Cia. dos Atores estreia Julius Caesar – Vidas Paralelas, no SESC Consolação

Com mais de 35 anos de trajetória, a Cia. dos Atores estreia Julius Caesar – Vidas Paralelas. Com dramaturgia e direção de Gustavo Gasparani, a montagem parte da tragédia Júlio César, de Shakespeare, para abordar as intrincadas relações de poder que perpassam a trama inseridas em um novo contexto: o original, mas aqui em ensaios de uma companhia teatral que prepara justamente uma montagem da peça sobre o famoso imperador romano.

Em Julius Caesar – Vidas Paralelas, a dramaturgia propõe uma reflexão sobre questões sociais e políticas, entrecruzando a trama de Shakespeare e as relações encontradas nos bastidores do processo criativo de uma companhia teatral fictícia com mais de três décadas de trajetória. O aposto Vidas Paralelas faz referência às analogias estabelecidas entre os personagens da obra de Shakespeare e os integrantes da companhia teatral da trama criada pelo dramaturgo e diretor Gustavo Gasparani. Além disso, Vidas Paralelas é o nome do livro do filósofo e historiador grego Plutarco no qual Shakespeare se inspirou para escrever Júlio César.

Em cena, uma companhia teatral está ensaiando a famosa peça sobre o imperador romano. Todas as questões de um grupo de teatro que convive há décadas, bem como assuntos mais amplos da classe artística, vão se revelando no decorrer da trama.

Cia dos Atores
Um dos grupos mais expressivos e longevos da cena teatral brasileira, em 2023, a Cia dos Atores completou 35 anos de atividade, sempre investigando a cena e influenciando gerações. Alcançou reconhecimento de público e crítica, recebendo os mais importantes prêmios de teatro do país: Shell, APCA, Molière,APTR, CESGRANRIO, MAMBEMBE, SHARP, além do prêmio da crítica francesa como melhor espetáculo estrangeiro, com Ensaio.HAMLET, em 2006.

A Cia dos Atores se apresentou por grande parte do país e representou o Brasil em festivais e turnês internacionais. Em sua trajetória, a Cia. dos Atores manteve a busca por uma linguagem arrojada e contemporânea, ávida por um discurso que espelhe a nossa sociedade. Em seu novo trabalho, mergulha, mais uma vez, no cenário shakespeariano. Se na primeira vez o grupo foi à Dinamarca, com Ensaio. HAMLET, para investigar a criação da cena e a performatividade, agora com Julius Caesar, discute conceitos do bardo e suas diversas formas de manifestação.

Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: Gustavo Gasparani
Tradução: 
José Francisco Botelho
Elenco: 
Cesar Augusto, Gabriel Manita, Gustavo Gasparani, Isio Ghelman, Suzana Nascimento e Tiago Herz.
Direção de produção: 
Claudia Marques – Fábrica de Eventos
Cenografia: 
Beli Araújo
Figurinos: 
Marcelo Olinto
Iluminação: 
Ana Luzia De Simoni
Projeções e Vídeos: 
Batman Zavareze
Direção musical e trilha sonora composta: 
Gabriel Manita
Assistente de direção: 
Menelick de Carvalho

About Dina Barile

Recebi o título de Doutora em Viajologia, depois de viajar por 153 países e pisar em todos os continentes. Recebi um troféu do Rank Brasil, pois sou a primeira e única mulher brasileira a ter estado na ESTRATOSFERA. Experimentei a Culinária de todos os países por onde passei. Expert nos temas Turismo, Gastronomia e Beleza, convido todos os leitores para um Passeio Turístico e Gastronômico por todos os Continentes.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*