Chef Morena Leite assina menu do Grand Mercure, no Rio

SheilaLeite Chef do Grupo Capim Santo leva o melhor da culinária tropical brasileira para o Í Bistrô, localizado no terraço do hotel cinco estrelas, na Barra da Tijuca

Mar, montanha, floresta, sertão e Cerrado. Estes são os cinco biomas brasileiros que inspiram o cardápio assinado pela chef Morena Leite, do Grupo Capim Santo, para o Í Bistrô, restaurante que será inaugurado, com evento para convidados, em 28/01/16, no terraço do Hotel Grand Mercure Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. O espaço tem vista exclusiva para a Lagoa de Marapendi e o Maciço da Pedra Branca.

Criada em Trancoso (BA) e formada em Gastronomia pela Le Cordon Bleu, em Paris, Morena Leite utiliza técnicas da culinária francesa para criar receitas que combinem de forma inusitada ingredientes e temperos tipicamente brasileiros. Com cinco livros publicados sobre os sabores do Brasil, ganhou o prêmio de melhor livro de culinária do mundo no quesito inovação, na Suécia, com o primeiro volume de “Brasil – Ritmos e Receitas”. Este é o primeiro cardápio assinado pela chef em um restaurante no Rio de Janeiro. “Fiquei muito feliz com este convite. O Í Bistrô, no Grand Mercure, é superaconchegante, tem um visual incrível e o fato de ter apenas 30 lugares possibilita um desenho autoral em cada prato”, conta Morena.

O menu do “Í” foi inspirado no segundo volume do livro “Brasil – Ritmos e Receitas”, projeto que também será lançado em 2016 e que une gastronomia e música. Entre as criações, haverá opções de pratos como o Mignon de Leitoa, com canjiquinha de milho e que acompanha farofinha de amendoim com milho e açúcar mascavo, remetendo ao Cerrado e a Moqueca de Pirarucu com palmito pupunha e banana da terra servida com farofa de beiju, sabores que representam as florestas brasileiras. Já o mar poderá ser “saboreado” através da Grelha de Frutos do Mar, servida com nhoque de batata-doce roxa e acompanhado por uma farofa de aviú com camarão seco.

A cozinha do Í Bistrô também vai preparar os mais variados petiscos. Uma das opções são os churros de tapioca com vatapá de frutos do mar. Outra pedida é o canudinho de pato com molho de pitanga. Já nas sobremesas, haverá opções como bala de coco com baba de moça e um crème brûlée de jaca com sorbet de jenipapo.

O restaurante irá representar a cultura brasileira através dos mais diversos sabores do país, com um toque da criatividade tipicamente carioca. Exaltar as belezas e tesouros brasileiros, aliás, é a marca do Grand Mercure Rio de Janeiro, hotel cinco estrelas que oferece aos seus hóspedes o melhor das artes, design, cultura e culinária brasileira. O convite feito à chef Morena Leite, que ficará na supervisão do restaurante, se deve ao prestigiado trabalho da cozinheira, que há mais de 15 anos promove uma culinária saudável, genuinamente brasileira.

Responsável pelo Grupo Capim Santo, com um restaurante em Trancoso (que completou 30 anos em 2015) e outros quatro em São Paulo, Morena Leite foi apontada em 2001 como a grande chef da sua geração pela Veja São Paulo. Em 2011, o Capim Santo ganhou o prêmio de Melhor Cozinha Brasileira pela revista Go Where Gastronomia e, em 2014, a rede Santinho ganhou o prêmio de Melhor Refeição em Buffet, segundo o júri do especial Comer e Beber 2014-2015, da Veja SP.

Sobre o Grupo Capim Santo:

Criado em 1985, o restaurante Capim Santo se transformou num grupo que se tornou referência em gastronomia no Brasil e comemora, em 2015, 30 anos. Tudo começou quando Sandra Marques e Fernando Leite criaram o restaurante Capim Santo, no Quadrado, região histórica de Trancoso, no sul da Bahia. A família conquistou rapidamente os frequentadores do local e, em 1987, decidiu abrir a Pousada Capim Santo, em estilo rústico-chique e ambiente familiar. Unindo brasilidade com uma cozinha afetiva e intuitiva, o sucesso foi imediato e a marca se expandiu para São Paulo. Hoje, o grupo é composto por uma pousada; cinco restaurantes (Capim Santo, em Trancoso e em São Paulo, e o Santinho, com unidades no Instituto Tomie Ohtake, no Museu da Casa Brasileira e no Theatro Municipal de São Paulo); um buffet; uma escola de gastronomia, a Sabores e Saberes; e o Instituto Capim Santo, que fomenta projetos de inclusão social por meio da gastronomia e tem sedes em Trancoso e em São Paulo. O grupo emprega 250 funcionários e tornou-se referência em gastronomia ao aliar ingredientes e temperos brasileiros e técnicas internacionais. Em Trancoso, a marca é administrada por seus fundadores, com uma cozinha caseira, de inspiração caiçara. Em São Paulo, com uma culinária brasileira contemporânea, é a filha, a chef Morena Leite, quem administra os negócios, junto com suas sócias. Na área de eventos do grupo, merecem destaque o coquetel comemorativo do Ano do Brasil na França, em 2005, quando a chef Morena Leite preparou o menu servido para 500 convidados na Praça da Bastilha; o evento da APEX, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), em 2009, além de vários eventos corporativos para o grupo Doria. Em 2011, o restaurante Capim Santo ganhou o prêmio de Melhor Cozinha Brasileira pela revista Go Where Gastronomia. Em 2014, a rede Santinho ganhou o prêmio Melhor Refeição em Bufê, segundo o júri do especial Comer & Beber 2014-2015, da Veja São Paulo.

www.capimsanto.com.br

Facebook: Grupo Capim Santo

Instagram: @restaurantecapimsanto

Twitter: @CapimSantoBR

sheila2601Sobre o Grand Mercure Rio de Janeiro:

Inaugurado em junho de 2015, o Hotel Grand Mercure Rio de Janeiro, localizado no Riocentro, é um investimento da GL events Brasil, braço da multinacional francesa GL events, e surgiu para ser uma referência no mercado hoteleiro em hospitalidade e conforto, seguindo o padrão internacional da rede Accor. Com serviço cinco estrelas, o empreendimento foi construído no Riocentro, um dos maiores centros de convenções da América Latina, com o objetivo de torná-lo mais completo e receptivo para quem participa das feiras e eventos nos pavilhões, além de atender a uma demanda cada vez maior no turismo local, principalmente o de negócios. O projeto arquitetônico é assinado pelo francês Jean Michel Wilmotte, que tem em seu portfólio grandes obras como o Palais de la Mutualité, em Paris, Allianz Riviera, em Nice (França) e o Nuova Gestione Sportiva, o novo prédio da Ferrari, em Maranello-Fiorano (Itália). Um de seus diferenciais está na localização. O hotel fica próximo às melhores praias da região (Barra, Recreio, Grumari, Reserva etc.), ao bairro de Jacarepaguá, à Linha Amarela e ao futuro Parque Olímpico, sendo uma das melhores opções do setor hoteleiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.  

Serviço:

Í Bistrô – Grand Mercure Rio de Janeiro – Riocentro

Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Tel. 21 2153-1800

Número de lugares: 30

Dias de funcionamento: segunda-feira a sábado (segunda, terça e quarta somente para hóspedes)

Horário de funcionamento: 19h30 às 23h30

Cartões de crédito: American Express, Diners, Mastercard e Visa

Cartões de débito: Maestro, Redeshop e Visa Electron

Cartões de refeição: Alelo

Estacionamento gratuito: Sim

Manobrista: Sim

Couvert: Sim

Couvert artístico: Não

Vinho em taça: Sim

Rolha: Não

Acesso para deficientes físicos (importante ter rampa, banheiros com acessibilidade): Sim

Área para fumantes: Sim

Menu ou atividades para crianças: Não

Wi-Fi Grátis

Site: http://www.accorhotels.com/pt-br/hotel-9230-grand-mercure-rio-de-janeiro-riocentro/index.shtml

Inauguração em janeiro de 2016.

Não é permitida a entrada de clientes usando chinelos.

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 140 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*