Texas em sabores, paisagens e compras


Tão variado quanto seu caldo cultural e seu passado lendário, o Texas é reconhecido tanto por sua excelente gastronomia quanto por seus amigáveis cidadãos. Quer os visitantes estejam à procura do premiado churrasco, da autêntica comida Tex-Mex, dos deliciosos bifes, dos mariscos frescos recém-pescados na Costa do Golfo ou de uma experiência contemporânea para agradar ao paladar, é impossível errar com a diversidade de pratos tradicionais que o Texas tem para oferecer. Descubra uma culinária de excelência mundial em restaurantes de primeira linha espalhados por todo o Estado e tenha uma experiência gastronômica inigualável!

O Texas está recebendo cada vez mais atenção nacional devido à sua gastronomia contemporânea de vanguarda e recentemente tornou-se conhecido como um destino gastronômico de primeira linha, de onde têm surgido alguns dos nomes mais inovadores dessa indústria. Chefs ambiciosos oferecem menus impecavelmente elaborados e ideias novas para os restaurantes das principais cidades, como Houston, Dallas, Fort Worth, Austin e San Antonio.

Inspirados pelos ingredientes locais, assim como pela riqueza e diversidade de culturas predominantes no Estado, e combinando-as com uma culinária artística e de alta qualidade, esses chefs ajudaram a trazer para os holofotes a crescente reputação da cena gastronômica do Texas.

Não é nenhum segredo que poucas pessoas chegarão a um acordo sobre a forma “correta” de se preparar um churrasco; no entanto, todos os texanos concordam que esse é um marco cultural icônico da dieta local e uma tradição que eles adoram compartilhar. Diferente de outras regiões do Sul, onde a carne de porco prevalece, a carne bovina é mais comum no churrasco tradicional do Texas e tem sido assim desde a Guerra Civil. Para entender o que ajuda a tornar tão emblemático o prato do “Estado da Estrela Solitária”, conheça a Rota do Churrasco do Texas. Os turistas podem visitar casas de churrasco familiares de dar água na boca em Taylor, Elgin, Luling e Lockhart – a “Capital do Churrasco no Texas”. Entre de cabeça e envolva seu paladar em suculentos pedaços de peito, costelas que desmancham na boca e saborosas salsichas de todas as variedades, que vão deixar você querendo mais.

Não importa qual região do Texas você visite, certamente haverá um restaurante Tex-Mex por perto. Completamente influenciada pela história, a culinária Tex-Mex é uma combinação espanhola, mexicana, indiana e inglesa originalmente criada pelos Tejanos quanto o Texas fazia parte do México. Mesmo hoje em dia, os pratos são extremamente comuns no Estado da Estrela Solitária e se afastaram pouco das suas origens, baseando-se fortemente no uso da carne, feijão e uma mistura única de chiles, pimenta, milho e tortillas de farinha. Do Vale do Rio Grande até as Planícies Panhandle, visitantes famintos encontrarão restaurantes “caindo aos pedaços” ou de altíssimo nível servindo os pratos tradicionais: tacos leves e crocantes; enchiladas, nachos com uma mistura de carne, queijo e feijão frito; além de chili com queijo, frango grelhado e fajitas de carne – tudo acompanhado de nachos e molho de tomate fresco.

Para muitos texanos, um bife de frango frito, costeletas de porco cozidas no bafo, biscoitos e molhos, pão de milho e frutas em calda são todos sinônimos da “comfort food” caseira que evoca uma sensação de nostalgia. Hoje em dia, chefs e revistas de gastronomia tentam imitar a comida apetitosa que os texanos conhecem como “deles”. A “comfort food” foi criada para fazer com que a pessoa se sinta satisfeita por longos períodos de tempo, historicamente necessários para permitir que vaqueiros e trabalhadores do campo tivessem energia suficiente para realizar seu trabalho. Os visitantes realmente compreenderão esse sentimento depois de provar um dos deliciosos pratos oferecidos nos restaurantes de todo o Estado.

A brisa do mar e os suculentos frutos do mar se encontram em cidades de praia como South Padre Island, Aransas Port, Corpus Christi e Galveston Island. As águas da Costa do Golfo do Texas abrigam mariscos, caranguejos e uma enorme variedade de peixes, preparados de diversas formas. Assados, grelhados ou fritos, os frutos do mar do Texas encantarão a todos os paladares! Uma atração para muitos, os mercados localizados ao longo do píer na costa oferecem aos visitantes a oportunidade de comprar frutos do mar recém-pescados, que podem ser degustados naquela mesma noite ou levados para casa para que a família e os amigos possam desfrutar desse presente único!

Em qualquer dia, o cheiro de um pote de chili fervendo no fogão é uma forma garantida de deixar qualquer texano com água na boca. Proclamada pela Assembleia Legislativa do Estado do Texas como o “Prato oficial do Estado” em 1977, o chili é apresentado em muitas variantes apetitosas. Uma mistura perfeitamente temperada de pó de chili, orégano, páprica, cominho e pimenta caiena combinada com carne moída, purê de tomate, alho e outras variações tornam este um tradicional prato que as pessoas compram “para viagem”. O chili mantém suas raízes no extremo Sul, datando de meados de 1800, e ainda é apreciado por cowboys, cowgirls e cidadãos modernos das cidades. Para encontrar o melhor chili da vizinhança, visitantes e nativos seguem rumo a Terlingua para o Campeonato Internacional de degustação de chili, normalmente no mês de Novembro. Esta tradição do Texas ocorreu pela primeira vez em 1967 e até hoje a concorrência continua forte dentro do Estado.

Se você é do Leste do Texas, deve ser muito familiar aos deliciosos sabores da culinária Cajun, que inclui sopa gumbo, lagosta cozida, etouffee e salsicha boudin. Todos esses pratos se tornaram uma parte do Texas devido à aproximação com a cultura Cajun, trazida por aqueles que partiram da vizinha Louisiana para se instalar no Estado. Essa influência pode ser conferida nas várias regiões, apesar de Beaumont, Orange, Port Arthur e Houston estarem entre as cidades que abrigam alguns dos melhores restaurantes Cajun que o Estado oferece. Os turistas podem encontrar autênticas opções Cajun no “Estado da Estrela Solitária” sem ter que atravessar a fronteira. Laissez les bon temps rouler! Aproveitem os bons tempos!

Uma das mais recentes tendências na cena culinária do Texas é a explosão de trailers de comida que oferecem petiscos gourmet mais adequados a um restaurante cinco-estrelas a do que uma refeição sobre rodas. Austin tem sido uma das incontestáveis líderes deste novo movimento, não apenas no Texas mas nacionalmente. Há mais de 700 trailers de comida operando apenas na cidade, com a expectativa de que esse número dobre nos próximos anos. A cidade conta, inclusive, com um Festival Anual, que ocorre em Novembro, apropriadamente chamado de Gypsy Picnic Trailer Food Festival (Festival Piquenique Cigano de Gastronomia de Trailer), com música ao vivo e atividades para toda a família. Como a tendência continua a se espalhar, os trailers de comida estão ganhando espaço em cidades da vizinhança, como Houston e Fort Worth, com criativos chefs preparando pratos inovadores em novos formatos.

Os amantes de vinho levantam um brinde! O acompanhamento perfeito para todas as refeições pode ser encontrado em um dos vinhos produzidos no Texas. O Estado é o quinto maior produtor do país, com cerca de 220 vinícolas e uma produção de quase 1,2 milhão de caixas de vinho por ano. O Texas abriga oito regiões de plantio de uva federalmente aprovadas, a segunda maior área do país, dando aos texanos a capacidade de produzir variedades extraordinariamente diversas da fruta. Muitas vinícolas que antigamente ofereciam degustação de vinho agora contam com lojas e acomodações ao estilo bed and breakfast, além de entretenimento ao vivo para seus visitantes. Para uma experiência mais real, visite algumas das vinícolas mais conhecidas do Texas, como a La Diosa, a Llano Estacado e a McPherson Cellars em Lubbock ou percorra as parreiras e a Rota do Vinho de Texas Hill Country para visitar essas e outras vinícolas consagradas, cada uma com charme e história únicos.

O Texas continua a ser reconhecido por seu passado histórico e como emergente potência gastronômica. Hoje em dia, os holofotes nacionais iluminam o “Estado da Estrela Solitária”, convidando todos a provar sua magnífica cozinha. Para saber mais, visite traveltex.com/culinary, com informações úteis para os amantes da culinária texana.

As maravilhas naturais do Texas

Você sabia que o Texas tem 90 montanhas que alcançam altitudes de 1.600 metros ou mais, ou que aproximadamente 10% do Texas está coberto por floresta, incluindo quatro florestas nacionais e cinco estaduais? Apesar de famoso por vastas fazendas de gado e exploração de petróleo, as maravilhas naturais do Texas inspiram os viajantes quando visitam o Estado. Caminhadas cênicas pelos cânions e densas florestas, explorar cavernas misteriosas ou relaxar em praias intocadas são apenas algumas das maravilhas naturais que podem ser desfrutadas. As pessoas vão para o Texas para explorar e admirar estes locais inspiradores, preservados por centenas e até milhares de anos.

Os visitantes que desejam explorar o subterrâneo do Texas devem ver o Natural Bridge Caverns, incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos pelo Departamento de Interior dos EUA, órgão que reconhece os locais que têm um papel importante na preservação da história cultural do país. Localizada a 21 quilômetros ao norte de San Antonio e nomeada como um dos “10 ótimos lugares para filmar a natureza” nos Estados Unidos, esta é uma das primeiras cavernas do mundo a apresentar tantos atrativos naturais. Os visitantes podem ver mais de 10 mil diferentes formações em câmaras subterrâneas com a orientação de um guia ou sozinhos, seguindo fitas que orientam os turistas. Outras cavernas premiadas do Estado incluem The Cavern Without a Name e Cascade Caverns em Boerne, bem como as Longhorn Caverns e as Sonora Caverns.

Já sobre os parques no Texas, o Big Bend National Park varia em altura, de pouco menos de 600 metros ao longo do Rio Grande, a cerca de 2.500 metros nas Chisos Mountains, incentivando os visitantes a explorar os seus imensos cânions, formações rochosas e vastas extensões de deserto. “El despoblado” (O despovoado), como os espanhóis chamavam, oferece passeios de bicicleta, canoagem, camping, caminhadas, natação, pesca e oportunidades para fotografias magníficas. Depois de explorar o Big Bend National Park, os visitantes podem ir ao lado no Big Bend Ranch State Park, com quase 30 quilômetros de trilhas e 50 quilômetros de estrada de cascalho, perfeito para caminhadas, equitação, condução em veículos 4X4 e ciclismo.

O Guadalupe Mountains National Park, localizado na Guadalupe Mountains of West Texas, contém o Guadalupe Peak, o ponto mais alto no Texas, com 2.700 metros. Os visitantes podem ver as ruínas de uma antiga estação de carruagens, e acampar no vizinho Pine Springs Campground. Os 218 m² do parque também contam com o McKittrick Canyon, que nos meses de Outono ganha vida com uma mancha colorida formada pelas árvores, as Maple Trees.

Ao sul de Amarillo, as encostas coloridas de Palo Duro Canyon State Park abrangem mais de 20 mil hectares. Famoso como o segundo maior cânion do país, foi formado primeiramente pela erosão da água do Rio Vermelho há quase 1 milhão de anos. O cânion foi apelidado de “Palo Duro” (tradução em espanhol para “madeira dura”) por exploradores espanhóis, em referência aos arbustos abundantes e árvores de zimbro, e oferece caminhadas, cavalgadas, churrascos de cowboy, oportunidades de fotos magníficas e eventos de teatro ao ar livre, como o renomado musical de drama “TEXAS!”.

Os visitantes têm a certeza de tomar muito sol no South Padre Island National Seashore, o mais longo trecho intocado de ilha de barreiras do mundo. Abrangendo mais de 130 mil hectares, a Padre Island é famosa pela pesca, camping e windsurfe. A área da Bird Island Basin em Laguna Madre é um dos melhores pontos do país para o windsurfe por conta de seu constante vento e das águas quentes e rasas. Os visitantes também podem relaxar à beira-mar ou praticar mergulho de snorkel na costa.
Tarzan teria se divertido muito nos 97 mil hectares do Big Thicket National Preserve, que conta com 85 espécies de árvores, cerca de mil plantas floridas e reúne as florestas de carvalho do Leste, as planícies do litoral do Golfo e pradarias do Centro-Oeste. Um lugar maravilhoso para caminhadas, camping e canoagem, os viajantes que preferem os meses mais tranquilos podem desfrutar de observação de aves, já que o Bird Thicket está nas rotas migratórias de aves do Mississippi e Central. Florestas nacionais do Estado incluem o Angelina National Forest, o Davy Crockett National Forest, o Sabine National Forest e o Sam Houston National Forest. As cinco florestas estaduais incluem a Fairchild State Forest, o Jones State Forest, o Kirby State Forest, a Masterson State Forest e Siecke State Forest.

Museus, arte e cultura: explorando os tesouros do Texas

O Texas é renomado não apenas por seu tremendo tamanho, mas também por seus magníficos museus, significantes influências artísticas e momentos históricos. O Texas orgulha-se de celebrar todas essas facetas em várias atrações espalhadas pelo Estado. Seja no coração de uma de suas cidades mais dinâmicas ou em uma singular cidade do interior ou da costa, os turistas poderão visitar exposições de alto nível, explorar a alma do Texas e observar os rastros da história, não importa para onde a viagem os levar.

REGIÃO DAS PRADARIAS & LAGOS
O Dallas Arts District é o maior distrito cultural urbano do país e o mais reconhecido como catalisador para a vitalidade criativa da região. Abriga uma coleção de inovadoras e significantes áreas arquitetônicas desenhadas por quatro arquitetos vencedores do Prêmio Pritzker. No bairro, estão localizados o Dallas Museum of Art, conhecido por ser um dos institutos de arte líderes do país e por sua impressionante coleção de mais de 24 mil obras de arte; o Nasher Sculpture Center, dedicado a exposições e estudos sobre a escultura moderna; e o Crow Collection of Asian Art. A abertura do AT&T Performing Arts Center em Outubro de 2009 marcou a conclusão há muito aguardada do Dallas Arts District, que abrange 4 hectares de terra e oferece uma grande quantidade de espaços de performances para os artistas locais e organizações de artes cênicas.

A 30 minutos de distância, o Fort Worth’s Cultural District é considerado a capital dos museus do Sudoeste, com seus cinco museus. O Amon Carter Museum of American Art conta com uma coleção proeminente de obras de arte dos séculos 19 e 20, além de ser um dos maiores espaços do país a abrigar fotografia americana. O Kimbell Museum of Art, considerado uma das obras arquitetônicas mais notáveis da era moderna, é conhecido internacionalmente por sua variedade de coleções. Perto dali está o Modern Art Museum de Fort Worth, recentemente listado no ranking da revista Travel + Leisure entre os “museus mais bonitos do mundo”. Além disso, o National Cowgirl Museum and Hall of Fame e o Fort Worth Museum of Science and History oferecem uma variedade de entretenimento educativo para crianças e adultos. Ao sul de Fort Worth, os Texas Rangers, a mais antiga agência policial da América do Norte, são homenageados no Texas Ranger Museum and Hall of Fame em Waco. Logo ao lado, o Dr. Pepper Museum ensina os visitantes sobre a história do refrigerante nativo do Texas. Localizado perto do campus da Baylor University, o Mayborn Museum contempla um museu de ciências e história, com foco na região central do Texas e passeios entre suas atrações.

A COSTA DO GOLFO
O Distrito de Museus de Houston abriga 17 instituições, incluindo o Children’s Museum of Houston, o The Holocaust Museum e o Houston Museum of Fine Arts, um dos maiores museus de arte do país, com mais de 63 mil impressionantes obras de arte. Perto dali, a Menil Collection é considerada uma das mais importantes coleções particulares de arte do mundo. Situada em uma aclamada construção Renzo Piano, essa premiada coleção inclui aproximadamente 17 mil pinturas, esculturas, retratos, desenhos e fotografias. Ao leste de Houston, Beaumont abriga o extenso Texas Energy Museum, o Edison Museum e o Fire Museum of Texas. Ao sul, o Museum of the Gulf Coast em Port Arthur exibe uma grande variedade de exposições que interpretam a herança da Costa do Golfo, incluindo história cultural, história natural, arte, decoração e cultura popular. E em Corpus Christi, cidade costeira no Sul do Texas, o visitante não pode deixar de visitar o Museum of Science and History, o Art Museum of South Texas e o porta-aviões da Segunda Guerra, USS Lexington.

PLANÍCIES DO SUL DO TEXAS
Em San Antonio, o Museo Alameda exibe exposições, performances e programas educativos extraordinários que oferecem um fórum para a exploração da arte, história e cultura latinas, por meio de uma parceria com a Smithsonian Institution. O Alamo, um dos edifícios mais famosos do Estado e centro da luta do Texas pela independência do México, oferece um vislumbre na vida dos colonizadores de San Antonio, assim como das outras missões espanholas do século 18 – Mission San Jose, Mission Concepcion, Mission San Juan e Mission Espada. O Witte Museum é o primeiro museu de San Antonio sobre a história, cultura e ciência natural do Sul do Texas. O San Antonio Museum of Art apresenta coleções de arte da América Latina e da Ásia, assim como peças folclóricas e contemporâneas. E o McNay Art Museum foi inaugurado em 1945 como o primeiro museu de arte da região, exibindo desde obras de Diego Rivera e Pablo Picasso a manuscritos e esculturas de jardins.

PLANÍCIES PANHANDLE
Em Amarillo, o recém-renovado American Quarter Horse Hall of Fame and Museum exibe algumas das raças de cavalos nativas mais famosas dos Estados Unidos, assim como o famoso e peculiar Cadillac Ranch – uma instalação de arte pública que consiste de dez Cadillacs clássicos enfileirados e enterrados de ponta cabeça no mesmo ângulo que a Pirâmide de Queops, no Egito.

Em Canyon, o Panhandle Plains Historical Museum exibe a rica história da região por meio de galerias de arte, paleontologia, geologia e arqueologia ameríndia, assim como uma galeria têxtil cheia de alguns dos melhores exemplos da moda americana. O Buddy Holly Center em Lubbock abriga uma exposição permanente dedicada à vida e música de Buddy Holly, com objetos exclusivos doados pela família, amigos e fãs do filho favorito de Lubbock. O espaço inclui também o Texas Musicians Hall of Fame e a Lubbock Fine Arts Gallery.

Em Abilene, o Frontier Texas! permite que os visitantes visualizem as fronteiras do Texas entre 1780 e 1880, trazendo a história para a vida real nesta instalação multimídia. Também vale a pena visitar o original Shackelford County Old Jail Art Center. Construído no final dos anos 1800, tem paredes enfeitadas com uma extensa coleção permanente de coleções de obras americanas e europeias do século 20, esculturas do século 20 expostas ao ar livre e múmias asiáticas das dinastias Han e Tang, além de uma coleção de arte pré-colombiana datada do ano 1.000 a.C.

BIG BEND COUNTRY
Em Midland, o American Airpower Heritage Museum, localizado junto do Commemorative Air Force Headquarters no Aeroporto Internacional de Midland, é reconhecido por sua coleção de artefatos e objetos autênticos da Segunda Guerra Mundial, além da maior coleção original de “nose art” da aviação – pinturas decorativas na fuselagem do avião. Criado em 1936, o El Paso Centennial Museum foi o primeiro museu da cidade e um dos primeiros edifícios da Faculdade de Mines, atual Universidade do Texas no El Paso. Exposições permanentes têm foco na região do Deserto Chihuahuan, o maior da América do Norte. O El Paso Museum of Art foi fundado em 1959, e com uma coleção permanente de mais de 5 mil obras de arte é um bem de grande valor cultural e educacional para o Oeste do Texas. Localizado no coração da região de Big Bend, o Marfa conta com uma comunidade artística crescente e internacionalmente popular que abriga a Chinati Arts Foundation, fundada pelo famoso artista minimalista Donald Judd.

HILL COUNTRY
Em Austin, o Blanton Museum of Art é reconhecido como uma das melhores coleções de arte do país. Localizado no campus da Universidade do Texas, conta com uma notável coleção permanente de mais de 17 mil obras e é reconhecido por suas pinturas Old Master, arte americana e latina moderna e contemporânea, além de uma coleção enciclopédica de fotos e desenhos. Na vizinhança, o Bob Bullock Texas State History Museum traz à vida a história do Texas por meio de exposições interativas, permanentes e temporárias. O museu conta a história do Texas em três andares de exposições interativas e de um show de efeitos especiais (“The Star of Destiny”) no Texas Spirit Theater e no IMAX Theatre de Austin. O Oeste americano também vive no Kerrville Museum of Western Art, que exibe arte e artistas da região, do passado e do presente. O National Museum of the Pacific War em Fredericksburg é dedicado a preservar a historia da guerra, além de honrar e relembrar aqueles que perderam sua vida nela.

TRILHAS DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO TEXAS

A Comissão Histórica do Texas oferece recursos valiosos para guiar os viajantes pelas rotas de patrimônio histórico do Texas, que compreendem 10 regiões: Mountain Trail, Pecos Trail, Plains Trail, Forts Trail, Hill Country Trail, Tropical Trail, Lakes Trail, Brazos Trail, Independence Trail e Forest Trail. O Texas também conta com duas Rotas Históricas Nacionais dentro de suas fronteiras: El Camino Real de los Tejas é uma combinação de rotas históricas que totaliza mais de 4 mil km desde Rio Grande, perto de Laredo, até a fronteira com a Louisiana; e El Camino Real de Tierra Adentro, rota de 2,5 mil km entre a Cidade do México City, no México, e Santa Fé, no Novo México, entre 1598 e 1882. Para visualizar o mapa e fazer o download das rotas, visite texastimetravel.com.

Sim, tudo é maior no Texas – incluindo sua história e as interpretações artísticas da diversidade cultural. Descubra mais sobre essa parte da vida no Texas em TravelTex.com e navegue pelos magníficos museus que têm o Texas como casa.

A experiência western no Texas

Os visitantes do Texas são frequentemente convidados a experimentar o estilo de vida dos cowboys, tão intrínseco no coração da cultura texana. Desde o final do século 19, o cowboy norte-americano tem sido uma figura de importância especial, e cowgirls vêm ganhando respeito semelhante. Especificamente no caso do Texas, a cultura do vaqueiro pós-Guerra Civil foi integrada com as tradições do gado de pastoreio, resultando nesse caráter cultural e no seu modo de vida. Graças a uma variedade de fazendas, distritos históricos, locais de entretenimento, rodeios e excursões, os visitantes podem facilmente “vestir as botas” para se sentir com uma destas figuras heróicas.

Para experimentar o estilo de vida autêntico do cowboy, os visitantes só precisam trocar seus ternos e gravatas por jeans e botas, e visitar um dos mais de 100 ranchos de gado mais frequentados do Texas. Cowboys experientes lideram grupos em passeios durante a noite e em aventuras a cavalo; já as famílias podem passar dias na sela do cavalo e, à noite, todos apreciam o tradicional cozido dos cowboys ao ar livre, com um céu repleto de estrelas – sem a interferência das luzes das grandes cidades. Para os mais aventureiros, pilotos experientes podem participar dos autênticos rebanhos de gado em áreas vastas e abertas. É uma ótima maneira de conhecer as origens, a história e a importância do pastoreio. No oeste do Texas, o rebanho é semestral e ocorre a cada Primavera e Outono no Big Ranch State Park. Durante três dias, os hóspedes podem trabalhar e montar nos longhorn (bois cujo chifre é comprido). É certo que os visitantes vão sair com respeito pelo estilo de vida do cowboy e, mais importante, sentindo-se como nos filmes de Hollywood que abordavam o tema, como o “The Duke”.

Esses ranchos de hóspedes também oferecem muitas atrações para os cowboys e cowgirls em treinamento. Piscinas, toboáguas, canoagem e lições de cavalgadas são oferecidas, na maior parte do Estado, tanto para adultos como para crianças. Além disso, vale observar pássaros e animais selvagens, atrações populares que certamente não vão decepcionar! Pegue um par de botas e desbrave as trilhas para observar as muitas espécies nativas do Texas.

Situadas no coração de algumas das áreas mais belas do Texas, muitas das fazendas são facilmente acessíveis a partir de centros urbanos. A sudoeste de Houston, George Ranch é uma fazenda com casas históricas, apresentadores fantasiados e atividades práticas. E em Kingsville, localizado ao longo da costa entre Brownsville e Corpus Christi, King Ranch é uma das maiores fazendas do mundo com visitas guiadas para ilustrar os trabalhos, a história e os dias de modernidade da fazenda. Noventa quilômetros a noroeste de Fort Worth, Graham é a casa do rancho Wildcatter, que ocupa 1.500 hectares e oferece o escape perfeito para aventuras voltadas às famílias. Mais uma localizada no centro de Texas Hill Country, a pequena cidade de Bandera é conhecida como “A Capital Mundial do Cowboy”. Nos dias atuais, os visitantes podem experimentar a forte tradição do rodeio desta cidade e ficar em um dos ranchos de gado de Bandera, onde excursões a cavalo e refeições feitas no chuckwagon (armazém de comidas sobre rodas) ainda são a norma. Para uma noite na cidade, relaxe à maneira do Velho Oeste e aprecie a música ao vivo em locais agitados.

No Dallas/Fort Worth Metroplex, o visitante-cowboy encontra o Wild West com uma série de atrações e atividades. Em Dallas, a Pioneer Plaza abriga o maior monumento de bronze do mundo, exibindo 40 bois texanos (longhorn), sendo conduzido por três vaqueiros a cavalo, uma celebração das trilhas que levavam o gado para os mercados. Perto dali, o histórico West End District Entertainment oferece lojas especializadas, as churrascarias mais famosas da área e salões, incluindo o Dallas Gilley, que apresenta o touro mecânico do lendário filme de Hollywood “Urban Cowboy”.

Do ponto de vista cultural, a cidade de Fort Worth – conhecida por seus cowboys e pela cultura – apresenta alguns dos melhores museus do Oeste do país, como o Sid Richardson Museum, Amon Carter Museum e The National Cowgirl Museum and Hall of Fame. Em conjunto com este último, a Cowgirl University (www.cowgirlu.net) oferece uma série de workshops práticos, aulas, retiros e demonstrações dedicados a compartilhar o estilo de vida western com um público amplo. Sundance Square oferece museus adicionais, galerias de arte, boutiques e restaurantes. O Velho Oeste vem à vida no Stockyards National Historic District, com o único rebanho de gado feito duas vezes ao dia no mundo, conhecido como o rebanho de Fort Worth, e nos fins de semana, o Campeonato de Rodeio de Currais.

Nos meses de Primavera e Verão, a temporada de rodeio está em pleno andamento em todo o Estado da Estrela Solitária. Os visitantes vêm de todo o país para desfrutar desta tradição, cheia de imagens, sons, cheiros, sabores e experiências. Com os profissionais do laço e da montaria, concertos, festas, churrascos, leilões ao vivo, passeios de trilha e muito mais, os rodeios sempre oferecem algo para todos. Eventos anuais incluem o Fort Worth Show & Rodeo, San Antonio Show & Rodeo, Houston Livestock Show & Rodeo, Austin’s Star of Texas Rodeo, as séries do Cowboys Professional Rodeo Association (CPRA) e eventos em Corsicana, Huntsville, Katy, Madisonville e George West, o West of the Pecos Rodeo, o Tri-State Fair and Rodeo em Amarillo e o Southwestern International PRCA Rodeo em El Paso.

Nas proximidades do Metroplex, mais de 100 ranchos recebem os convidados para experimentar o estilo de vida da Estrela Solitária. Os hóspedes podem explorar a paisagem através de passeios a cavalo, canoagem, mountain biking, observação de estrelas, pesca, passeios em caminhões de feno, churrascos, trilhas durante a noite, aulas de laço, danças coreografadas típicas da região, cafés da manhã ao estilo cowboy, escavação de fósseis, tubos de rio e até mesmo lâminas d’água. Para uma noite na cidade, descontraia-se e aprecie a música ao vivo em um dos locais honky-tonks, onde os habitantes locais garantirão que os visitantes sejam parte do entretenimento.

No oeste do Texas, o Longhorn Cattle Drive (tpwd.state.tx.us/bigbendranch) ocorre a cada Primavera e Outono no Big Ranch State Park. Durante três dias, os hóspedes podem experimentar a vida em uma fazenda, guiando os longhorns.

Tire a poiera das botas, pegue um chapéu de cowboy, e siga pelas trilhas para uma experiência inigualável, onde o Velho Oeste encontra o cowboy que há em você de uma forma inesquecível. Saiba mais sobre hospedagem e ranchos a serem visitados em traveltex.com, e prepare-se para vivenciar dias como um legítimo herói clássico norte-americano.

Uma experiência de compras sem igual

Fazer compras no Texas é tão excitante quanto suas vistas panorâmicas e sua rica história cultural. Independentemente da experiência que os viajantes estejam procurando, eles com certeza a encontrarão nos shoppings do Estado de Estrela Solitária, em suas pequenas cidades históricas ou nos shoppings em seus distritos urbanos. De alta costura a outlets e antiguidades, o Texas tem tudo.

Dallas, conhecida por seus shoppings gigantes e por ter a maior concentração de shoppings por pessoa que qualquer outra cidade no país, tem como destaque o Neiman Marcus e dois shoppings de nível A – North Park Center e Dallas Gallery. Para os aventureiros das compras que buscam uma atividade fora de um centro de compras fechado, o destino deve ser Uptown, onde compradores podem fazer um passeio de carrinho pela McKinney Avenue, local em que lojas de móveis estão localizadas. A distância até o subúrbio é curta e vale a pena para comprar em abundância em lugares como o Pianoe Frisco, em que lojas de varejo oferecem grandes oportunidades de seleção de compras e negociação de preços. Localizados entre as duas cidades estão os Allen Premium Outlets, oferecendo grandes descontos e uma ótima coleção de mais de 100 lojas dos designers e marcas mais famosos.
Nas proximidades, Fort Worth incorpora a herança dos caubóis com os shoppings do The Fort Worth Stockyards National History District, em que a roupa do Velho Oeste é especialmente criada. Visitantes podem encontrar um par de botas autênticas de M.L. Leddy’s, uma das mais antigas lojas de roupas do Velho Oeste. Para completar o visual, adquira um tradicional chapéu personalizado em uma das muitas lojas desse distrito histórico, que inclui Finchers White Front.

Em qualquer parte de Houston em que viajantes fiquem, eles estarão ao alcance de muitos centros de compras. A cidade conta com a Houston Gallery, que se estabeleceu como a opção número 1 para compras e como destino de turistas, com mais de 24 milhões de visitantes por ano em suas 375 lojas de refinados designers, alta costura e de varejo. O mais novo shopping da cidade, Houston Premium Outlets, oferece uma ampla variedade em 145 lojas do complexo. Não se esqueça dos centros de compras de bairro pela cidade; um dos mais populares pontos para visitar é o The Village, 16 blocos com uma mistura de pequenas lojas, boutiques e lojas consagradas. Convenientemente localizado próximo à Rise University, The Village é cheio de estudantes, visitantes e residentes em qualquer dia. Aos interessados em itens ecléticos, a dica são os bairros de Monrose e The Heights. Em ambos, o turista encontrará inúmeras lojas de antiguidades além de lojas de roupas tradicionais e vintage. A oeste de Houston encontra-se o Katy Mills Mall, um outlet que conta com uma variedade de mais de 200 lojas especializadas em mais de 1,3 mil metros quadrados. Viaje 30 minutos a norte de Houston para visitar The Woodlands Town Center, que inclui The Woodlands Mall, The Woodland Waterway e o Market Street. Todos os três shoppings estão localizados em uma área de 1 mil alqueires e dão espaço a marcas renomadas, boutiques locais e de luxo. A alguns minutos do The Woodlands estão os outlets em Conroe, um shopping a céu aberto que oferece qualidade excepcional e descontos extraordinários.

Austin é conhecida por seus bairros únicos, cada um oferecendo um diferente tipo de experiência de compras que deixará lembranças maravilhosas. A região da South Congress Avenue e South Lamar oferece boutiques de roupas de pequenos artistas, arte folk, conteúdo vintage, roupas de Velho Oeste e antiguidades. Enquanto aproveitam o centro de Austin, turistas podem explorar o Second Street District, onde descobrem boutiques, salões e um restaurante de cada estilo. O comprador assíduo tem muitas opções que o deixarão feliz, incluindo Barton Creek Mall, The Arboretum e o mais recente lançamento, The Domain, localizado na parte noroeste da cidade. A apenas 20 minutos ao norte de Austin, o Round Rock Premium Outlets é composto por 125 lojas e marcas de alto nível. Se a busca é por descontos ainda mais incríveis, dirija-se ao sul para San Marcos, um outlet do paraíso. O Premium Outlets e o Tanger Outlet Center, um ao lado do outro, trazem milhões de visitantes todos os anos para circular por todas as 240 lojas.

San Antonio apresenta outras ótimas oportunidades para compradores mais assíduos. Em nenhum outro lugar do Estado o turista encontrará o centro da cidade com um rio passando por ele. Localizado nas encostas do Riverwalk, Rivercenter Mall é conhecido por seu estilo único juntamente com o espírito inegável do Riverwalk. Acessível como o shopping é para o centro, há tambem os outros vendedores ao longo do Alamo Plaza. De lembranças do Texas a joias finas, os viajantes serão capazes de encontrar o presente perfeito para si mesmo ou para outra pessoa. Dois outros shoppings certamente não decepcionarão – Northstar Mall e The Shops at La Cantera. O Shopping Northstar não só está convenientemente localizado próximo ao aeroporto como é reconhecido internacionalmente pelo seu estilo único e suas lojas de marca. Os visitantes poderão observar as botas do caubói mais alto do mundo, a 40 metros de altura e 20 metros de comprimento fora da Saks Fifth Avenue! The Shops at La Cantera é um shopping de luxo em um ambiente único ao ar livre. Para se ter uma experiência autêntica e cultural, é preciso vagar pela Praça de San Antonio e seu mercado único, conhecido como El Mercado, o maior mercado mexicano fora do México, e descobrir o brilhantismo, a coragem e a beleza da cultura mexicana.

Mais experiências de compras aguardam os visitantes no sul e no oeste do Texas ao longo da fronteira do México. O La Plaza Mall em McAllen serve toda a cidade, além da fronteira e muitas cidades do interior do México, e é conhecido como o destino de compras, restaurantes e entretenimento do Rio Grande Valley. Localizado nas proximidades do Rio Grande Valley, o Premium Outlets apresenta 140 lojas com descontos impressionantes. Para ainda mais varejo, visite Mall del Norte em Laredo, um dos maiores shoppings do Texas com mais de 160 lojas e restaurantes. Em Laredo, os compradores não podem deixar de passear ao longo da histórica San Bernardo Avenue, que conta com 40 blocos de diferentes lojas e boutiques. Procurando o par perfeito de botas de cowboy? No oeste do Texas, El Paso é conhecida como a “Capital Mundial da Bota” e é o lar de alguns dos fabricantes mais famosos, incluindo Tony Lama, Justin, Lucchese, Cowtown, TO Stanley, Black Jack, JB Hill, Stallion, Champion e Rocketbuster. Os clientes podem encontrar infinitas opções adequando cada gosto e orçamento, além de botas personalizadas que estão sempre ao alcance. Aos que gostam de um desconto, há sempre ofertas excepcionais no The Shoppes, na saída de El Paso, onde ofertas ocorrem todo o ano em algumas das lojas mais conhecidas do país.

Viaje por algumas das preciosidades escondidas do Estado para encontrar os melhores itens. Algumas das lojas mais únicas no Estado da Estrela Solitária podem ser encontradas em praças pitorescas e nas ruas principais das cidades pequenas. A sudoeste de Fort Worth, Granbury tem a Americana, com lojas em abundância na praça em torno do tribunal do pitoresco Condado Hood. Escondida entre Dallas e Fort Worth, Grapevine reserva um centro histórico que oferece encanto sofisticado e lojas de antiguidades, enquanto que o Grapevine Mills Mall é um deleite para compras, com mais de 1,6 milhão de metros quadrados e cerca de 200 lojas de varejo para fazer compras.

Canton, a sudeste de Dallas, hospeda o evento “Trade Days” na primeira semana de cada mês, trazendo milhares de vendedores de todo o país para transformar esta comunidade amigável em um paraíso de compras. Os visitantes podem passear pelos corredores dos pavilhões, onde antiguidades raras e colecionáveis, móveis, decoração de casa, artes e artesanato, roupas, joias, ferramentas e muito mais estão à venda. O comprador mais fervoroso levará mais de um dia para percorrer todas as possibilidades. Salado, cidade ao sul de Waco, apresenta uma variedade fascinante de lojas – galerias de arte, antiguidades, artesanato e moda feminina. Vários artesãos e artistas notáveis também residem em Salado.
Para os apaixonados por antiguidade, é interessante viajar para as cidades pequenas de Carmine, Round Top e Warrenton, todas localizadas a meio caminho entre Houston e Austin. Duas vezes por ano, os comerciantes da área e de cada região em todo o país reúnem-se para a Semana Anual de Antiguidades – um evento considerado um dos maiores do ramo no mundo. Sapatos confortáveis são uma exigência para os visitantes que desejem cobrir cada centímetro quadrado das terras de surpreendentes descobertas.

Fredericksburg, há muito tempo, tem sido o ponto para comprar com calma ao longo da rua principal da cidade. Com personalidade própria, é o lar de uma eclética coleção de mais de 150 lojas especializadas e boutiques. A combinação de influências culturais alemãs e um belo cenário de colinas fazem com que Fredricksburg seja imbatível. A parada é obrigatória para os visitantes que querem adicionar um pouco de história às suas compras.
Com mais de 850 quilômetros de estrada para cobrir, o cliente encontrará exatamente o que está procurando no Texas, das roupas tradicionais western a alta costura nos shoppings centers. Quem já visitou o Estado sugere que novos visitantes tragam uma mala extra… Ou que apenas adquiram uma nova em um dos diversos estabelecimentos comerciais do Texas.

Para saber mais, visite traveltex.com.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*