. Patrocinar espetáculos como ‘Chacrinha, o musical’ faz parte de nossa política de incentivar cada vez mais o acesso, seja à saúde, seja à cultura”, afirma Marcus Sanchez, vice-presidente Institucional da EMS.

Sem Parar: “Hoje, o Sem Parar é um dos principais incentivadores do teatro musical brasileiro. Disponibilizar esses espetáculos aos nossos clientes tem como objetivo ampliar nossa exposição e fortalecer nossa marca nos dez Estados onde estamos presentes. Para fim de 2014 e início de 2015 decidimos apoiar o musical, Chacrinha, que vai retratar a vida e a obra de um dos maiores comunicadores do Brasil”, afirma o presidente do Sem Parar, Pedro Donda.

Raízen: “A Raízen acredita que o incentivo à cultura é parte importante para o desenvolvimento local e regional. Apoiar espetáculos, como o ‘Chacrinha, o musical’, que conta a história de uma das personagens mais fortes da cultura brasileira e de um dos maiores comunicadores populares do país, reafirma a responsabilidade da empresa na promoção da cultura”, comenta o gerente de Patrocínios e MotorSport da Raízen, Vicente Amedeo Sfeir.

Aventura Entretenimento

Produtora de grandes sucessos musicais no Brasil, a Aventura Entretenimento (www.aventuraentretenimento.com.br) foi criada em 2008. Desde então, vem investindo no crescimento e na modernização do mercado de musicais. Com o passar dos anos, os espetáculos criados no país ampliam sua estrutura, ganham espaço no mercado e poder de atração entre espectadores e investidores. A empresa dos sócios Aniela Jordan, Fernando Campos e Luiz Calainho já produziu grandes sucessos como Elis, A musical,  Um Violinista no Telhado, Hair, Judy Garland, A Noviça Rebelde, Gypsy, Sete – O Musical, O Mágico de Oz, Rock in Rio – O Musical, entre outros, levando mais de 2 milhões de pessoas ao teatro.

Em 2013, foi lançada a Trilogia “Uma Aventura Brasileira”, que teve seu início com Elis, A musical. A proposta é produzir espetáculos com grandes nomes, temas e mitos da nossa cultura, adaptando conteúdos ao formato de musicais.  O projeto recorre aos três principais pilares da cultura e do entretenimento no Brasil: a música, a televisão e o cinema. Reunidas nesta plataforma, histórias de grandes ídolos e muita emoção dão o tom de espetáculos como Elis, A musical, Se Eu Fosse Você, o musical e Chacrinha, o musical.

Este ano, a empresa espera ter um crescimento de 21% no faturamento, em seu contínuo investimento em ações que envolvem  modernização, parcerias, ampliação do portfólio de patrocinadores e da equipe de negócios e criação de campanhas focadas no trade.

Circuito Cultural Bradesco Seguros

Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros. Nos últimos anos, a Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas. Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os espetáculos Elis, A Musical,  O Rei Leão, Se eu Fosse você, o musical, Bibi – Histórias e Canções, O Mágico de Oz, A Família Addams e Tudo por um PopSta”; a Série Dell’Arte Concertos Internacionais; a exposição Adriana Varejão – Histórias às Margens, no Museu de Arte Moderna (MAM), e a XVI Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

Uma das mais importantes iniciativas do Circuito Cultural é a Árvore de Natal da Bradesco Seguros – a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records —, que chega à 19ª edição com seus 85 metros de altura, o equivalente a um edifício de 28 andares, e 542 toneladas. Um dos três maiores eventos do Rio de Janeiro, após o Carnaval e o Réveillon, a Árvore é montada anualmente desde 1996 sobre o espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas e já tornou-se referência internacional, encantando cariocas e turistas com a magia do Natal.

Ficha técnica

Texto – Pedro Bial e Rodrigo Nogueira
Direção – Andrucha Waddington
Direção de movimento – Alonso Barros
Direção Musical e Arranjos – Delia Fischer
Direção de arte e cenografia: Gringo Cardia
Figurino – Claudia Kopke
Design de som – Carlos Esteves
Desenho de luz – Paulo César Medeiros
Casting – Marcela Altberg
Elenco – Stepan Nercessian, Leo Bahia, Stephanie Serrat, Erika Riba, Mariana Gallindo, Saulo Rodrigues, Mateus Ribeiro, Livia Dabarian, Luíza Lapa, Leilane Teles, Paula Sandroni, Paulo de Melo, Chris Penna, Laura Carolinah, Milton Filho, Diego Campagnolli, Renan Mattos, Gabriel Leone, Tadeu Freitas, Patrick Amstalden, Pedro Henrique Lopes e Beto Vandesteen.
Realização – Aventura Entretenimento

Serviço: Chacrinha, o musical

Teatro Alfa – Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Dias e horários: Quintas – 21h | Sextas – 21h30 | Sábados – 16h e 20h | Domingos – 19h.
Funcionamento da bilheteria: Segunda a sábado das 11h às 19h e domingos das 11h às 17h. Em dias de eventos, até o início dos mesmos.
Telefone da bilheteria: (11) 5693-4000 ou 0300 789-3377
Pela internet: www.ingressorapido.com.br

Preço:
Quinta e Sextas feiras
VIP: R$ 140
PLATEIA: R$ 120
BALCÃO I: R$ 70
BALCÃO II: R$ 50

Sábados e Domingos
VIP: R$ 180
PLATEIA: R$ 160
BALCÃO I: R$ 110
BALCÃO II: R$ 50

Capacidade: 1110 lugares.
Duração: 2h15 (com intervalo)
Classificação etária: 12 anos
Temporada de 27 de março a 26 de julho

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*